16/11/2022
Você costuma pensar em algo que deseja fazer daqui a seis meses? Ou em como estará sua vida daqui alguns anos?
Se formos parar para pensar, a definição de objetivos é importante em qualquer área, seja na vida pessoal ou profissional. Afinal, eles ajudam pessoas a chegar no lugar que elas desejam. Definir objetivos é importante para que se saiba exatamente o que se deve fazer para alcançá-los.
No mundo empresarial, saber como estabelecer metas é fundamental para todos que buscam se desenvolver e alcançar um lugar de destaque no mercado. Para isso, um planejamento estratégico bem estruturado consiste em estabelecer objetivos que a companhia deseja alcançar a longo prazo.
Apesar de parecer simples, essa pode ser uma tarefa desafiadora para muitos gestores. É preciso ter cuidado na elaboração de metas, por exemplo, para não sobrecarregar os colaboradores e ainda mantê-los engajados e produtivos.
Portanto, preparamos este conteúdo para compartilhar algumas dicas de como definir metas claras em sua empresa e fazer com que elas melhorem os resultados da sua equipe.
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Qual a importância de estabelecer metas claras?
Para uma organização, metas são muito importantes para mensurar o progresso do empreendimento. Mas o que são as metas claras? Tratam-se de objetivos alcançáveis, com expectativas reais. Elas fornecem orientação para onde você quer estar.
Ao definir esses objetivos, é possível concretizar um sonho com data de início e linha de chegada. Assim, além de ter métricas com um resultado tangível, é possível perceber efeitos visíveis nas pessoas, como o aumento da motivação para concluir projetos de curto e longo prazo. Ou seja, definir metas claras pode gerar mais produtividade e engajamento nas tarefas.
Além disso, outro benefício é que elas o ajudam a manter o controle do seu futuro e a evitar gastar tempo em atividades que não o aproximam do resultado desejado.
Como definir metas claras em sua empresa?
1. Seja específico sobre seus objetivos: para definir objetivos claros, em primeiro lugar, é preciso ser o mais específico possível. Se você deseja aumentar o faturamento da empresa em 10%, pense nas especificidades desse propósito. Quais são as etapas exatas que você pode executar para atingir esse objetivo? Quanto tempo levará para conseguir isso?
Imaginar que o objetivo já foi alcançado pode lhe dar aquela dose extra de motivação e uma melhor compreensão do que precisará ser feito para conseguir chegar lá.
2. Escolha metas mensuráveis: uma etapa importante no processo de definição de objetivos é estabelecer metas que podem ser facilmente medidas e mensuradas. Assim, será mais fácil alcançá-las.
Exemplo: se seu objetivo é aumentar o faturamento da empresa, conforme comentamos anteriormente, selecione uma quantidade mensurável, como R$ 5.000 a mais por mês. Fazendo isso, você terá uma ideia clara da sua proximidade com seu objetivo final, e será capaz de dizer quanto tempo precisará percorrer antes de atingir seu objetivo.
3. Gerencie seu tempo: você já deve ter ouvido que tempo é dinheiro, e, de certa forma, isso é verdade. Para alcançar seus objetivos, uma parte importante é gerenciar seu tempo com eficiência. Sem um bom gerenciamento de tempo, é mais difícil seguir as metas definidas.
Para isso, você pode ter um sistema de gerenciamento de tempo, ou investir em programas de treinamento on-line para aprimorar suas habilidades no assunto.
Precisando de ajuda?
Quando você tem o apoio de profissionais especializados, elaborar um planejamento estratégico, e alcançar as metas nele descritas, se torna mais fácil.
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