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E-commerce quebra recordes de vendas: lições do Natal de 2022

31/03/2023

Quer vender mais em 2023? Então, veja os aprendizados de 2022. 

 

O e-commerce não para de crescer! Na temporada de Natal de 2022, o e-commerce brasileiro faturou impressionantes R$ 2,8 bilhões. Comparando com o mesmo período de 2021, o valor representa uma alta de 6,2%. Além disso, o volume total de pedidos teve um aumento de 1,5%. 

 

Esses dados são de um estudo realizado pela ClearSale, empresa referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos. 

 

Mas calma que não para por aí. O futuro do e-commerce parece muito promissor, e a previsão, segundo especialistas do assunto, é que o comércio on-line continue crescendo e alcance números nunca antes vistos. 

 

Se você também quer fazer parte desse cenário, ou já está inserido, mas deseja melhorar suas vendas e fazer sua empresa crescer, agora é a hora certa para se planejar e expandir sua participação nesse mercado próspero. 

 

Neste artigo, preparado por nossa equipe da CRP Mango, você verá algumas lições que podemos aprender com a temporada de Natal de 2022 e que você pode colocar em prática hoje mesmo para ter um 2023 de muito sucesso. 

 

Vamos lá? Continue lendo e saiba mais! 

 

E-commerce

Você tem um e-commerce? Confira nossas dicas.

 

Lições de 2022 para o seu e-commerce faturar mais em 2023 

 

Planeje suas campanhas com antecedência:

Essa dica não vale apenas para suas ações de final de ano. Na realidade, ela é válida para o ano inteiro. 

 

O planejamento no e-commerce é uma peça fundamental para potencializar os seus resultados. Trabalhar em uma campanha com antecedência permite pensar em um melhor conceito e criar conteúdo de qualidade, adequar a identidade dos layouts e ativar a publicidade com um orçamento coerente ao seu objetivo. Isso impacta positivamente a sua audiência e você estará, certamente, um passo à frente dos seus concorrentes. 

 

E, sobre as campanhas de Natal, o planejamento, claro, também é essencial. Segundo um relatório da Adobe sobre as tendências de compras de fim de ano de 2021, os consumidores começam a fazer as compras para a temporada de festas no início de novembro, o que pode significar que muitos já estão procurando o que pretendem comprar em setembro e outubro. 

 

Então, se você quer que seu e-commerce se destaque em 2023, não comece sua campanha apenas 20 dias antes do Natal. Além disso, ao se antecipar e acompanhar os resultados de suas estratégias de marketing, você terá mais insights sobre o comportamento do seu público-alvo e poderá criar projeções de vendas mais confiáveis. 

   

Foco no SEO:

O SEO é outro aspecto muito importante para o e-commerce. Afinal, na maioria das vezes quando queremos comprar algo on-line, recorremos aos motores de busca, como o Google, certo? Portanto, preste atenção à velocidade de sua página e à qualidade das imagens dos seus produtos, pois isso impacta diretamente no SEO do seu e-commerce. 

 

Você também pode usar a pesquisa de palavras-chave para analisar quais produtos estão sendo mais pesquisados em seu nicho e, em seguida, concentrar sua estratégia. 

 

Ah, e lembre-se que sua página provavelmente não vai ficar nas primeiras páginas do Google da noite para o dia, certo? Esse processo costuma levar algum tempo, o que é normal e esperado. Por isso, não perca tempo e comece a pensar agora mesmo em suas estratégias de 2023. 

 

Aliás, se você ainda não construiu o Planejamento de Marketing 2023 da sua empresa, clique aqui e confira o material gratuito que nós, da CRP Mango, preparamos para você. 

 

A segurança é primordial:

Na temporada de Natal de 2022, ainda segundo o levantamento da ClearSale, o valor de tentativas de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro foi de R$ 98 milhões. Em comparação com 2021, a queda foi de 16%. Além disso, as tentativas de fraudes diminuíram 22,8%. 

 

Para o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, a queda de fraudes demonstra que os varejistas on-line estão preocupados não só com a experiência de compra do consumidor, mas também com a segurança dessas transações. 

 

Por isso, é preciso se preparar cada vez mais para o aumento das vendas, especialmente em datas sazonais, através de aplicações de segurança e gestão de dados dos consumidores. 

 

Existem medidas de segurança que não podem faltar no seu e-commerce, como o certificado SSL e um sistema antifraude, além de exigir que o usuário crie senhas fortes, que combinam caracteres especiais e números com letras maiúsculas e minúsculas. Tudo isso auxilia na proteção dos seus consumidores, dificultando o acesso de hackers e fraudadores. 

 

Sabia que a CRP Mango é uma agência especialista em e-commerce? 

Se quiser conhecer melhor nosso trabalho, clique aqui e saiba mais. Estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tenha. 

 

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