22/11/2022
O suporte se mostra importante na busca por melhorias nos processos, como os de organização interna da equipe e atualizações de site. Entretanto, alguns problemas são inevitáveis gerando bugs e panes que paralisam todo o andamento do trabalho e até perdas monetárias para a empresa.
Por exemplo, quando o site já está rodando e funcionando normalmente, mas hospedagem dele precisa de uma atualização, o suporte técnico irá atuar de forma que não prejudique a funcionalidade do seu site e não gere prejuízos para o seu negócio.
O time do suporte técnico que, faz parte da sustentação de TI, existe para amenizar esse impacto no dia a dia e evitar grandes problemas para o seu negócio, seus funcionários e clientes. Porém não é apenas para gerir uma crise que o time atua, a manutenção por meio de ações preventivas também evita erros nas aplicações.
Segundo o nosso coordenador de tecnologia, Bruno Oliveira, o time responsável pela manutenção e sustentação está muito além da gestão de crise de um site. “Prevenção é mais importante que atuação na correção de erros. Também temos a questão das melhorias, que é importante para evolução de qualquer aplicação, um site ou sistema precisa estar em constante evolução para não ter seu ciclo de vida encerrado por não se adequar a novas tecnologias ou exigir recursos muito ultrapassados que ofereçam riscos à segurança da informação.”
Se você quer entender melhor como o suporte e a sustentação de TI podes se mostrar importante no seu dia a dia e quer entender melhor o que são e como podem ajudar a sua empresa, siga com a gente e boa leitura!
Primeiro de tudo, o que é sustentação de TI?
O nome parece estranho, mas tem tudo a ver com o suporte técnico em um site. A sustentação de TI é uma gestão de ações preventivas e incidentes relacionados aos softwares ou sistemas utilizados no dia a dia do seu trabalho. O objetivo dessa área é garantir que a operação funcione corretamente evitando erros que podem prejudicar o seu negócio.
Entre os serviços que sua empresa precisa, a sustentação de TI é essencial. O bom suporte contribui com as constantes melhorias no sistema e, evitando erros, contribui também para o crescimento de sua empresa.
Como alguns erros são inevitáveis, com uma equipe especializada nisso, o profissional consegue agir rapidamente e corrigir o erro assim que surgir. Isso resulta na praticidade para resolver erros e na economia de tempo, pois não precisará de uma pessoa para procurar o erro, encontrar e só então corrigir.
Como funciona na prática?
Sabe aquele chamado que é feito quando algum software, como um site, não funciona como deveria? Está relacionado à sustentação de TI. O profissional recebe a reclamação, investiga e soluciona os incidentes básicos que podem ocasionar o problema.
Quando não solucionado nesse primeiro contato, o suporte segue analisando o erro, de forma mais profunda, até conseguir resolver. Se ainda assim o erro persistir, é necessário recorrer a um profissional mais especializado no caso para conseguir solucionar.
Mas a implementação do suporte vale a pena?
Esse serviço é imprescindível e relevante para o seu negócio. Mesmo com a flexibilização da pandemia e o retorno total ou parcial para as operações no presencial, o relacionamento online continua presente nos negócios.
Portanto, manter um bom suporte para a funcionalidade de um site facilita o trabalho. E mesmo que pareça um custo a mais, ele evita prejuízos que podem ocorrer com possíveis erros que seriam resolvidos com o suporte.
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