Busca

Veja como foi o RD Summit 2023

14/11/2023

O RD Summit foi um sucesso de público para todo o cenário de negócios digitais no Brasil. Em sua primeira edição realizada em São Paulo, o evento da RD Station atraiu mais de 20 mil participantes, reunindo grandes marcas, influencers, gurus do marketing e diversas empresas interessadas em fechar parcerias. 

 

A edição que aconteceu no Expo Center Norte foi a primeira na capital paulista, após oito edições em Florianópolis e também em formato online, durante a pandemia. Como um evento digno do porte da maior cidade do país, o encontro atraiu milhares de pessoas, sendo a grande maioria de fora de SP, segundo o diretor da RD Station. 

 

E o sucesso vai se repetir no próximo ano: o RD Summit 2024 já está com data marcada: ele acontece no Expo Center Norte nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2024. 

 

Como parceira da RD Station, Shopify e TOTVS, a CRP Mango esteve presente com um estande no Shopify Village, participando de palestras por meio do nosso CEO Diego Puerta e também cobrindo o evento. Abaixo, contamos mais sobre os três dias do RD Summit 2023. 

 

CRP Mango no RD Summit 2023

Edouard Hieaux, Partner Manager Brasil da Shopify, também esteve presente em nosso estande no RD Summit.

 

Um encontro para falar sobre tecnologia e marketing, mas principalmente tendências 

Os três dias de evento atraíram a presença de palestrantes reconhecidos nacionalmente e também pessoas cuja influência vai muito além dos negócios digitais. Por exemplo, o cantor, rapper e empresário Emicida falou sobre foco, ambição e também sobre a necessidade de viver a vida de uma forma plena e completa. Mais do que isso, ele trouxe um alerta para todos os presentes: não viver para o trabalho é preciso. 

 

Além dele, personalidades como Camila Farani, Martha Gabriel, Monja Coen, Bruna Ortega, entre outras, estiveram trazendo conhecimentos proveitosos para os participantes. 

 

Mas é claro que o maior tema do ano não poderia faltar: 2023 é definitivamente o ano da Inteligência Artificial, pelo menos até o momento. Entre as diversas trilhas de conhecimento disponibilizadas, a IA transpassou todas e foi utilizada com exemplos, como ferramenta e como uma oportunidade – talvez até de otimizar o trabalho para se trabalhar menos, como o Emicida pediu em sua palestra. 

 

Neste sentido, o CEO da RD Station, Juliano Tubino, anunciou novidades para o futuro próximo na RD, como o RD Station Mentor IA, que deve tornar capaz a geração de conteúdos personalizados para uma marca, escolhendo-se o tom de voz e também buscando a melhora de conversão com a humanização dos chatbots. 

 

Segundo ele, esse avanço não vai parar por aí e devemos ver novas ferramentas de IA aparecendo na plataforma ao longo do tempo, todas voltadas para tornar o trabalho mais otimizado e com mais resultados. 

 

Diretor-sênior do Linkedin fala sobre potencializar negócios com a IA 

Randy Petway, diretor sênior do Linkedin, apresentou no painel “O futuro das vendas: IA e a promessa das vendas centradas em pessoas” um cenário sobre negócios e inteligência artificial, não apenas a inteligência artificial generativa, tão popular atualmente. 

 

Segundo ele, a produtividade é um fator fundamental no trabalho atual, e todo empreendedor deve buscar aumentá-la para ganhar tempo para outras tarefas, como criar relacionamentos dentro da sua área de trabalho. Ele afirma que isso é particularmente desejável para empresas pequenas e iniciantes. 

 

Durante o RD Summit, nós da CRP Mango também estivemos presentes em palestras. No segundo dia do evento, nosso CEO Diego Puerta subiu ao palco do Shopify Village com Pedro Trevisan, fundador da GlobalD, para apresentar os passos para ter um e-commerce nos EUA e aproveitar o mercado que crescerá 900%. 

 

CRP Mango no RD Summit

A equipe CRP Mango com Vinicius Ferreira, Gerente de Ofertas Business Performance da TOTVS.

 

Último dia traz tendências e novos conceitos sobre IA 

No terceiro dia de RD Summit, a tecnologia foi um dos grandes temas. Palestrantes como Dado Schneider, pesquisador e professor com atuação em agência do porte da Ogilvy, abordou a questão das pessoas que estão nascendo e crescendo em um mundo aonde a IA já é um fato dado. Assim como no passado existiram pessoas que cresceram sem computadores e depois com eles, isso vai acontecer com o paradigma da IA. 

 

Segundo Dado, isso pode afetar a sua criatividade, mas, principalmente, pode limitar o seu convívio humano nos próximos anos. É preciso ficar atento, afinal, o ser humano vive em sociedade e nasceu para ser criativo. 

 

Por outro lado, Pedro Alvim, gerente de redes sociais e marketing da Magalu, abordou a questão dos avatares como personalidades de uma marca. Isso porque a Lu, influenciadora virtual da marca, se tornou a mais seguida do mundo todo. 

 

E é claro que a inteligência artificial faz parte disso: segundo Pedro, ela está facilitando a criação de conteúdo, tanto para a Magalu, quanto pode ser usada para novos criadores. Porém, ele trouxe um alerta: existirá ainda mais padronização com o uso de IA para a produção de conteúdo? 

 

Palestra CRP Mango e Caderno Inteligente 

No terceiro dia, trouxemos um case com um dos nossos clientes, o Caderno Inteligente. O nosso Head de E-Commerce, Ricardo Carneiro, e a CMO do CI, Cristiane Ribeiro, falaram sobre o sucesso do produto que revolucionou a história da papelaria no mercado brasileiro. 

 

Criado em 2014 e considerado um sucesso de vendas por conta do produto inovador – o caderno de discos personalizável com refis removíveis -, o CI já chegou a 11 países no mundo todo. 

 

Durante a apresentação no palco Shopify Village, Ricardo e Cristiane trouxeram pontos sobre as estratégias de marketing digital da marca, como atingir empresas e pessoas físicas, além de saber utilizar o melhor tom de voz para realizar suas comunicações. Também foi falado sobre como potencializar um e-commerce já forte com mudanças nas plataformas digitais. 

 

Saiba mais sobre nossa presença em eventos 

Recentemente, a CRP Mango participou de diversos eventos sobre tecnologia, e-commerce, negócios digitais e marketing. Veja mais sobre eles acessando o nosso blog aqui! 

Veja também