17/06/2024
Ter uma boa gestão de e-commerce depende de uma equipe especializada e com profissionais capazes de gerir o empreendimento de forma completa. Entre estes profissionais, com certeza, um dos mais importantes é o analista de e-commerce, responsável direto pela análise dos dados e das estratégias, planejamentos e otimização da loja virtual.
Porém, é claro que um analista de e-commerce não faz apenas isso. Pelo contrário, ele vai bem além de apenas “analisar” e “planejar” uma loja virtual, sendo responsável por pesquisar tendências e novidades que podem ser implementadas.
Para entender um pouco melhor sobre essa profissão, que vem ganhando cada vez mais relevância, a nossa equipe de e-commerce trouxe um artigo explicando mais sobre este trabalho. Confira abaixo o que faz um analista de e-commerce!
Quando pensamos na gestão de uma loja virtual, nem sempre pensamos em uma profissão específica para a sua gestão, certo? Muito por conta de ser algo bastante recente na vida das pessoas, mas também porque regularmente pessoas de outras áreas acabam assumindo a função que seria desta profissão.
Então cabe explicar que um analista de e-commerce é um profissional que vai analisar uma loja virtual desde o seu primeiro passo até a sua manutenção contínua, passando por otimizações, relatórios e planejamentos estratégicos. É sua função manter o fluxo correto de informações e também se preocupar com a jornada de compra do cliente.
Para que não fique uma situação muito teórica e vaga, podemos exemplificar com algumas tarefas que pode compor o dia a dia de um analista de e-commerce:
Ficou um pouco mais claro? Podemos resumir a função do analista de e-commerce em planejar, analisar, gerenciar e revisar o funcionamento de uma loja virtual.
É claro que o analista de e-commerce não faz a sua tarefa de gestão sozinho. Para o maior sucesso de uma loja virtual, é necessário que ele esteja em contato ativo com outras áreas da empresa ou com empresas terceirizadas. Somente assim, ele pode ter o auxílio de profissionais criativos (como designers e redatores), gerentes de projeto, desenvolvedores etc.
Voltando ao exemplo de um lançamento de produto novo, o analista trará a estratégia sobre o produto após ser comunicado pela marca sobre esta intenção. Então ele solicitará à equipe criativa imagens, textos e animações que possam compor as páginas para aquele produto.
A partir dessas imagens e dessa estratégia, será possível coordenar com os desenvolvedores as alterações na página principal e também a criação de uma página de produto específica ou, então, uma landing page para aquele serviço ou produto.
Após o lançamento, o analista fará uma inspeção sobre os indicadores da performance, sobre as vendas e sobre o desempenho como um todo. Se necessário, ele também pode manter contato com a parte logística para entender possibilidades de otimização e integração maior entre a parte off e a parte online. Este último ponto, aliás, se torna importantíssimo no momento atual onde online offline se tornam praticamente um só.
Até o momento, não existe um curso universitário ou técnico específico para se tornar um analista de e-commerce, porém, é possível realizar cursos sobre e-commerce pelo lado da tecnologia, pelo marketing e também pela gestão de projetos. Diversas plataformas oferecem cursos livres que ajudam a entender melhor sobre a área e a se tornar um profissional competente.
É importante ressaltar que um bom analista de e-commerce vai reunir conhecimento sobre muitas áreas, então é preciso aprender sobre muitos nichos diferentes e estar preparado para ter uma atualização constante sobre o mundo digital.
A CRP Mango é uma agência especializada em tecnologia, marketing digital e e-commerce. Há mais de 20 anos, entregamos projetos que desenvolvem empresas e conectam pessoas.
Se você procura uma equipe para gerir o seu e-commerce, entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre!