29/12/2022
Imagine poder entrar dentro da mente do seu cliente e entender seus gostos e preferências para poder oferecer produtos, serviços e atendimentos mais adequados. De certa forma, isso é possível através de algumas ferramentas, como o mapa da empatia, que abordaremos hoje.
O mapa da empatia é um recurso usado para desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele. Com ele, você conhece seu público a partir das perguntas certas e pode atraí-lo feito imã.
Continue lendo este artigo e entenda o que é o mapa da empatia, como ele pode ajudar a criar serviços e produtos mais relevantes e sua importância para as organizações.
Boa leitura!
Embora possa parecer complicado, o mapa da empatia nada mais é do que uma ferramenta visual que analisa e descreve aspectos comportamentais e o contexto de vida do cliente ideal de um negócio por meio de um diagrama.
Assim como o nome sugere, o mapa da empatia é uma forma de trabalhar esse sentimento, que descreve a habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele. Dessa forma, é possível enxergar situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma.
A estrela principal do mapa da empatia não poderia ser outra: o cliente. Ou seja, qualquer pessoa que se relacione com o que seu negócio oferece.
Basicamente, para fazer o mapa, é preciso colocar no papel as dores, necessidades, gostos e sentimentos do cliente, através de quadrantes para organizar as informações e facilitar a visualização. Como você viu, a ideia é detalhar a personalidade do cliente para compreendê-la.
O mapa de empatia pode ser desenhado em uma lousa, flip chart, papel sulfite ou no computador. Quando feito em papel, é comum que seja preenchido com post-its.
Confira abaixo um exemplo do mapa de empatia em branco:
Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é conseguir entender seus clientes. Métodos tradicionais sempre tentaram segmentar quem é o público-alvo de um negócio, porém, na maior parte das vezes, faltam detalhes. As pessoas são mais que o local onde moram, suas classes sociais, idade e profissão. Dessa forma, o mapa da empatia ajuda a humanizar a relação entre empresa e cliente.
Quanto mais você conhece seu público, mais entende o que ele precisa e como ajudá-lo com produtos e serviços conectados aos seus desejos, problemas e expectativas. Por isso o mapa da empatia é tão importante.
As possibilidades que surgem a partir disso são inúmeras. Confira algumas:
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