Busca

A tecnologia do futuro será invisível

22/02/2023

Confira as principais tendências do setor de tecnologia para 2023. 

 

Um dos fenômenos que marcaram os últimos anos foi a democratização da tecnologia. Mas você já se perguntou quais serão as possibilidades quando o digital ficar em segundo plano? 

 

Estaremos mais presentes com as pessoas que são importantes para nós, e, nesse cenário, a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) acenam com um mundo de possibilidades para o futuro. As duas tecnologias pretendem levar a conexão ainda mais longe. 

 

Neste ano, o setor tecnológico deve consolidar algumas tecnologias que foram apresentadas e desenvolvidas ao longo da última década, como a energia solar e a realidade aumentada. 

 

Segundo um levantamento recente da empresa americana de previsão de tendências WGN, 2023 deve trazer renovações nos dispositivos domésticos, nos jogos eletrônicos, redes sociais e ferramentas de trabalho. 

 

Neste conteúdo você irá conferir os principais tópicos destacados pelo relatório da WGSN. Continue lendo e saiba mais. 

 

Tecnologia

Veja as principais tecnologias de 2023

 

As principais tendências tecnológicas de 2023 

  • Energia solar: aos poucos, a energia solar está se tornando uma fonte de eletricidade mais barata e, assim, está começando a penetrar no mercado de massa. 

Hoje em dia, os consumidores ainda enfrentam dificuldades para pagar a conta de energia – muitos deles forçados a escolher entre comer ou se aquecer. Por isso, há uma oportunidade maior para as empresas ajudarem as pessoas a implementarem a energia solar em suas casas da maneira mais fácil possível. E não estamos falando apenas de painéis solares no telhado, mas também com acessórios cotidianos como luminárias, chaleiras, cobertores térmicos, entre outros. 

 

  • Games e mindfulness: em meio a uma cultura impactada por questões de saúde mental, os games devem se tornar mais terapêuticos em 2023. Ou seja, saem os jogos voltados a competição e entram aqueles que buscam descansar a mente. 

Aliás, esse comportamento já foi observado durante a pandemia: de acordo com a pesquisa da AdColony em conjunto com a Global Web Index, dos aplicativos utilizados no primeiro trimestre de 2021, 45% representam a categoria de games. Além disso, 36% dos gamers (e aqui falamos de todo e qualquer usuário de jogos on-line) disseram jogar mais agora do que no período pré-pandemia. 

Um exemplo prático disso é o jogo Kinder World, da australiana Lumi, inspirado na criação de plantas, incentivando atividades de autocuidado em um ambiente lúdico. 

Outro exemplo vem de um teste que a OMS produziu. A organização se uniu aos criadores do jogo de simulação de fazenda Goodville para lançar um personagem no jogo baseado em IA, pensado para ajudar os gamers a melhorarem sua saúde mental e física. 

 

  • Gamificação fitness: os produtos de tecnologia fitness que gamificam o treino – ou seja, que transformam o entretenimento em treino – estão fazendo cada vez mais sucesso. O condicionamento físico é um dos principais objetivos da realidade virtual, levando à criação de metaversos fitness por meio de aplicativos como o Supernatural. 

Além disso, através do aparelho de treino doméstico em VR da startup alemã Icaros, os usuários podem voar e mergulhar em realidade virtual, fortalecendo o controle muscular. 

 

  • Realidade Aumentada (RA) no cotidiano: a previsão é que a realidade aumentada (RA) estará presente em todos os aspectos da vida. Segundo Tom Fiske, um autor best-seller que escreve sobre tecnologia imersiva: “A RA é forte candidata a porta de entrada para o metaverso, pois supera outras tecnologias em termos de engajamento e acesso”. 

Com os usuários se tornando mais confortáveis com o uso da RA em seus smartphones, por exemplo, o lançamento de óculos de RA inteligentes por grandes nomes da tecnologia é o que difundirá essa tendência. 

 

Conte com uma empresa parceira especialista em tecnologia 

A CRP Mango é uma agência de São Paulo que está presente no mercado há mais de 20 anos. 

 

Contamos com uma equipe de profissionais especialistas em soluções digitais, como criação e desenvolvimento de sites, portais, landing pages, e-commerce, e-mail marketing etc. Um gerente de projetos da CRP Mango será responsável por todo o processo. 

 

Clique aqui e entenda como podemos ajudar o seu negócio! 

 

Quer conferir outros artigos sobre tecnologia e negócios? Clique aqui. 

Veja também