Busca

É verdade que os realities show impulsionam as vendas? 

25/03/2024

Você, com certeza, sabe que no início do ano acontece um dos maiores realities shows do Brasil, o Big Brother Brasil, transmitido pela Rede Globo de Televisões. E para além do entretenimento que o programa proporciona ou se gosta ou não de acompanhar, devemos reconhecer que é um dos programas da atualidade mais rentáveis para a emissora.  

Com o avanço da internet e com o crescimento exponencial das páginas do Instagram que comentam o reality, tornando cada vez mais fortes desde a edição de 2020, os comentários sobre o que acontece no reality se tornam frequentes e as marcas se aproveitam disso.  

Apesar do entretenimento, o consumidor não fica passivamente recebendo as informações, somente. Há provas, dinâmicas e estratégias para quem está consumindo esse reality em que as marcas mostram os novos produtos e serviços. Cerca de 80% dos telespectadores vão buscar nos sites e redes sociais para saber mais sobre essas marcas, enquanto outros 85% prestam muita atenção nas provas patrocinadas.  

 

venda reality shows

Realities shows impulsionam as vendas

 

Por aqui, na CRP Mango, tivemos a experiência de participar do Big Brother Brasil com os nossos parceiros da Fique Diva com Niely! Eles foram uma das patrocinadoras da prova bate-volta, a primeira da edição 2024, que aconteceu no domingo dia 11 de fevereiro.  

“Nos preparamos meticulosamente, antecipando um pico de audiência previsto para o momento em que o BBB24 gerasse o tão aguardado QR code”, comenta a gerente de atendimento Valesca Pereira. Talvez você não saiba, mas essa não foi a nossa primeira experiência, em 2021 (a edição da Juliette), também acompanhamos a prova bate-volta.  

A expectativa em volta da prova era bem alta pela tamanha audiência do programa e notoriedade da marca envolvida na prova. “A alta audiência do programa só aumentava a tensão, mas estávamos confiantes e deu tudo certo. Afinal, a ação de 2021 foi um verdadeiro case de sucesso, e estávamos prontos para superar qualquer desafio novamente”, completa Valesca. 

 

Mas e o e-commerce no meio disso?  

Segundo a pesquisa feita pela MindMiners, 32% dos entrevistados afirmam que o interesse sobre um produto aumenta se veem que está sendo utilizado em um reality show.  

Sabendo disso, uma vez que o seu produto ou serviço aparece em um programa relevante e com boa audiência, é esperado aumento nos acessos do site, visitas nas páginas de redes sociais e até aumento nas vendas no e-commerce. 

É preciso estar atento a cada etapa para atender essa nova demanda e preparar-se antecipadamente. “Sabíamos que teríamos apenas cerca de 1 minuto e enfrentaríamos uma enorme alta nos acessos à LP que preparamos”, conta Valesca sobre o preparo prévio para atender a demanda de acessos na estratégia de Niely durante a prova. 

Além desses acessos, é preciso pensar em toda a logística no aumento do número de pedidos no e-commerce ou, no caso de vender em sites parceiros, conversar para que se preparem para uma possível alta no número de pedidos.  

Os realities são uma grande oportunidade de aumentar o awareness sobre uma marca e as conversões, atraindo um público potencial bem grande, como foi o caso de Niely nas duas edições do BBB.  

  

Apostar em realities shows estará na sua estratégia no próximo ano?  

 

Veja também