22/09/2021
Você se considera um procrastinador? Confira como não procrastinar e conseguir realizar todas as suas atividades diárias com sucesso
Ao acordar já bate aquele desânimo das atividades e desafios programados para o dia todo? Então, você levanta e deixa para trás coisas simples como arrumar a sua cama, preparar seu café do jeito que você deveria e, ao invés disso, fecha a porta do quarto e prepara uma xícara de instantâneo? Prazer, esses comportamentos são muito comuns de um procrastinador.
Segundo o dicionário Oxford Languages, procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Ou seja, é o ato de não realizar uma atividade e deixá-la sempre para depois.
Por exemplo: é muito comum adiarmos a execução de tudo aquilo que nos desagrada ou que traz certa dificuldade, necessidade de tempo e de foco. Alguns exemplos comuns presentes no dia-a-dia são: praticar atividades físicas, arrumar a casa, iniciar a reeducação alimentar, fazer um curso para aprender uma nova língua, entre outros.
Há, ainda, outras formas de procrastinação que podem influenciar nos resultados da sua empresa e do seu trabalho. Como não executar tarefas rotineiras de organização, evitar desenvolver e aplicar novas atividades que você sabe que são necessárias, mas você evita simplesmente por ser complicado, ou por exigir mais tempo e foco para realização e finalização.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners, identificou que 52% das pessoas que responderam à pesquisa consideram que a procrastinação prejudica a produtividade.
Começar algo e não concluir também é procrastinar. Muitas vezes a procrastinação acaba trazendo desvantagens competitivas para o seu crescimento pessoal e profissional. Isso quer dizer que você para ou até mesmo desce degraus que você poderia subir, simplesmente por falhar no seu comportamento e não executar algo necessário.
Como para tudo na vida existe uma solução, para a procrastinação não seria diferente. Confira a seguir maneiras de colocar a vida nos eixos, se organizar, deixar de procrastinar e executar todas as atividades com sucesso.
Chega de procrastinar. Todo mundo já procrastinou alguma vez na vida, mas chegou a hora nunca mais fazer isso. A técnica denominada pomodoro pode te ajudar nisso.
Veja como a técnica pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirilo pode te ajudar a manter o foco e concentração:
Ao concluir, revisite as duas listas no final do dia e retire as atividades concluídas. Caso tenha sobrado tempo, revise as tarefas e, se ainda for possível, adiante a próxima atividade.
Depois de aprender a técnica pomodoro, ficará mais fácil de definir prazos para suas atividades rotineiras e então conseguir fazer gestão de tempo.
Ao definir prazos será muita mais eficiente a sua produção, pois terá um foco a ser cumprido e entregue.
Você sabia que essa é uma dica que já foi testada cientificamente?! É isso mesmo, estipular metas baixas e fáceis de alcançar é o primeiro passo para um procrastinador mudar de comportamento.
O psicólogo e diretor do Centro de Pesquisa sobre Procrastinação da Universidade de Carleton, no Canadá, Tim Pychyl, testou essa abordagem e concluiu que quando o nível de dificuldade é menor as pessoas tem maior propensão a executá-las e finalizá-las.
Depois é só seguir para um nível mais avançado rumo ao fim da procrastinação.
A tecnologia está sempre a nosso favor! Hoje é possível se organizar e incluir algumas ferramentas digitais e gratuitas para contribuir com a nossa produtividade. Confira algumas delas:
Muitas pessoas podem confundir a procrastinação com a falta de tempo ou de profissionais especializados para desenvolver certas atividades.
Identificar quando é hora de delegar tarefas para outros profissionais pode ser uma forma de conseguir cumprir tarefas que muitas vezes fogem do seu controle e que são deixadas para depois.
Desta forma, você pode ficar com a parte de gestão e outras pessoas ou empresas podem seguir com o operacional de acordo com as suas diretrizes e metas.
No marketing digital, por exemplo, é muito comum identificarmos equipes reduzidas. Poucos profissionais pra realizar inúmeras tarefas a fim de atingir metas difíceis, como o aumento das vendas. É nessa hora que tudo parece travar.
Nesse caso, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma opção para realizar um trabalho de inbound marketing. Com isso você consegue garantir uma produção eficiente, com possibilidade de automatizar tarefas manuais que sempre são deixadas para depois e nunca são cumpridas.
Precisa de ajuda para deixar de procrastinar as atividades de marketing digital? Conte com a CRP Mango e veja como suas estratégias podem fluir de maneira muito mais tranquila, com foco e resultados.