17/06/2024
A edição de 2024 da conferência Rio2C foi um sucesso, mais uma vez. Com uma expectativa de público de mais de 45 mil pessoas, o evento recebeu participantes, palestrantes, celebridades, artistas e fenômenos nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Pelo palco principal e pelos palcos adicionais, passaram personalidades como Casimiro (Cazé TV), Diogo Defante, Valen Bandeira, Preto Zezé, Regina Casé, Luciano Huck, Blogueirinha, Jojo Toddynho, Armando Bó, Bruno Sartori e muitos outros.
Além disso, houve um ambiente para a geração de negócios e para firmar parcerias em negócios digitais, com rodadas de negociação em vários setores, como a tecnologia, música, artes, filmes e muito mais. A conferência ainda teve um segmento totalmente dedicado à música no FestVália, que ocorreu durante o sábado e domingo atraindo diversos artistas e tendo apresentações de bastante sucesso.
A Rio2C volta no próximo ano e já possui ingressos à venda. Ela acontecerá de 27 de maio a 1 junho de 2025 no mesmo lugar, o espaço Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Veja mais como foi a Rio2C abaixo.
Já no primeiro dia de conferência, a Rio2C contou com um painel com o ex-nadador Fernando “Xuxa” Scherer, medalhista olímpico pelo Brasil, falando sobre a importância da tecnologia para a performance, mas o esporte também foi foco de outras formas. Em outro painel, com executivos da Globoplay e do Tiktok, houve uma conversa sobre a mudança de padrões de consumo de entretenimento esportivo com a maior adoção de canais digitais e também do Youtube.
Também aconteceu a palestra “Como Marcas Centenárias Mantêm Relevância” com Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco. Nela, Eduardo falou sobre o recente rebranding da marca, a conexão entre marketing e tecnologia e os desafios para os próximos 100 anos do branding do banco. Tracanella também destacou como a inovação e a adaptação às novas tecnologias são cruciais para manter a relevância de marcas centenárias.
O segundo dia da conferência foi um pouco mais diverso e trouxe diversos pontos interessantes para quem se interessa por cultura e por tecnologia. Por um lado, acontecerão alguns painéis falando sobre o cenário das IAs e sobre a proteção intelectual; por outro, com algum destaque, a regulação de Vídeo sob demanda no Brasil foi analisada em um painel que falou sobre as lacunas regulatórias e de infraestrutura no Brasil.
Também neste segundo dia, nossos parceiros da L’Oréal tiveram um espaço na palestra “Dados e Marketing, Uma Combinação Antiga, mas Mal Resolvida” com Alan Spector, novo Chief Digital & Marketing Officer (CDMO) do Grupo L’Oréal no Brasil. Alan abordou a importância de integrar dados de forma eficaz nas estratégias de marketing. Ele destacou como a utilização inteligente de dados pode transformar campanhas de marketing, proporcionando insights valiosos e uma conexão mais profunda com os consumidores.
Um dos pontos altos do dia foi o painel com Ney Matogrosso: “Ney Matogrosso, Homem com H: Uma Jornada pelo Legado Musical”. Nele, a carreira de um dos maiores ícones da música brasileira, explorando sua influência e legado musical. A palestra foi uma celebração da trajetória de Ney Matogrosso, com reflexões sobre sua contribuição para a cultura musical brasileira.
Outro ponto alto do dia foi a palestra com Ron Leshem, criador da série original Euphoria.
O terceiro dia da conferência se iniciou com a palestra com Armando Bó, roteirista ganhador do Oscar pelo filme Birdman. O painel “Como as Narrativas podem se Conectar ao Futuro? Uma Conversa com o Vencedor do Oscar, Armando Bo” contou com a autora, diretora e produtora Carolina Kotscho, e o produtor Rodrigo Teixeira, junto ao ganhador do Oscar, falando sobre o processo criativo e a jornada de sua carreira.
