Saiba mais sobre o ROI em Martechs

Martech foi o tema do primeiro encontro da série Digitalks Executive, evento que reúne líderes de empresas, decisores do marketing e executivos envolvidos em inovação, tecnologia e marketing. A série será composta de eventos mensais com diferentes temáticas, sempre envolvendo o meio digital e a tecnologia. Na abertura da série, nosso COO Diego Puerta foi mediador de um interessante debate com o tema "O ROI da questão: investimentos em martechs", ao lado de Guilherme Stefanini, da Gauge, e Gian Martinez, da Winnin. Entre análises sobre as perspectivas futuras e sobre o cenário que se apresentou ao mundo a partir de 2020 com a pandemia, foi mostrado um caminho para o investimento em tecnologia e marketing.
Para entender melhor sobre o evento, vamos explicar um pouco mais sobre os temas e como podemos interpretar os dados apresentados.
Como podemos perceber, martech é a junção das palavras marketing e tecnologia, gerando um novo termo para entender o conceito de tecnologias, como softwares, ferramentas digitais e robôs, que auxiliem a implantar, mensurar e analisar campanhas de marketing. Essa união de "marketing" e "technology" está presente, ainda que de forma inicial, na vida de muitos profissionais de marketing.
O surgimento dessas tecnologias objetiva tornar o trabalho mais fácil e preciso, evitando decisões incorretas e estratégias inadequadas. Da mesma forma, as tecnologias auxiliam também a chegar em resultados melhores e adequados ao que foi pensado.
Basicamente, as martechs vão lidar com:
Como podemos ver, praticamente toda área de marketing trabalha com martech.
Um dos principais KPIs (indicadores-chave de performance) é o ROI, sigla para a expressão em inglês Return On Investment. Por serem palavras bem próximas do português, é fácil de entender o que essa métrica significa: retorno sobre o investimento. Ou seja, a partir deste indicador, sabemos qual o retorno financeiro de uma empresa sobre o que foi investido.
O ROI pode medir:
E o ROI não envolve apenas o dinheiro investido em anúncios, por exemplo. Ele está relacionado a todo valor despendido em uma estratégia, incluindo aquisição de ferramentas, treinamento de funcionários, contratações e qualquer outra situação que envolva gastos. Dessa forma, é possível saber se vale a pena realizar o investimento ou se é preciso remanejar e alterar estratégias.
A métrica é medida de forma bem simples: Receita gerada menos os custos com o valor gerado pela subtração dividido pelos custos. Assim, temos um valor tangível e mais compreensível para redirecionar ou aumentar esforços em uma estratégia. Veja abaixo a fórmula:
Para ter a correta mensuração de estratégias de marketing, é preciso contar com agências especializadas em tráfego, tecnologia, mídia paga e marketing digital, como a CRP Mango. Saiba mais sobre como um planejamento correto pode ajudar a sua marca clicando aqui.
No Digitalks Executive, o retorno de investimento em martechs foi o tema do debate que contou com a mediação de Diego Puerta, COO da agência de marketing digital CRP Mango. Além dele, participaram também Guilherme Stefanini, CEO da consultoria de produtos digitais e performance Gauge, e Gian Martinez, CEO da Winnin, empresa de softwares que potencializa o processo criativo com dados. A mediação de Diego trouxe dados importantes, como o número de investimentos em tecnologias para o marketing: 21 milhões de dólares no início de 2021. Esse aumento foi causado pela mudança no cenário com a pandemia, que forçou consumidores a adaptarem seus hábitos para o ambiente digital.
Mas, mais do que apenas o aumento do investimento financeiro, o debate encontrou um denominador comum: é preciso medir como e quanta eficiência o investimento em tecnologia traz para uma empresa e isso envolve qualidade do trabalho e o bem-estar de uma equipe de trabalho. Segundo Gian Martinez, é necessário saber sobre o impacto das martechs na jornada de trabalho e se elas permitem um trabalho criativo de maior qualidade.
Outro ponto que a discussão debateu foi a necessidade de possuir equipes qualificadas e que se especializem em novas ferramentas com o passar do tempo, mas que também possuam soft skills (habilidades interpessoais, habilidade comunicacionais, etc.) para garantir resultados melhores. Ou seja, não basta apenas assinar ferramentas e contratar especialistas, é fundamental criar um time balanceado e que saiba extrair o melhor daquele modelo.
No próximo mês, acontece o segundo evento da série Digitalks Executive, dessa vez com o tema Industry. O evento contará com palestras, debates e apresentações feitas por líderes em suas indústrias, trilhas de conteúdo e área de negócios.
O evento será presencial e online, no modelo híbrido. As inscrições estão disponíveis em: https://digitalks.com.br/agenda/digitalks-executive-industry/
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