28/09/2023
Um dos maiores eventos de tecnologia, negócios digitais e inovação do Brasil, o Digitalks Expo 2023 atraiu mais de nove mil visitantes nos dias 23 e 24 de agosto. O congresso foi recheado de participantes de diversos segmentos, como o marketing digital, a inteligência artificial, o SEO e também influencers, que trouxeram um pouco da sua perspectiva em gerar e trabalhar conteúdos.
O público recorde nas últimas edições teve acesso a cerca de 120 expositores e mais de 300 palestrantes, que se dividiram entre 15 palcos diferentes no São Paulo Expo.
A CRP Mango esteve presente com um estande, cobrindo o evento e na palestra “Special Track | Black Friday 2023: o que esperar e como se preparar?”, apresentada pelo nosso COO Diego Puerta e por Edouard Hieaux, da Shopify. Além disso, nossa redatora e social media Tayane Sette e nossa designer UX/UI Paulina Cood foram finalistas no Prêmio Profissional Digital ABRADi Digitalks 2023.
Veja mais como foram os dois dias de evento do Digitalks Expo 2023.
Em 2022, o tema Inteligência Artificial ainda parecia um pouco distante do convívio diário, ainda que já existissem diversas ferramentas que se enquadram no tema. Porém, desde o surgimento e expansão do ChatGPT, a IA se tornou foco de, praticamente, todo grande evento de negócios digitais. Por isso, não seria de se estranhar que o Digitalks Expo 2023 seguisse o mesmo caminho.
Na primeira palestra do dia, o Keynote “Inteligência Artificial & a (r)evolução nas profissões”, com a renomada autora e pensadora de temas de tecnologia e marketing Martha Gabriel, as ferramentas de IA foram muito abordadas com um viés sincero e direto. Martha buscou desmistificar conceitos equivocados e trazer analogias sobre a evolução tecnológica, destacando que é preciso entender, aceitar e trabalhar com a IA, já que ela não vai a lugar algum. Neste sentido, Martha ainda deixou claro que dificilmente a tecnologia vai roubar o emprego de alguém na área digital.
Entre os diversos palcos com assuntos muito interessantes, o palco WP.SEO.ACADEMY, parceria da Hedgehog Digital e da Apiki, se destacou no tema que está no seu próprio nome: SEO. Abordando mais sobre como ferramentas de IA podem otimizar o trabalho de redatores e especialistas no tema, os palestrantes trouxeram insights, como buscar sugestões e palavras-chave pelo ChatGPT, acelerando o trabalho.
Ainda no período da manhã, no palco da ABRADi, o painel “Adobe: Construindo marcas com IA” contou com lotação máxima e bastante curiosidade dos presentes. Erica Dal Bello, representante da Adobe; Diego V. Terrer, da iComunicação; e o moderador Alexandre Garcia, da Hiro, conversaram sobre como a criação mudou com ferramentas de IA incluindo o Midjourney e o Adobe Firefly.
Os participantes falaram sobre a simplificação dos processos com o uso dessas ferramentas, otimizando o trabalho para deixar a criatividade fluir, além da possibilidade generativa a partir de bancos de dados próprios da empresa e gratuitos. Eles também falaram sobre a ferramenta Generative Fill, que pode expandir uma imagem colocada, como capas de álbuns.
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O segundo período do dia começou com grande audiência no palco principal, onde Igor Coelho, o Igor3K, Amanda Colaço e André Gaigher, dos Estúdios Flow, participaram do painel “Desafios do Ecossistema Digital: inovação, disrupção e adaptação”. Os membros do Flow falaram sobre as mudanças dos últimos anos na sua estrutura, como superar os momentos de crise e também sobre produção de conteúdo.
No mesmo palco, a maior audiência do dia foi para Fred Bruno, Henrique Pedrotti, o Chico, e Pedro Drable, que são da NWB. Os participantes apresentaram o case “Supercopa Desimpedidos: a história por trás da maior collab da internet”, onde os dois primeiros participaram de forma direta por serem membros do Desimpedidos.
Foram abordadas as questões sobre criação de conteúdo e os números que o torneio entre artistas e influencers atingiu nos últimos anos. Fred trouxe ainda um pequeno spoiler: a Supercopa Desimpedidos de 2023 deve contar com times próprios, com camisas feitas por empresas esportivas grandes, gerando engajamento e pertencimento em quem gosta de assistir o torneio.
Mais perto do fim do dia, no palco Master Talks, João Villa Savatin, da Reckitt,Talita Azevedo e Luara Canobre, ambas da Squid, apresentaram a palestra “Fazendo marketing de influência com dados reais”, na qual abordaram estratégias com influenciadores baseadas em dados coletados por ferramentas próprias. Um dos cases apresentados, da marca Vanish, se mostrou sucesso mesmo dentro do nicho dos criadores de conteúdo.
