Busca

Principais Indicadores do e-commerce no Brasil

03/11/2021

Analisar os indicadores sobre as vendas, comportamento do consumidor, segmentos que estão em alta, além de outras métricas do e-commerce no Brasil e do mundo digital é uma das maneiras para te ajudar em suas decisões estratégicas de investimento em seu site.

 

Se você tem ou pretende abrir uma loja virtual, suas ações de impulsionamento nas vendas também precisam ser digitais. Nada melhor do que os indicadores para proporcionar mais visibilidade e guiar suas ações de marketing digital, não é mesmo?!

 

Neste artigo vamos mostrar dados importantes do primeiro semestre 2021, de acordo com a 44ª edição do Webshoppers, um dos estudos de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento. Realizado pela Ebit | Nielsen, desde 2001.

 

 

Overview do e-commerce no Brasil no 1º Semestre de 2021

Você já deve ter visto em vários sites a notícia sobre o aumento nas vendas do e-commerce. Segundo as informações colhidas pela Ebit Nielsen, o comércio virtual atingiu o seu maior patamar esse ano, totalizando 53 Bi. Aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2020.

 

Vale lembrar que em 2020 esse mesmo estudo já havia apontado crescimento de 55% em relação a 2019. Portanto, em menos de dois anos, o e-commerce exponenciou no mercado brasileiro.

 

  • Consumidores digitais impulsionados pela pandemia continuam comprando online

Ao mesmo tempo que aumentam as vendas, o número de consumidores também continua aumentando. O indicador apontou 3% de aumento em 2021, versus 40% em 2020. Podemos observar que os novos consumidores de 2020 continuam comprando e não abandonaram o comportamento impulsionado pelo início da quarentena.

 

  • Ticket médio sobe entre novos consumidores

Os consumidores que já compravam continuaram comprando, já os novos compradores são os que mais gastam. Entre esses dois públicos, a pesquisa indicou aumento de 22% nas vendas. Sendo 20% a mais entre os consumidores recorrentes e 31% entre os novo.

 

Uma informação positiva, que demonstra estabilidade para o setor, mesmo com a reabertura das lojas físicas.

 

  • Segmentos de departamento e esportivo são destaque em número de pedidos e faturamento

Na visão das categorias, os segmentos de lojas virtuais que comercializam produtos de departamento e esporte foram os que tiveram maior crescimento com relação a variação de número de pedidos e faturamento.

 

Lojas de departamento registraram aumento de 37% de faturamento e 14% em números de pedidos. O segmento de produtos esportivos apontou 48% de faturamento e 37% a mais de números de pedidos.

 

  • Casa e Decoração e PetShop mantém crescimento

Além do esportivo e de departamento, outros dois segmentos que também apontaram crescimento expressivo em 2020 e se mantém com um bom faturamento em 2021 foi o de Casa e Decoração, com alta de 155% em vendas e 67% em pedidos

 

Já o mercado Pet apontou 56% a mais em volume de vendas e 48% em relação à pedidos, no primeiro semestre de 2021.

 

  • Maioria dos consumidores usam sites de busca e mídias sociais para encontrar lojas virtuais

Não importa o segmento, sempre o caminho mais comum que os consumidores utilizam para encontrar as lojas que procuram são por meio das redes sociais e dos sites de buscas.

 

No segmento Casa e Decoração, 54% dos consumidores usam os buscadores e as redes sociais para encontrar lojas. Em seguida, o segmento automotivo é buscado nas redes sociais e sites de buscas por 50% dos consumidores. Em terceiro lugar estão as lojas de roupas e calçados, com 45%

 

Outras maneiras de encontrar um e-commerce no Brasil:

  • Sites de comparação de Preços
  • Promoção via e-mail
  • Recomendação
  • Site do fabricante

Esse indicador nos guia para entender a importância de investir em conteúdo, estratégias de SEO, além dos anúncios em mídias.

 

Quando o objetivo é ser encontrado para vender mais, o marketing digital deve estar ativo e marcar presença nas mídias sociais, além de estar bem posicionado nos sites de buscas, como o google.

 

  • Celular é o meio preferido para comprar online

Outro dado importante para guiar suas ações de marketing digital para o seu e-commerce é focar suas estratégias de usabilidade do seu site para o mobile.

 

Todo mundo está com o celular na mão e é por meio dele que as compras também são efetivadas. A cada ano esse dado só aumenta.

 

No primeiro semestre desse ano o aumento no faturamento por meio dos aparelhos móveis cresceu 28,4% e o valor em pedidos chegou a 56,3mi, quase 9% a mais em relação ao mesmo período de 2020.

 

  • Regiões Sul e Norte do Brasil apontam crescimento

Região Sudeste é a que mais contribui para o faturamento do Brasil, mas região Sul e Norte são as que mais crescem durante o primeiro semestre, com 57% e 52% de crescimento respectivamente.

Analisar o mercado e o comportamento do consumidor são estratégias essenciais de planejamento para qualquer negócio. Aproveite para avaliar quanto o seu comércio eletrônico cresceu e quanto ele ainda pode crescer. Faça um checklist com as principais ações que precisa incluir nas suas estratégias de vendas.

 

Dica: Salve este post e compartilhe com sua equipe. Se precisar de ajuda para desenvolver suas ações de marketing digital, é só chamar a CRP Mango.

 

Veja também