Busca

CRP Mango: 20 anos

20/07/2022

CRP Mango: 20 anos

20 anos para uma empresa pode ser um tempo enorme, mas, para a CRP Mango, é apenas o começo de uma jornada. Em um país no qual a maioria das empresas não chega aos 10 anos de vida, chegar às duas décadas de trabalhos e projetos entregues, sempre priorizando a qualidade e o bem-estar dos funcionários, é uma situação diferente do cotidiano.

 

Ainda mais quando pensamos em toda a trajetória da empresa, a CRP Mango se modificou e se adaptou a cada momento particular, entendendo as transições que a tecnologia passava e incorporou o marketing como uma razão de existir também. Talvez, por isso, a empresa chegue aos seus 20 anos de existência de forma completa e estabilizada, pensando em cada passo e cada plano como o primeiro.

 

Neste artigo, o COO (executivo-chefe de operações) e fundador da CRP Mango, Diego Puerta, contou mais sobre a empresa e a sua história.

 

Equipe da CRP Mango, em 2021.

 

O início da CRP

A CRP Mango começou como uma empresa de tecnologia criada por colegas de faculdade em 2002. Inicialmente chamada de CRP Software, a companhia foi construída por alunos do curso de Sistemas de Informação que desejavam trabalhar com o desenvolvimento de sistemas, softwares e aplicativos. Segundo Diego, o nome CRP, inclusive, vem das iniciais dos sobrenomes dos fundadores.

 

Agência de Marketing Digital

 

Dentro do paradigma tecnológico do início dos anos 2000, a empresa buscava trazer a informatização e o desenvolvimento e melhoria da tecnologia existente para os seus primeiros clientes, como algumas franquias do curso de Inglês Wizard. Longe do aspecto digital e das plataformas SaaS que tomaram conta do mercado nos anos seguintes.

 

A partir de meados dos anos 2000, a CRP migrou para o digital, tendência do mercado de tecnologia em expansão. Além da demanda para isso, Diego diz que era uma vontade de expandir um pouco o leque de trabalhos realizados e encontrar um novo mercado.

 

Segundo ele, foi uma época de bastante aprendizado, exploração de ferramentas e criação de tecnologias, levando a CRP a fazer sites, CMS – Content Management System, Hotsites, aplicações com a tecnologia flash e muito mais. Entretanto, a empresa ainda trabalhava apenas com a parte tecnológica, sem envolver criações internas ou partes de marketing digital. Para isso, o COO afirma que eram feitas parcerias ou havia o recebimento de criações prontas para serem colocadas no ar.

 

Entre os projetos deste período, estão o desenvolvimento de sites específicos para o relacionamento com investidores para diversas marcas, projeto realizado em parceria com uma assessoria.

 

CRP Mango: tecnologia e, agora, também marketing digital

A passagem para o digital, ainda com uma perspectiva de um fornecedor e desenvolvedor de tecnologia, trouxe um contato maior com empresas que necessitam de uma área completa. Isto é, não apenas programadores e desenvolvedores, mas também pessoas que gerenciem o marketing, façam planejamentos, design e conteúdos.

 

A partir de 2010, a realidade era de um mercado mais consolidado neste sentido, ainda que de forma inicial. Neste sentido, a CRP atuou em parceria com diversas marcas, dando vida a projetos grandes e com um sentido social também. Um deles foi o Corredor Twitteiro do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. A ação realizada em parceria com uma agência visava aumentar a relevância da instituição no Twitter, rede social mais popular do momento.

 

Segundo Diego, foi criado um hotsite no qual era reproduzido o trajeto da tradicional Corrida do GRAACC de forma virtual e 3D, sendo que o movimento do corredor era controlado pelos tweets feitos com a hashtag escolhida em tempo real. Quanto mais ela fosse twittada, mais longe o corredor iria. A ação deu bastante certo, chegando a ser compartilhada pelo jogador à época, Ronaldo Fenômeno, fazendo o corredor concluir a corrida e o número de acessos aumentar vertiginosamente.

 

No meio dos anos 2010, a necessidade de contar com uma parte de marketing digital levou a CRP a se unir à Mango Digital, uma agência de marketing digital que não contava com serviços de tecnologia e desenvolvimento. A sinergia entre os fundadores deu origem à CRP Mango, primeiramente como uma Joint Venture e, posteriormente, como uma fusão definitiva.