No segundo e último dia do evento, seguimos com a programação cheia de palestras inovadoras e muitas conexões. Influencers também marcaram presença, como o youtuber e fundador do Fluxo, Nobru, que junto com o Guilherme Costa, Head de Marketing da SmartFit, e Allan Fernandes, diretor da 3C Gaming, comentaram sobre a expansão dos e-sports para gerar conexões com outras pessoas nas redes.
Além das conexões e tecnologia que vivemos e participamos, no palco ABRADi, logo após o almoço, tivemos uma palestra muito importante para os negócios. Com mais pessoas que cadeiras disponíveis para ouvir Diego Puerta e Edouard Hieaux comentarem sobre o que esperar e como se preparar para a Black Friday desse ano.
Hieaux, da Shopify, iniciou a palestra dizendo que espera números significativos de vendas na plataforma na Black Friday desse ano e que o momento de iniciar as ações são dois meses antes da Black Friday, ou seja, em setembro. “Daqui exatamente dois meses é a Black Friday. Vocês já estão preparando as ações que vão fazer?”, pergunta Hieaux para a plateia lembrando que viu naquela manhã a data da Black Friday 2023, que acontece no dia 24 de novembro, exatos dois meses daquele segundo dia de Digitalks, no 24 de agosto.
A plateia que escuta e anota atentamente cada fala de Hieaux e Diego mostra que “não” com a cabeça para a pergunta feita. Diego segue com a palestra e diz que junto com o planejamento para as ações da Black Friday é preciso pensar no mobile e que isso é tão importante quanto demais ações. Ter o site rodando perfeitamente de forma responsiva garante conversão de vendas, afinal, durante a Black Friday os descontos já são esperados pelo consumidor.
Minutos após o término da palestra no palco ABRADi, tivemos nossos parceiros da L’Oréal no palco ao lado, o Master Talks, com Guilherme Eler, Diretor de Novos Negócios e Inovação da empresa no Brasil, falando sobre o tema: Hackeando a experiência de beleza, criando o futuro do e-commerce.
O Grupo L’Oréal é a maior empresa de cosméticos do mundo e com a tecnologia está conquistando ainda mais espaço no mercado de beleza no futuro do e-commerce. A L’Oréal Brasil se tornou a primeira empresa do segmento a trazer soluções atreladas às experiências digitais do cliente em seu e-commerce com base de dados e Inteligência Artificial.
Com isso, Guilherme apresentou o GORJS, “que seria como uma entidade que se organiza dentro da Web3 onde ela reúne vários criadores 3D para eles poderem setar(sic) como será a beleza nesse ambiente garantindo que será uma beleza mais inclusiva, diversa e com mais representatividade”, explicar Eler.
Além da preocupação em manter um ambiente inclusivo dentro das plataformas digitais com a IA, Eler também apresentou um filtro que foi desenvolvido para as reuniões do Microsoft Teams em que é possível colocar maquiagem da Maybelline (uma das marcas do Grupo L’Oréal) para utilizar durante as reuniões virtuais. “Eu uso, normalmente eu não coloco os que tem a maquiagem mais forte, mas utilizo aqueles que fazem pequenas correções”, brinca Guilherme.
Nossos parceiros da Rádio WebConectados da FUNSAI Ipiranga estava no evento gravando podcasts exclusivos com convidados sensacionais. Participaram por lá clientes, colaboradores da CRP Mango e celebridades, como o João Suplicy, que conversou um pouco com a gente sobre o lançamento de seu novo EP “Ao Pé do Ouvido”. Suplicy comentou que divulgar um trabalho autoral nunca é fácil, mas com a internet se tornou mais democrático que há 20 anos. “Todo mundo consegue expor seu trabalho na rede de uma certa forma, mas por outro lado para isso alcançar um público maior ainda, tem aí o YouTube, as plataformas digitais, as redes sociais, então de certa forma trouxe mais oportunidades e possibilidades para mais pessoas”, completa.
Quer ouvir o podcast com todos os participantes do Digitalks Expo 2023? Acesse o link abaixo na playlist:
Por volta das 18h, a bateria da escola de samba do Acadêmicos do Tatuapé abriu a pista que aconteceu no mesmo local que o palco Congress, na parte final do São Paulo Expo. Naquele momento, estava liberado o happy hour e o momento de descontração mais aguardado: o DigiParty.
Mas antes de começar para valer, tivemos a premiação do Profissional Digital ABRADi Digitalks com três homenageados, 12 categorias de profissionais e cinco executivos. Neste ano, tivemos uma participação inédita no prêmio com duas colaboradoras CRP Mango como finalistas, a nossa redatora e social media Tayane Sette e nossa designer UX/UI Paulina Cood. “Foi bem legal participar do prêmio e conhecer tantos profissionais incríveis em todas as categorias”, comenta Tayane.
Após a premiação, tivemos algumas horas de festa para celebrar todas as conexões e descontrair depois de dois longos dias de evento.
Aguardamos ansiosamente o próximo Digitalks Expo em 2024!