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Dicas para potencializar vendas no seu e-commerce em 2023

13/03/2023

Quer vender mais? Essa tarefa pode ser desafiadora, mas alcançável. 

 

Vender mais é o objetivo de empresas de inúmeros segmentos. No e-commerce, onde a concorrência é acirrada, não poderia ser diferente. 

 

Porém, mesmo com tantos adversários, a procura também é grande. Segundo o relatório Webshoppers de 2023 da NielsenIQ Ebit, líder mundial em medição, dados e análises de audiência, em 2022 o Brasil registrou recorde de faturamento no e-commerce, chegando a R$ 262 bilhões, o que representa um crescimento de 1.6% em relação a 2021. 

 

O processo de otimização das vendas do e-commerce pode ser desafiador, mas necessário para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, não adianta investir em uma boa plataforma, criar anúncios, gerar bons números de tráfego e depois apenas esperar pelo dinheiro. 

 

É preciso investir em estratégias de marketing digital adequadas para alcançar o público que tem interesse genuíno em adquirir o seu produto ou serviço. São justamente essas pessoas que se transformam em clientes. 

 

Quer você já esteja inserido neste meio ou está recém iniciando a sua aventura no digital, sempre há o que melhorar para aumentar as vendas no e-commerce. Por isso, separamos algumas dicas para que o seu público compre de maneira satisfatória e se fidelize à sua marca. 

 

Vamos lá? Continue lendo e saiba mais! 

 

E-commerce

Investir em SEO é um dos principais passos para vender mais no e-commerce

 

Dicas para vender mais no e-commerce 

 

Use o SEO da forma correta: 

O SEO é uma das melhores práticas para qualificar as pessoas que chegam até o seu site. Mas, para isso, é preciso escolher as palavras-chave corretas para o seu funil de vendas. Existem diversas ferramentas gratuitas que podem auxiliar nessa tarefa, como por exemplo, o Ubersuggest, o Keyword Planner do Google Ads ou o SEMrush. 

Existem dois tipos de palavras-chave: as head tails, que são palavras curtas e genéricas como “casaco”, e as long tails, que são mais especificas e contextualizadas, como “casaco preto inverno”. 

 

Basicamente, as pessoas que buscam utilizando as head tails ainda estão no topo do funil de vendas, pois pesquisam sem saber muito bem o que realmente desejam. Já as que pesquisam usando as long tails estão praticamente preparadas para comprar – e, por esse motivo, tendem a converter mais. 

 

Lembre-se de contemplar os dois tipos de palavras-chave em seu planejamento de e-commerce para que as estratégias da sua loja virtual atinjam todos as etapas do seu funil, certo? 

 

Além disso, crie boas meta descriptions (meta descrição), e estruture as heading tags da sua página, pois elas facilitam a identificação dos assuntos para os robôs do buscador e para o usuário. 

 

Aposte em boas fotos e vídeos:

Diferente das lojas físicas, no e-commerce, não é possível ver o produto ao vivo, tocá-lo, ver detalhes, experimentá-lo etc. Por isso, é essencial que você forneça informações completas sobre ele e exiba, claro, fotos ou vídeos de boa qualidade. 

Poucas fotos, qualidade ruim, edição exagerada e outros fatores podem destruir qualquer experiência de compra. Lembre-se que o objetivo aqui é oferecer conteúdo visual suficiente para que as pessoas consigam ter a noção mais próxima da realidade. 

 

Para tornar a experiência do usuário ainda melhor, considere adicionar recursos como zoom, imagens em 360° e panorâmicas. 

 

Destaque avaliações de outros compradores:

A prova social é um dos gatilhos mentais mais famosos que existem. Ela é usada como uma espécie de evidência para mostrar que existem outras pessoas, como você, que estão comprando e aprovando um determinado produto ou serviço. Um exemplo de prova social no e-commerce são as avaliações enviadas por usuários que já compraram o produto. 

Sem dúvidas, a experiência do cliente é potencializada quando vendas são humanizadas. Portanto, destacar depoimentos e avaliações de outros compradores mostra a usabilidade daquele produto em diversas realidades, cenários e perfis diferentes. 

 

Recomendamos que você destaque as avaliações mesmo quando existem comentários negativos. A melhor forma de lidar com eles é sempre com muita atenção, buscando entender o que pode ter acontecido naquele cenário específico e apresentando propostas de melhoria quando for o caso. 

 

Reduza os carrinhos abandonados:

Após adicionar os produtos no carrinho, existem diferentes motivos que podem levar o consumidor a desistir da compra. Uma boa estratégia para ajudar o e-commerce a aumentar as vendas é buscar reduzir o número de carrinhos abandonados. 

Existem diversas estratégias que podem ser seguidas para reverter o abandono de carrinho no seu e-commerce, como o retargeting, que usa anúncios personalizados para atrair consumidores que passaram por um site e não finalizaram uma compra. O método pode ser realizado no Google Ads e no Facebook Ads. 

 

Quando o visitante aceita os cookies no seu e-commerce, esses sistemas conseguem identificar os itens que ele demonstrou interesse, mas deixou para trás. Assim, você pode aproveitar essa informação para exibi-los novamente por meio de anúncios em sites parceiros ou nas redes sociais. Dessa forma, o cliente é lembrado da compra que não foi finalizada, tendo mais chances de voltar à sua loja e fazer o pedido. 

 

Conte conosco para vender mais no e-commerce 

Nós, da CRP Mango, somos uma agência especialista em e-commerce. Contar com o apoio de profissionais no assunto pode ajudar seu negócio a conquistar resultados incríveis e vender mais. 

 

Além de termos uma equipe completa com a expertise necessária, somos parceiros das principais ferramentas e plataformas de e-commerce, como VTEX e Shopify. 

 

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