Busca

Você sabe quais foram os sites mais visitados em 2023?

08/01/2024

Não é nenhuma novidade que o mundo inteiro está conectado. Segundo o relatório da Hostinger, dois terços da população mundial vivem na internet, e essa presença pode nos ajudar a entender os hábitos e costumes que cada região do mundo tem online, inclusive nos ajuda a saber quais são os sites mais visitados de 2023. 

 

Esse relatório ajuda a entender o tráfego nos sites, os interesses do público, as diferenças e semelhanças de cada país. E trouxemos um recorte para você junto com uma análise para te ajudar a entender esse comportamento e como utilizar isso a favor do seu negócio nesse ano.   

 

sites mais visitados 

Você sabe quais os sites mais visitados de 2023?

 

O primeiro lugar da pesquisa 

 

Achamos que não é nenhuma novidade que as gigantes globais estão no topo da lista mundial. Google, Facebook e YouTube se mantêm no topo há um tempo e seu crescimento mostra que não irão deixar esta posição.  

 

O Google é o site mais visitado do mundo com 87,04 bilhões de visitas mensais ao redor do mundo e, desde 2019, mostra um crescimento consistente. Impressionante, não? Ele também está no pódio de sete países: Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Espanha, França, Alemanha e Brasil. E por aqui, o buscador teve cerca de 4,5 bilhões de visitas mensais.  

 

As redes sociais 

 

Seguido do Google, YouTube, Facebook, Instagram e Twitter fecham o Top 5 mundial, deixando o pódio com as redes sociais. O YouTube, por exemplo, tem cerca de 32 bilhões de visitas por mês no mundo todo e é a rede social do Top 5 com o maior tempo médio de permanência do site, com cerca de 20 minutos. No Brasil, foram cerca de 1,4 bilhões de visitas mensais, ficando em segundo lugar também. 

 

Mesmo em terceiro lugar no Brasil e no mundo, o Facebook vem perdendo a popularidade na pesquisa desde 2019, segundo o Google Trends (vide imagem abaixo). Isso sugere uma mudança de comportamento do usuário ao longo dos anos. Com 16,7 bilhões de visitantes mensais no mundo e 840,5 milhões no Brasil, o Facebook se mantém como uma rede social com um forte engajamento e com uma audiência nos últimos cinco anos. O Facebook Watch, que tem vídeos curtos no formato de reels, explica esse forte engajamento na rede.  

 

As posições quatro e cinco mundiais não são as mesmas que as do Brasil. Mundialmente, o Instagram tem 6,6 bilhões de visitas mensais e um grande crescimento de popularidade na pesquisa e fica em quarto lugar. Aqui no Brasil, a rede fica em quinto lugar com 677,7 milhões acessos. Já o X (antigo Twitter), que está em quinto lugar com 6,1 bilhões de acesso no mundo, aparece no Brasil em nono lugar com 252,8 milhões de acessos. 

 

sites mais visitados Google Trends 

Popularidade do Top 5 sites mais visitados

Fonte: Hostinger 

 

E a Inteligência Artificial? 

 

A pesquisa também trouxe um novo dado sobre a Inteligência Artificial, mais especificamente sobre a OpenAI, criadora do ChatGPT. A incrível popularidade da ferramenta merece atenção.  

 

Em apenas um ano de existência popular, o site recebeu 1,5 bilhão de visitas, marcando um salto de 19,7% de visitantes mensais. A sua posição mundial é a 18ª, mas é a primeira em sua categoria (Computers Electronics and Technology – Other).  

 

O que muda entre um país e outro? 

 

A pesquisa local também tem importância nesse relatório. Por exemplo, o site BBC.co.uk ficou no Top 10 no Reino Unido e aqui no Brasil o Globo.com e o Uol.com ocupam a quarta e sétima posições, consecutivamente. Muitos países têm similaridades em visitas em sites, como mostramos aqui, o Google aparece na primeira posição em sete países e as posições do Facebook e YouTube no Brasil são iguais aos do ranking mundial.  

 

Entender essas diferenças ajuda a perceber os diferentes comportamentos de cada região e, ao pensar em publicidade online, esses sites que têm muitos visitantes, pode ser uma boa estratégia para divulgar o seu negócio.  

 

Outra diferença significativa é que no ranking brasileiro o WhatsApp aparece em sexto lugar com 467,1 milhões de visitas. Já no ranking mundial, a rede social aparece em décimo lugar com cerca de 3 bilhões de visitantes mensais. Mesmo presente em outros países, é no Brasil que o WhatsApp detém a posição mais alta. Na Alemanha, por exemplo, é uma rede social favorita para manter contato, mas não está entre os 10 primeiros.  

  

O que a pesquisa mostra sobre o e-commerce?  

 

E se você tem um e-commerce pode se animar! A Hostinger mostrou que o e-commerce ganhou território em volta do mundo e o site da Amazon marcou presença em uma dúzia de países. Apesar disso, a gigante não está no Top 10 brasileiro. Por aqui, o Mercado Livre está na frente e ficou na 10ª posição com 242,1 milhões de acessos em 2023.  

 

A preferência por compras online é um crescimento certo. “As pessoas gastam cerca de 7 minutos em e-commerces durante uma visita”, segundo o artigo da Hostinger. 

 

Entender essas diferenças entre os países ajuda a traçar estratégias mais assertivas para o seu negócio de acordo com o seu público. Se vende para outros países além do Brasil, considere utilizar a plataforma da Amazon, por exemplo. Aqui no Brasil, considere utilizar o Mercado Livre e seus serviços, pois a presença deste é mais marcante.   

 

Lista dos 10 sites mais visitados no mundo 

 

Posição  Site  Visitantes mensais 
1  google.com  87 bilhões 
2  youtube.com  32,7 bilhões 
3  facebook.com  16,7 bilhões 

 

4  instagram.com  66,7 bilhões 

 

5  twitter.com  6,1 bilhões 

 

6  baidu.com  4,9 bilhões 

 

7  wikipedia.org  4,5 bilhões 

 

8  yahoo.com  3,5 bilhões 

 

9  yandex.ru  3,3 bilhões 

 

10  whatsapp.com  3 bilhões 

 

 

 

Lista dos 10 sites mais visitados no Brasil  

 

 

Posição  Site  Visitantes mensais 
1  Google.com  4,5 bilhões 
2  Youtube.com  1,4 bilhão 
3  Facebook.com  840 milhões 
4  Globo.com  694 milhões 
5  Instagram.com  677 milhões 
6  Whatsapp.com  467 milhões 
7  Uol.com.br  457 milhões 
8  Google.com.br  300 milhões 
9  Twitter.com  252 milhões 
10  Mercadolivre.com.br  242 milhões 

 

 

Gostou da informação? Em nosso blog temos mais artigos informativos para você ficar por dentro de tudo que acontece no e-commerce, tecnologia e redes sociais. Acesse por aqui e boa leitura!