Armando falou muito sobre o impacto de vencer o Oscar e de como é preciso buscar novas narrativas, novos conceitos e encontrar a liberdade para criar melhor, sem ter amarras. Além disso, ele mencionou a publicidade como um fato diretor na sua carreira também e como se dá a relação com sua família.
Em sequência, também no Palco Global Stage, Casimiro Miguel, da Cazé TV, e Fernanda Gentil, ex-Globo e, atualmente, também na Cazé TV, falaram sobre o desenvolvimento do novo canal digital de esportes. Segundo Cazé, a Cazé TV surgiu naturalmente com os direitos sendo adquiridos, em um processo que foi se tornando continuamente maior a cada passo. Sem deixar de mencionar, a Live Mode que é a sua parceira principal neste projeto.
Eles também abordaram a sua nova central de transmissões que está sendo reformada para ser utilizada nas Olimpíadas de 2024, em Paris, na França. Na conversa, ficou clara a percepção do rosto da Cazé TV sobre o seu papel para difundir e expandir o esporte, assim como também ficou óbvia a sua predileção para o humor com suas tiradas e sacadas.
Além destes dois painéis, a quinta-feira também contou com a presença de Regina Casé, Dudu Bertholini e do especialista em inovação do Sebrae Ênio Pinto, para um papo sobre a autenticidade cultural do Brasil como um fator de impulsionamento para o empreendedorismo e a sustentabilidade. Ainda dentro da cultura, o cantor Jão falou sobre a sua produção e sobre a sua turnê em estádios, que vem lotando a cada data.
Pelo lado da tecnologia, uma palestra bastante importante com Antônia Souza, da Lumx, Lucas Schoch, da Bitfy, e Carolina Vianna, da BB Seguros, falou sobre as possibilidades do uso de Tokens e Blockchain além dos mal sucedidos NFTs. Trazendo possibilidades para a segurança, transferência entre contas e outras funcionalidades, a palestra traz um cenário melhor do que o que foi visto recentemente na área.
No primeiro grande painel do dia no palco Global Stage, Luciano Huck, Preto Zezé e Flávia Oliveira, d’O Globo, comentaram sobre o papel social da comunicação e das responsabilidades dos comunicadores em tornar a sociedade mais evoluída em vários aspectos. A palestra “Comunicação e Impacto Social no Século XXI” começou com um papo entre Luciano e Flávia, no qual Huck mencionou sobre a mudança do paradigma de sua aparição na TV, entre sábado e domingo.
Por outro lado, com a chegada de Preto Zezé, a palestra abordou diversos aspectos sobre a importância da comunicação para instruir e melhorar a sociedade.
Outra palestra bastante procurada no dia aconteceu na House of Brands. Um painel sobre a criação de projetos eficientes, com Claudia Penteado, Cristina Naumovs e Marcio Leibovitch, abordou as necessidades para a criação de um projeto, assim como deram dicas sobre como lidar com um projeto sem esbarrar em pormenores e divergências pessoais.
Pela tarde, duas palestras foram bastante atrativas para quem buscava saber sobre cultura e tecnologia. A primeira com Valen Bandeira e Lucas Rangel atraiu muitos participantes para entender melhor o que seria a linguagem Creator e como o marketing de influência atua.
A segunda, que ocorreu no palco New Frontier, abordou quais seriam os possíveis aspectos positivos do deep fake, contando com Bruno Sartori, Luiz Telles e João Alqueres. A palestra trouxe exemplos do deep fake para a comédia, mas também mostrou a sua evolução ao longo dos anos.
Todos os anos, a CRP Mango está presente em diversos eventos pelo país, com o objetivo de reunir mais informações, fechar negócios e estar a par das tendências globais. No caso da Rio2C, como um importante parceiro nosso, é fundamental acompanhar para saber como o mercado da inovação está operando a cada dia e conhecer mais cases que possam ser aplicados para os nossos clientes.
Para nós, é crucial apoiar e promover eventos como o Rio2C, que impulsionam a criatividade e a inovação, criando um espaço para a troca de ideias e o desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de marketing.
Saiba mais sobre os eventos que participamos aqui.