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Estratégias de marketing para e-commerce

31/01/2022

Estratégias de marketing para e-commerce

Potencializar vendas é o principal objetivo do marketing para e-commerce. Diferente das lojas físicas, o e-commerce é focado nas vendas virtuais, entregas rápidas e visibilidade digital. Mas para conseguir aparecer em meio a tantos concorrentes, algumas estratégias são essenciais e você vai conhecer nesse post.

 

Compreender o que é marketing para e-commerce pode fazer total diferença nos resultados do seu negócio. Independente se você possui uma marca sólida no mercado ou está lançando agora os seus produtos ou serviços, é relevante traçar as estratégias corretas para que sua área de marketing alcance resultados e sua loja venda sempre mais.

 

Estratégias de marketing para e-commerce

 

 

O que é marketing para e-commerce?

 

O marketing para e-commerce engloba inúmeras maneiras online para atrair, convencer, vender e fidelizar clientes em sites de venda online.

 

Por meio de ações específicas de marketing digital, são realizadas possibilidades de contato com o seu público, se diferenciando do marketing convencional de fazer publicidade e esperar que seu público venha até você.

 

No modelo de e-commerce, independentemente do tipo de departamento, o foco principal é oferecer facilidade para os seguintes momentos:

 

  • Ser encontrado online;
  • Ter facilidade no acesso ao site;
  • Oferecer facilidade na compra;
  • Realizar a entrega da maneira mais rápida possível;
  • Disponibilizar atendimento rápido, sempre que necessário;
  • Permitir que todas as etapas sejam concluídas de forma 100% digital.

 

Em todos esses momentos de contato com o seu cliente, existe o marketing. É por isso que fazer marketing para e-commerce necessita de estratégias diferenciadas.

Confira a seguir, estratégias do Marketing para e-commerce relacionados a cada momento citado acima.

 

Estratégias de Marketing para e-commerce

 

1 – Ser encontrado online

 

Ao mesmo tempo em que as pessoas estão mais adeptas de ir atrás de tudo o que ela precisa, o seu e-commerce precisa estar em evidência nesses momentos. Para esse objetivo existem diversas maneiras de marcar presença no ambiente digital, confira algumas opções:

 

Use as mídias digitais – Para um e-commerce é fundamental que ele esteja presente nas mídias sociais. Fazer postagens principalmente nos dias úteis, é essencial. Porém se o seu negócio conta com promoções aos finais de semana, ou possui algo diferenciado em feriados e dias de folga, é importante aparecer sempre.

 

Faça anúncios pagos – Fazer anúncios é uma forma de aparecer com evidência e ficar mais conhecido de maneira rápida. O ponto positivo dos anúncios são as opções de segmentação de público, você consegue atingir exatamente as pessoas que apresentam maior interesse pelo seu produto ou serviço, de acordo com o comportamento e interesse delas no mundo digital.

 

Faça otimizações de SEO e estude as palavras chave ideais para o seu negócio – Além de apostar em anúncios, seu site precisa estar bem produzido seguindo todas as otimizações de SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Buscas, em português.

 

Usar as palavras-chaves corretas e na medida ideal podem trazer bons resultados nas buscas orgânicas do google e outros buscadores.

 

As otimizações de SEO também contemplam outras técnicas capazes de garantir um bom posicionamento do seu site, como o uso correto de imagens, indexação e carregamento do site.

 

🔔Confira mais sobre esse assunto no artigo: A importância do SEO para o Marketing Digital.

 

Crie Landing Pages Otimizadas – As Landing Pages com informações que solucionem os problemas do seu público podem ajudar na captação de leads e, consequentemente, conseguir criar relacionamento e novas vendas.

 

Um exemplo são entregas de livros de receitas, roteiros de viagens, sugestões de cardápio de dietas, entre outros. Por meio dessas landing pages é possível atrair público para o seu negócio e site.

 

2. Oferecer facilidade no acesso e compra

 

Depois de atrair o público para o seu e-commerce, você precisa garantir facilidade e no acesso, tanto para encontrar os produtos quando para finalizar a compra. Para atingir esses dois objetivos é importante que o seu site tenha uma equipe de tecnologia ativa no desenvolvimento e manutenção.

 

Quando tratamos de um e-commerce é necessário realizar ajustes e melhorias constantes. Além disso, nesses momentos, umas das estratégias para do marketing para e-commerce é contribuir para a efetivação da compra, veja como:

 

Ofereça confiança nas transações financeiras: Um dos principais fatores para que uma pessoa efetive a compra em seu site é oferecer segurança. Por isso é importante disponibilizar serviços que sejam seguros e que possuam protocolos confiáveis para as transações financeiras.

 

Ofereça um site responsivo para o mobile – O seu site precisa funcionar nos dispositivos móveis. Foque em gerar facilidade para esse formato, afinal, 58% das pessoas acessam a Internet exclusivamente através do aparelho móvel, segundo pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida por Cetic.br|NIC.

