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A inteligência artificial no marketing: como utilizá-la?

27/11/2023

2023 é mesmo o ano da Inteligência Artificial. Além do avanço das inteligências artificiais generativas que mudaram todo o horizonte do desenvolvimento de conteúdo (inclusive com a inteligência artificial no marketing), a inteligência artificial nas campanhas publicitárias começa a ganhar espaço por conta de seu potencial para otimizar o desempenho e solucionar problemas. 

 

Por exemplo, quando pensamos em ferramentas que necessitam de palavras-chave (para anúncios ou SEO), IAs generativas como o ChatGPT podem acelerar a busca e trazer um rol de palavras-chave mais confiável. É claro que isso não exime os profissionais de fazerem buscas complementares, usarem ferramentas como a SEMRush para confirmar a pesquisa ou mesmo ir atrás de alternativas. 

 

Agora, o que é possível fazer com a inteligência artificial na publicidade e no marketing? Nossa equipe apresenta as possibilidades das ferramentas de IA para o seu dia a dia. 

 

IA Generativa

Saiba como usar a IA no marketing digital

 

O que é a Inteligência Artificial? 

Muito comum de ser ouvida nos meios digitais há alguns anos, a inteligência artificial ganhou de vez os noticiários e as redes sociais a partir de 2023. Por que? Porque, pela primeira vez, uma ferramenta totalmente baseada em inteligência artificial pôde ser utilizada pelo público em geral. 

 

A inteligência artificial é uma evolução tecnológica que permite às máquinas executarem algum tipo de tarefa desejada pelos programadores a partir de modelos de dados e grandes bancos com informações. Não, as IAs não pensam por si mesmas e nem se espera que isso aconteça em um futuro próximo. 

 

No entanto, já é possível utilizá-las para criar informações a partir dos seus “treinamentos” e dados utilizados. É exatamente disso que vem as inteligências artificiais generativas, que abordamos melhor aqui neste artigo. 

 

Como usar a inteligência artificial na publicidade? 

A primeira resposta parece bem óbvia: gerar conteúdos por meio de pedidos em ferramentas como o ChatGPT e o Midjourney, além dos apps da Adobe. Mas isso seria subutilizar todo o potencial que a IA generativa trouxe para o mercado! 

Veja como a Inteligência Artificial aplicada à publicidade pode atuar: 

 

Segmentação de público-alvo 

Já existem algumas SaaS que permitem a segmentação de público a partir de uma base de dados coletada pela sua empresa. Softwares como Glance e Optimove conseguem separar o público a partir de modelos matemáticos, levando a uma segmentação mais precisa e detalhada. Isso permite otimizar as campanhas, além de reduzir o tempo de trabalho para a preparação. 

 

Análise de KPIs em tempo real 

Já começando a aparecer como feature em alguns apps de determinados segmentos (como, por exemplo, dentro do Spotify For Artists), as IAs podem acelerar o processo de análise dos dados coletados para tomar ações mais assertivas durante o período de uma campanha de marketing. 

 

Além disso, alguns desses features já começam a esmiuçar de forma ainda mais detalhada as informações coletadas, sugerindo mudanças e analisando novamente essas mudanças. Porém, este tipo de serviço ainda é muito recente para termos um necessário consistente. 

 

Otimização de campanhas de mídia paga 

A mídia paga vai ser beneficiar muito dos features envolvendo inteligências artificiais. Isso porque ela pode aproveitar as automações e as análises de métricas em tempo real. 

 

Coisas como o ajuste automático de lances (CPC, por exemplo), uso de algoritmos para aprender padrões de comportamento dos clientes, ativação e desativação de determinados anúncios, mudança de segmentação, testes A/B automatizados etc., podem trazer mais resultados. 

 

Mas é claro que tudo isso necessitará da mão humana para supervisionar e adaptar o que for sugerido pela máquina. Afinal, as IAs não pensam (ao menos, não ainda). 

 

Análise de trends e informações em redes sociais 

Uma IA que permita analisar em tempo real os padrões de consumidores, incluindo os buscadores e redes sociais, pode ajudar na programação de marcas, campanhas-relâmpago e postagens em mídias sociais.  

 

Por exemplo, quando a série Round 6 ganhou fama, muitos usuários começaram a consumir cultura coreana e até a falar sobre uma comida específica que aparece na série (sem spoilers por aqui!). Isso foi percebido de forma tardia por muitas marcas e – como sabemos – o timing é fundamental para separar campanhas geniais e campanhas fracas. 

 

Otimização visando o SEO 

Dentro do SEO e assuntos que envolvem palavras-chave, o próprio ChatGPT representa uma importante arma. Isso porque ele permite acelerar a coleta de palavras-chave, a revisão de textos, o retrabalho para melhorar o SEO, entre outras ações que são constantes. 

 

Mas atenção: nem tudo que está no ChatGPT é uma verdade. Ele ainda possui erros que podem te levar a publicar informações falsas e diversos erros. 

 

Criação de conteúdo 

Deixamos por último esta possibilidade por um motivo: ainda é bastante arriscado confiar integralmente em IAs para gerar uma campanha publicitária. Porém, é notório que ela pode ser uma ajuda para ampliar uma campanha publicitária de forma rápida! 

 

Algumas ferramentas e features de programas famosos podem ajudar na criação de fotos semelhantes a imagens de bancos de imagem, o que permite uma campanha única e sem chance de ser repetida. Por outro lado, ferramentas de textos permitem a criação de slogans, descrições e adaptações para acelerar o processo de criação. 

 

Saiba como novas tecnologias podem ser utilizadas pelo seu negócio 

Para saber como aplicar tecnologias à sua estratégia, é fundamental contar com especialistas, o que garante a melhor utilização de cada app implementado e a adequação, inclusive jurídica, de tudo que aparecer.
 

Quer saber mais sobre tecnologia? Entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia. 

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