Busca

Seu site está deixando os usuários confusos?

16/03/2023

Entenda por que é tão importante entregar uma navegação simples aos usuários. 

 

Às vezes, por estarmos tão acostumados com algo que criamos, não vemos erros e confusões que podem estar presentes ali. Isso já aconteceu com você? 

 

Da mesma forma, talvez o site da sua empresa esteja confundindo os usuários e, assim, resultando em uma queda nos acessos ou aumentando os carrinhos abandonados – no caso do e-commerce. Por isso, a navegação simples é um tema tão importante. 

 

Se sua página tem muitos pop-ups ou menus diversos, por exemplo, ela pode acabar se tornando extremamente confusa para o usuário, que tende a sair imediatamente e não voltar mais. E um site confuso é justamente o que nós não queremos. Afinal, como resolver esse problema? 

 

Neste artigo, preparado pela nossa equipe de especialistas da CRP Mango, você irá entender como melhorar a experiência do usuário, entregando uma navegação mais simples, sem confusões, e garantindo que ele voltará outras vezes ao seu site. 

 

Continue lendo e saiba mais! 

 

Site confuso

Você já se perguntou se o seu site é confuso pro usuário?

 

4 dicas para melhorar a navegação do seu site 

 

Mantenha a constância:

Ninguém gosta de acessar um site procurando alguma informação e não entender onde ela se localiza, ou não saber como usar a página. Por isso, ela precisa ser simples. Para isso, o ideal é que haja um senso de coerência entre os elementos. 

 

Ou seja, se dois botões realizam uma função parecida, é uma boa ideia que eles sejam similares em termos de apresentação. Por exemplo: se você possui um campo de buscas em alguma área do seu site e quer incluir outro em outra parte. Nesse caso, o ideal é que eles tenham a mesma aparência. Isso passa ao usuário a mensagem de que eles têm a mesma finalidade. 

 

Além disso, lembre-se que as mudanças de layout devem ser mínimas, para manter o usuário seguro no site. Isso é até mesmo uma recomendação do Google para o SEO. 

 

Preze pela simplicidade:

Como você viu acima, o ideal é oferecer simplicidade aos usuários. O usuário deve entender como o seu site funciona intuitivamente. Isso significa que, com um simples olhar, a forma de navegar pela sua página deve ser clara. 

 

Então, prefira elementos de design que foquem na simplicidade. Evite layouts muito complexos ou rebuscados, pois podem fazer com que o usuário desista de explorar o site. 

 

Além disso, páginas poluídas, com muitas imagens, vídeos e informações, tendem a ser desconfortáveis aos olhos do usuário e, muitas vezes, estragam a boa aparência do site. 

 

Invista em links internos:

Incluir links internos é uma forma de fazer com que seu usuário passe mais tempo navegando em seu site. E isso é muito positivo para sua marca. 

 

Por isso, quando uma palavra relevante for mencionada, insira um link que leve para outra área do seu site, como a página de serviços ou blog, por exemplo. Assim, se uma pessoa terminar de consumir o conteúdo de uma página, ela pode ir diretamente para a próxima. 

 

Outra forma é ter breadcrumbs nas páginas. Uma pequena trilha na parte superior que mostra o caminho que usuário fez para chegar na página. 

 

Além disso, essa é uma maneira de oferecer mais conhecimento para o seu usuário. Isso ajuda na sua fidelização e faz com que ele passe mais tempo no seu site, melhorando o desempenho no SEO.  

 

Conte com especialistas para garantir uma boa usabilidade em seu site 

Na disputa pela atenção do seu cliente, cada detalhe conta. E sabemos que a usabilidade é um dos fatores mais importantes em uma página, afinal, se o site não for fácil e intuitivo de usar, você certamente perderá muitas visitas e até mesmo vendas. 

 

É por isso que contar com especialistas no assunto é tão importante. Aqui na CRP Mango, temos uma equipe de tecnologia completa, composta por profissionais certificados e qualificados em experiência do usuário (UX) e design de interface do usuário (UI), prontos para entregar a melhor performance em seu site. 

 

Clique aqui e conheça melhor o trabalho da CRP Mango. 

Veja também