 

Leia também: Mobile – 7 Dicas para otimizar seu site

Campanhas de remarketing -As campanhas de remarketing funcionam muito bem numa estratégia de marketing focada para e-commerce, pois permite que os anúncios sejam oferecidos exatamente para aquelas pessoas que já demonstraram interesse no seu site. Serve como um lembrete aos visitantes. Nele você pode oferecer descontos ou vantagens.

 

Ofereça vantagens em Compra combinada – Outra estratégia para facilitar a compra de vários itens e aumentar ticket médio é oferecer um produto combinado e com desconto junto com aquele que o seu cliente adicionou no carrinho.

 

Um exemplo é quando uma pessoa busca por televisão e o site oferece o Rack junto com desconto na compra dos dois produtos.

 

Vale para itens menores, como por exemplo: compre uma caixa de leite e ganhe 10% de desconto no café ou achocolatado. Já identificando o link com o desconto no total da compra.

 

Vale lembrar é que necessário deixar destacado o valor sem o desconto e o valor com o desconto, para que o seu cliente fique motivado em adquirir o produto adicional.

 

Faça envio de E-mails segmentados com cupons de descontos – Além do marketing e da compra combinada, uma das maneiras de garantir a compra é oferecendo descontos exclusivos e cupons personalizados de acordo com o comportamento do seu público em seu site.

 

3. Realizar a entrega da maneira mais rápida possível

Outro momento importantíssimo para um e-commerce é em relação a entrega. Confira algumas dicas importantes:

 

Ofereça acesso logado – O seu site precisa estar alinhado e respondendo a todos os pedidos e integrações de acesso logado e informações sobre as etapas da compra com registros para consulta. Com o acesso logado existem inúmeros momentos de contato que podem ser feitos com estratégias de marketing. Desde a confirmação do pedido, do pagamento até a entrega.

 

Abuse da Automação de marketing – A automação de marketing é um recurso do marketing para e-commerce que vai ajudar em todos os momentos da jornada do seu cliente, inclusive na entrega do produto.

 

Não há nada melhor do que receber um aviso por SMS ou WhatsApp de quando o produto será enviado e o momento exato que ele vai chegar. É um detalhe que garante credibilidade para a marca e segurança em realizar novas compras

 

4. Disponibilizar atendimento rápido, sempre que necessário

 

Atendimento online é imprescindível no mundo digital, principalmente para um e-commerce, onde não existe local físico para contato. Veja o que você precisa fazer:

Tenha SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) nas redes sociais – Se você possui as redes sociais ativas, um item muito importante para qualquer e-commerce é ter um SAC ativo e que responde seus clientes de maneira ágil. Comentários sobre preço, entrega e atrasos devem ser respondidos com prioridade.

 

Defina sua FAQ: Para agilizar as respostas, faça uma seleção de perguntas comuns que normalmente existem em relação as compras, entregas, preços e dificuldades particulares. Deixe esse arquivo respondido e de fácil acesso para que as respostas sejam enviadas o mais rápido possível para seus clientes.

 

Disponibilize atendimento multicanal – WhatsApp, Facebook, SMS, Instagram. Ser um e-commerce multicanal é estar preparado para atender seu cliente por meio de diversos canais. Apesar de ser online, é válido disponibilizar atendimento telefônico também para ligações.

 

5. Permita que todas as etapas de compra sejam concluídas de forma 100% digital com facilidade

 

Sempre que desejamos vender produtos e serviços na internet é preciso focar os demais serviços desse processo de maneira online e facilitada.

 

Pense que quando queremos comprar um produto em um site, a ideia é que tudo aconteça da maneira mais simples em um único local e na mesma hora.

 

Desde a escolha do produto, as informações dos itens, até a efetivação do pagamento devem acontecer por meio do dispositivo móvel ou computador. Por isso, não deixe seu e-commerce incompleto. Reúna todas as informações e ações necessárias no mesmo local.

 

A falta de informações sobre o produto, tempo de entrega ou até mesmo formas de pagamento podem levar ao abandono do site. Cuide disso.

 

O que NÃO fazer no marketing para e-commerce

Uma estratégia NÃO recomendada de marketing para e-commerce é focar nas métricas de vaidade em suas redes sociais. Se você acredita que números de seguidores e curtidas nas redes sociais devem estar relacionados a avaliação de resultados do seu investimento, você está enganado.

 

O correto é focar nas métricas relacionadas ao seu funil de vendas, o quanto foi investido e o quanto trouxe de retorno. Meça as taxas de conversão em cada uma das etapas. Avalie as origens do seu tráfego, leads e clientes, além de olhar para cada canal de maneira específica.

 

O marketing para e-commerce não segue uma receita de bolo que funciona igualmente para todos os tipos de negócios online. Suas ações devem ser baseadas em testes, muita observação e análises de comportamento do seu público.

 

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