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E-commerce: como melhorar a usabilidade da loja on-line

26/01/2023

Você tem um e-commerce? 

 

O e-commerce é um mercado naturalmente concorrido. E nós sabemos que, se destacar em meio a tantas opções de compra é cada dia mais difícil. Diante de tantas possibilidades para os consumidores, diversas empresas enfrentam problemas em manter a fidelidade dos clientes e conquistar novos. 

 

Para encantar seu público e superar a concorrência, investir na usabilidade é a principal estratégia indicada. Quando feita da forma adequada, ela auxilia a atrair visitantes e gerar conversões. 

 

Mas não basta atrair visitantes para sua loja sem oferecer soluções para as dores do cliente de forma prática e objetiva. É preciso haver uma navegação fluida para que os usuários se tornem clientes e convertam em vendas. 

 

A experiência do usuário mostra como os clientes se sentem quando estão no e-commerce. O objetivo é sempre o mesmo: tornar a jornada de compra mais interativa, eficiente e agradável. Aliás, segundo uma pesquisa do Google e da Boston Consulting Group (BCG) de 2019, as pessoas têm 40% mais chances de gastar além do planejado quando identificam que a experiência de compra é altamente personalizada. 

 

Continue lendo e veja nossas dicas para melhorar a usabilidade do seu e-commerce! 

 

E-commerce

Veja dicas para melhorar a navegação em sua loja

 

Como melhorar a usabilidade do e-commerce 

  • Tenha uma navegação simples e intuitiva:

    Hoje em dia, praticidade e rapidez é o que todo mundo busca no momento de realizar uma compra. Por isso, é fundamental que a interface da loja seja intuitiva, fluida, rápida e transparente. Assim, o usuário consegue identificar rapidamente a busca, termos de política, menu, contato, entre outros. Por isso, evite excesso de informações e elementos. 

 

  • Verifique a velocidade de carregamento:

    A velocidade de carregamento é importante em qualquer página na internet, mas no e-commerce é ainda mais essencial, pois pode impactar diretamente na desistência de uma compra. De acordo com a Forrester Consulting, a porcentagem de usuários que podem abandonar um site se a página não carregar após três segundos chega a 40%, podendo aumentar 10% a cada 1,5 segundo a mais de espera. 

 

Com a grande quantidade de lojas virtuais disponíveis na internet, os usuários podem migrar rapidamente para outro site caso a performance do seu e-commerce não esteja satisfatória. Por isso, atenção: prefira usar imagens leves e evite inserir muitos recursos em uma única página (especialmente a página inicial). 

 

  • Passe segurança para o cliente:

    Transmitir segurança é um item fundamental no e-commerce. Veja algumas dicas: 

  • Disponibilizar as informações de contato da empresa; 
  • Criar uma página de FAQ (Frequently Asked Questions ou perguntas mais frequentes); 
  • Definir e disponibilizar uma política clara de trocas e devoluções; 
  • Contar com um checkout transparente, que não redireciona o usuário para outra página na hora de fazer o pagamento; 
  • Apresentar selos e certificados de segurança, como o SSL. 

 

  • Tenha um checkout simplificado:

    O checkout é o momento mais importante da jornada de compra. Afinal, é nessa etapa que o usuário finaliza o pedido. É importante que a página do checkout seja focada na compra e não tenha distrações ou elementos adicionais que possam prejudicar a navegação. Solicite apenas as informações essenciais e utilize textos claros e intuitivos, para que o cliente possa finalizar sua compra com facilidade. 

 

Você acha que seu e-commerce tem uma boa usabilidade? 

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