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Conheça os melhores livros de marketing

14/02/2022

Conheça os melhores livros de marketing   

Livros são uma das formas mais importantes de se desenvolver pensamento crítico. Muito mais do que apenas contar uma história, eles permitem a absorção de conhecimento e reflexão sobre a realidade. Livros de Marketing não diferem dessa premissa. Eles informam e convidam o seu leitor a aplicar as ideias em sua realidade.

 

A partir da leitura de pensadores como Philip Kotler, David Ogilvy, Al Ries e Jack Trout, é possível entender um pouco mais sobre a história do marketing, como também aplicar ideias do passado no presente. Com isso, podemos compreender melhor sobre nossas funções e o que podemos fazer para termos sucesso em diversos tipos de estratégia. Além disso, a chegada de novos livros e conteúdos ao mercado permite ao profissional se atualizar e entender melhor as novas tendências para poder aplicá-las na sua atuação.

 

Qual o primeiro livro sobre marketing?

Ainda que o marketing esteja presente em formas primárias desde sempre, o processo de escrever sobre ele é relativamente recente. Inclusive, até o uso atual do seu nome data de pouco mais de 100 anos. Antes dos anos 20, o termo marketing era mais utilizado para o ato de ir ao mercado ou comprar e vender produtos, sendo as técnicas para divulgar ou convencer um consumidor a comprar um uso apenas secundário.

 

Possivelmente, o primeiro livro a mencionar o nome marketing de forma explícita é Principles of Marketing, de Fred Emerson Clark. O livro foi publicado em 1922 e pode ser encontrado aqui.

 

Completando 100 anos neste ano, Principles of Marketing, entretanto, não lida com o marketing que estamos acostumados. Ele ainda se refere mais ao movimento dos mercados, dando um excelente panorama sobre o campo de compra e venda de alimentos nos EUA. Por isso, é difícil precisar qual seria o primeiro livro sobre marketing como conhecemos hoje. Algumas publicações candidatas para uma disputa seriam:

 

  • Tested Advertising Methods, por John Caples (1931)
  • Scientific Advertising, por Claude Hopkins (1923)

Nesta época, os estudos sobre marketing já existiam e reuniam diversos autores e pesquisadores na American Marketing Association. Desde 1936, a associação publica também o Journal of Marketing, publicação que trouxe muitas publicações relevantes para o entendimento da ciência do marketing como o artigo Product Differentiation and Market Segmentation as Alternative Marketing Strategies, por Wendell R. Smith, um dos primeiros a falar sobre segmentação de mercado de forma clara.

 

Quais os melhores livros de marketing?

Entrar em uma loja online de livros e procurar por marketing é ser arrebatado com a quantidade gigantesca de livros sobre o assunto. Só no departamento de Livros da Amazon, uma busca pelo termo “marketing” retorna mais de 60 mil resultados! Então, como é possível escolher o livro ideal para ler sobre o marketing?

 

A dica mais fácil a se dar nesse momento: Saiba o que está buscando. Se você deseja ler aspectos teóricos, fundamentos do marketing, autores específicos, tendências para os próximos anos ou se você está buscando o melhor livro de marketing digital.

 

Abaixo, vamos deixar cinco dicas de livros de marketing para você iniciar as suas leituras.

 

Confissões de Um Publicitário por David Ogilvy

David Ogilvy, um dos maiores publicitários de todos os tempos, não poderia ficar fora da lista. O livro funciona como um legado de sua obra, contando seus percalços e também dando dicas de como se tornou um destaque dentro da publicidade. Mesmo se você não trabalha com marketing, é um livro que vale a pena ler.

 

A Bíblia do Marketing Digital por Cláudio Torres

Um livro mais direto, o guia explica todas as etapas do marketing digital, trabalhando com as ferramentas para a sua utilização atual. O guia ainda possui conteúdos práticos e explicações sobre fundamentos básicos para implementar uma estratégia.

 

Posicionamento por Al Ries e Jack Trout

Eleito pela Advertising Age como o melhor livro de marketing de todos os tempos, é um livro necessário para todo profissional da área. Como seu próprio nome diz, ele trata sobre o posicionamento de um produto e de um serviço como uma ferramenta de comunicação para atingir uma segmentação do público.

 

É um livro que serve para entender como é possível se destacar da concorrência ou se tornar tão presente que o público já vê como uma parte imutável da sociedade.

 

Marketing 4.0 por Philip Kotler

O pai do marketing não poderia ficar fora da lista de indicações. Em seu quarto livro da série Marketing, escrito ao lado de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler explica e demonstra as transformações da passagem do marketing para o digital. Isto é, ele aborda como devem ser adotadas novas práticas que compreendam como a conectividade mudou o marketing.

 

Segundo o autor, é necessário mais do que focar em produtos ou serviços, é preciso focar na jornada do cliente para sua melhor condução até a fidelização para com a marca.

 

Marketing na Era Digital por Martha Gabriel

Ao lado de Rafael Kiso, Martha apresenta neste manual diversos conceitos essenciais e conhecimento para que cada profissional do marketing possa expandir seu conhecimento e aprimorar sua atuação rapidamente.

 

O livro lida com estratégias de forma teórica e também suas aplicações. Uma leitura aprofundada do conteúdo permite analisar perfeitamente o cliente e estipular como devem ser os planejamentos para ele.

 

A Vaca Roxa por Seth Godin

Um livro clássico, A Vaca Roxa começa explicando a necessidade de mais que uma propaganda para convencer pessoas a adquirirem um produto. Godin examina a necessidade de ir atrás de estratégias que fujam do comum para chamar a atenção.

 

Podemos dizer que o livro advoga pela necessidade de criar, de se tornar algo que chame a atenção para que os possíveis consumidores se sintam atraídos ao ponto de fazer qualquer coisa para consumir.

 

Agora é só aplicar o que aprendeu!

Após ler os livros sugeridos (e mais diversos outros que você quiser!), é hora de começar a trabalhar novas estratégias que favoreçam a sua empresa ou os clientes para os quais você trabalha, certo? Sim, definitivamente certo!

 

Porém, só fazer isso pode não trazer os melhores resultados. Contar com equipes que possuam especialistas em diversas áreas e possam melhorar a presença online do seu cliente, assim como a sua, é fundamental.

 

Para isso, conte com agências como a CRP Mango. Com elas, é possível extrair o melhor das ferramentas de marketing para o seu negócio e estar atento a todas as novidades.

 

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