15/02/2024
Memes são uma forma de comunicação rápida, prática e direta, que se espalha de maneira viral em toda a internet. Sabendo disso, não seria difícil de imaginar que empresas pensassem na sua utilização dentro do marketing, mas como usar memes no marketing digital da sua empresa de uma forma correta?
Poderíamos dizer que é fácil, mas, na realidade, é um trabalho que envolve timing, sensibilidade e percepção sobre como o público te enxerga. Por exemplo, se a sua empresa sempre se comporta de forma séria e não dá muito espaço para mídias mais leves na rede social, os memes podem ser mal recebidos ou ficar meio deslocados.
Pensando em como uma empresa poderia usar memes na sua comunicação interna ou externa, preparamos um artigo especial para ajudar a pensar neles. Veja nos próximos itens!
Se você não é um usuário frequente de redes sociais, talvez se pergunte: O que é um meme? E está tudo bem se questionar isso, afinal, muitas pessoas sabem o que é um meme, mas não tem ideia de como explicá-lo de uma forma teórica.
Memes são imagens, vídeos ou gifs que transmitem uma mensagem que pode ser adaptada e interpretada local ou globalmente. Eles são transmitidos por meio de cópia e compartilhamento pessoal, sendo seu nome originado do grego mimema (que significa algo como imitação) a partir do conceito cunhado pelo biólogo Richard Dawkins no seu trabalho “O Gene Egoísta” (1976).
Basicamente, um meme é um pedaço de informação que carrega um sentido e é compartilhado, podendo ser adaptado diversas vezes, carregando novos sentidos. Os memes também podem advir de conhecimentos culturais prévios (inclusive de outros memes), criando uma narrativa complexa que pode só ser clara para quem está dentro daquela comunidade.
Este é o meme original do Homem-Aranha apontando para si mesmo, surgido a partir de um frame do desenho original do Homem-Aranha dos anos 60. Ele traz a ideia de que a crítica de uma pessoa sobre um ato é praticada por ela mesma ou, então, que as pessoas são iguais, em essência. Totalmente diferente da real história do episódio.
Porém, com o tempo, a internet foi se aproveitando e criando novas versões como esta aqui:
E trazendo novos significados, como este que fala sobre a semelhança fonética de três expressões em inglês (mas que são completamente diferentes gramaticalmente):
Ou esta que envolve uma nova camada de conhecimentos pop. Neste caso, um meme do Homem-Aranha para explicar assuntos relacionados ao universo de Pokémon:
Incrível, né? Um pedaço de informação descontextualizada se torna um meme viral e é aproveitado por um grande número de pessoas para criar as suas próprias informações que acabam circulando na internet. Mas como usar os memes no marketing?
É possível que você já tenha usado até sem perceber. Seja na comunicação interna ou externa, eles acabam sendo uma forma de amenizar o tom de comunicações, então é normal que muita gente use sem saber. Mas para utilizá-los de forma adequada e com sucesso, é preciso pensar de um modo estratégico, sabendo quando, como, o porquê, para quê e se o timing está certo.
Se estamos falando de meme, ninguém quer receber o meme abaixo após um post porque errou no tom e no momento, né?
Vamos ver alguns pontos para ficar atento na hora de inserir memes na sua comunicação:
O ideal é apostar em memes de fácil entendimento e que gerem uma reação positiva no público. Sabemos que nem todo meme é positivo, logo, imagine qual seria a reação das pessoas se uma concessionária de energia publica um meme sobre “pagar boletos”? Não é bom, afinal, ninguém gosta de pagar contas (e falar sobre pagar boletos em forma de meme em 2024 é totalmente fora do timing).
Se a comunicação de uma empresa é muito sisuda e séria, não adianta fazer um rebranding rápido e começar a aplicar memes na comunicação do dia para a noite. É preciso fazer uma transição gradual, com cuidado e respeito. O efeito de choque não é nada recomendado aqui!
Por que você precisa saber o que é branding?
Memes estão cada vez mais dinâmicos, certo? Ou você os utiliza na hora certa ou vai se tornar algo meio cringe (um meme da Geração Z para algo desconfortável ou que cause vergonha alheia). Mas mais do que isso, é preciso saber o timing da sua empresa também! Não pega bem (internamente, inclusive) ter comunicações recheadas de memes e diversão, enquanto a empresa está sabidamente passando por dificuldades financeiras.
Nem tudo vai funcionar para o seu perfil, contudo, com um pouco de esforço, é possível encontrar soluções para isso. Apostar em modificações e adaptações é bem interessante, além de privilegiar temas parecidos.
Busque ter uma estratégia além dos memes, ok? É preciso manter outras publicações, outros tipos de conteúdo e ter variedade sempre. Por exemplo, atualmente, conteúdos em vídeo com pessoas falando são muito bem recebidos, por que não tê-lo na sua estratégia também? Variedade é sempre bom para redes sociais e para cativar o cliente.
Toda estratégia gera resultados, logo, a inclusão dos memes no seu marketing deve ser analisada. Pode não gerar efeito algum, como pode trazer bastante engajamento, por exemplo. É preciso medir a reação do público em números e qualidade.
Ah, e voltando para o meme do Homem-Aranha. Ele foi utilizado para divulgar o filme No Way Home, sendo o que o mundo pop chama de fan service (ato de agradar ao público por colocar informações ou histórias da forma desejada pela comunidade). O meme se relacionou perfeitamente com o enredo do filme e teve uma reação bastante positiva.
Quer saber como incluir memes no marketing digital da sua empresa? Conte com a gente!
A CRP Mango é uma agência especializada em tecnologia, e-commerce e marketing digital. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, trazemos projetos que conectam pessoas e resolvem problemas do mundo real.
Entre em contato conosco. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos de marketing digital, tecnologia e e-commerce.