 

Após a união entre as duas empresas, a agora CRP Mango entregou diversos projetos, como todo o e-commerce e o planejamento de mídias digitais da Dona, os projetos de rede social da Pentel e da ANFARMAG e também projetos de site com a HarperCollins Brasil e Darrow Brasil.

 

Parceria com a L’Oréal Brasil

Além dos projetos citados pelo COO, destaca-se a parceria de anos entre a L’Oréal Brasil, filial brasileira da maior empresa de beleza do mundo, e a CRP Mango. São inúmeros os projetos colocados em prática e a administração de portais de todas as marcas do grupo ao longo dos últimos 10 anos com diversos objetivos: melhorar a UX dos sites, otimizar o trabalho de SEO, aumentar as vendas, tornar o conteúdo mais dinâmico etc.

 

Entre os projetos destacados, está o site Voz da Beleza, um portal de informações criado e desenvolvido pela CRP Mango, que contém conteúdos exclusivos das marcas L’Oréal. Por exemplo, nesse espaço estão respostas para dúvidas comuns sobre hidratação da pele, tinturas de cabelo e desodorantes, entre outras questões diversas que fazem sentido para o público consumidor dos produtos da marca francesa.

 

Portal Voz da Beleza: Parceria da L’Oréal Brasil com a CRP Mango

 

Contudo, mais do que apenas responder dúvidas comuns que consumidores possam ter, o Voz da Beleza é um portal para contato com a marca, permitindo o aumento do relacionamento e o envio de sugestões/reclamações. A execução do projeto garantiu uma mudança e aproximação entre as marcas da L’Oréal e seus clientes brasileiros, sendo parte de uma das missões da CRP Mango em seus projetos: conectar pessoas).

Para conhecer o Voz da Beleza, acesse o link aqui.

Uma empresa sobre pessoas

A CRP Mango é uma empresa construída pelas pessoas que passaram por ela. Diego Puerta falou sobre isso: “Não há nada mais valioso que o time. Ou seja, entregamos a capacidade intelectual deles para o mercado”.

 

Durante todos os anos de sua existência, passaram centenas de pessoas pela empresa com muitas histórias de crescimento profissional e pessoal, histórias felizes na maior parte das vezes, segundo o COO: “Desde 2007, 2008, quando a empresa cresceu um pouco mais, as pessoas entravam com um sonho e, logo depois, estavam alcançando. Eu pensava ‘Conheci esse menino saindo da faculdade, ainda sem saber o que fazer direito’. Pessoas que se tornaram profissionais gabaritados. Isso me faz ver um propósito”. E diversas dessas pessoas mencionadas ainda estão na empresa, se desenvolvendo, evoluindo e tomando posições mais altas.

 

 

O que os próximos 20 anos reservam à CRP Mango?

Nas últimas duas décadas, todo o cenário de tecnologia mudou de forma constante e em ritmo acelerado. Se, em 2002, falar sobre redes sociais seria visto com estranheza e não seria um termo compreendido; em 2022, é praticamente impossível elaborar estratégias de marketing digital e tecnologia sem contar com os gigantes Facebook e Google.

 

A única certeza sobre o futuro é que as mudanças vão continuar acontecendo e é preciso se preparar sem medo para o que ele reserva a todos. Uma estatística interessante que Diego menciona é que, segundo o Fórum Econômico Mundial, em relatório Futuro do Trabalho, 65% das crianças que iniciam o primário hoje devem trabalhar em empregos que ainda não existem. De certa forma, isso já era uma realidade nos anos 90 e 2000, mas deve se aprofundar com o tempo.

 

O mundo se transforma e, assim, é a realidade que a CRP Mango enxerga o seu futuro. Nas palavras do fundador Diego Puerta sobre o que acontecerá em 20 anos com a empresa: “com certeza, trabalharemos com algo que ainda não existe”.

 

Vendo a perspectiva de uma marca que começou desenvolvendo sistema, se tornou digital e abraçou o marketing, essa adaptação ao mercado e a entrega de grandes projetos, transformando a vida das pessoas no caminho, é um fato para o futuro próximo e distante.

Para saber mais sobre a atuação da CRP Mango, acesse aqui.