Busca

Saiba mais sobre a Temporada de Compras em 2022

06/12/2022

Todo final de ano traz consigo um período de compras maiores que pode sustentar os rendimentos de uma companhia por muito tempo. Este período pode ser chamado de Temporada de Compras e, em 2022, ele apresenta características diferentes em relação aos últimos anos, especialmente ao período pandêmico. 

 

Além da volta a uma época de compras presenciais, existem novas formas de pagamento, necessidades diferentes e até uma evolução no relacionamento com o cliente para engajá-lo em compras. Por exemplo, 52% dos consumidores preferem usar o PIX para transações, segundo estudo. 

 

Ou seja, existem novidades a serem exploradas para o segmento de vendas em e-commerce e é preciso entender o que está mudando para poder utilizar uma estratégia de marketing digital melhor determinada e estudada. 

 

Nos próximos parágrafos, você vai entender um pouco do que está acontecendo na Temporada de Compras em 2022. 

 

 

Temporada de Compras em 2022

Saiba mais sobre a Temporada de Compras em 2022

 

O que é a Temporada de Compras? 

Embora o termo ainda não seja tão reconhecido ou utilizado, Temporada de Compras é o período compreendido pelos últimos meses do ano e que costumam combinar diversas datas e eventos comemorativos, seja de forma sequencial ou concomitante. 

 

Atualmente, já é possível colocar a Temporada de Compras no último trimestre do ano, compreendendo Outubro, Novembro e Dezembro. Por si só, esse período já tem um maior número de datas para estimular o consumo do que no resto do ano, especialmente após a Black Friday pegar e virar um mês inteiro no Brasil. 

 

Na Temporada de Compras, podemos citar como fundamentais o Natal, o Ano Novo, o Dia das Crianças, a Cyber Monday (que ficou menos famosa no Brasil) e a Black Friday (que evoluiu para uma espécie de Black Month ou Cyber Month, durando o mês todo). É normal que este intervalo de meses garanta o rendimento do segundo semestre, até mesmo do ano. 

 

E não existe mais o problema para uma suposta concorrência de datas. Muitas pessoas preferem comprar presentes especiais (como eletrônicos) de Natal na Black Friday, deixando o Natal para presentes mais gerais e consumir pouco no Ano Novo. 

 

Como está sendo a Temporada de Compras em 2022? 

Agora que você já entendeu a ideia da Temporada de Compras, é preciso lembrar que, neste ano, ela está ocorrendo em meio a um outro evento muito especial para o brasileiro: a Copa! Ou seja, além das mudanças esperadas para o ano, todo o padrão de consumo pode ter sido afetado pela vontade de acompanhar o torneio. 

 

Por exemplo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC projetou um aumento de 8% na venda de televisores para este último semestre do ano. Aumento motivado de forma bem clara pela vontade de assistir jogos com melhor qualidade, em telas maiores ou com possibilidades diversas. 

 

Ou seja, uma primeira tendência para a Temporada de Compras 2022 foi, então, o aumento da venda de eletroeletrônicos. Além das TVs, também houve aumento na venda de Home Theaters, entre outros aparelhos domésticos que possibilitem assistir aos jogos do torneio no Catar. 

 

Veja outras tendências da Temporada de Compras de 2022: 

 

Buscas por produtos bons e baratos 

Devido à inflação, o consumidor buscou durante o ano todo produtos mais baratos e marcas alternativas para tentar manter o padrão, em todas as esferas de consumo (como alimentação, eletrônicos e vestuário). Para este final de ano, espera-se que o consumidor continue da mesma forma e busque sempre descontos expressivos. 

 

O consumo pode ser menor 

Segundo pesquisa da Gartner, um terço dos consumidores irá gastar menos nesse período, comparado com o último ano. Além disso, 75% espera ver menos descontos. Como a pesquisa é voltada para público estrangeiro, é preciso ver como isso se demonstrará no Brasil. 

 

Por exemplo, o país não sofre com tantos efeitos da guerra e tem a Copa dando um fôlego para a economia. O próximo ano também promete ter melhores condições devido às apostas internacionais no país, então é possível que tenhamos um aumento no consumo brasileiro. 

 

É a primeira temporada de compras sem pandemia em anos 

Apesar da ameaça de uma nova onda, o comércio físico ganhou presença após anos de afastamento. Então é mais do que esperado que os números de compras em lojas tenha crescido e possa se equiparar ou superar o comércio virtual, especialmente para TVs, camisas e alimentos, como bebidas alcoólicas. Tudo motivado de forma considerável pela Copa! 

 

Saiba mais dicas para o e-commerce no blog da CRP Mango 

A CRP Mango é uma agência de marketing digital especializada em desenvolvimento de tecnologia, Inbound Marketing, SEO e e-commerce. Veja mais artigos que podem ajudar o seu comércio clicando aqui.