05/06/2023
As tendências de consumo trazem um novo cenário para diversos tipos de empresas. Em especial, uma demanda vai se mostrando muito presente: a necessidade de humanização de marca. Mas o que seria isso exatamente e por que é tão importante de se pensar nessa questão?
É possível dizer que a humanização é a característica de deixar tudo mais próximo, mais orgânico e menos robótico. Isso aproxima os consumidores das empresas e pode garantir um maior retorno do investimento colocado (e isso é medido pela métrica chamada de RoI – Return on Investment).
Só que humanizar uma marca não é só colocar alguém com um tom de voz mais leve e que tenha uma resposta rápida, é preciso pensar, planejar e colocar em prática, como qualquer outra estratégia de marketing. Por isso, vamos explicar melhor sobre a humanização de marcas e como isso pode impactar o seu negócio.
Com a crescida das redes sociais e o seu uso por empresas, a comunicação entre clientes e companhias se modificou. Se antes ela era distante, unilateral e com pouca personalização, isso foi mudando nos últimos 15 a 20 anos. Primeiro, as marcas começaram a aparecer em outras mídias que não são as tradicionais, depois passaram a colocar em prática um tom de voz mais próximo do usuário tradicional.
Seria isso a humanização das marcas? Na verdade, isso é o começo do processo!
Com a chegada da Web 2.0, onde a tendência é a troca de informação e a colaboração, tornando o mundo virtual muito mais dinâmico e menos centralizado, as marcas entenderam que já não monopolizam o fluxo de informação e que, para continuar relevantes, elas precisam modificar os seus comportamentos.
A partir dessa compreensão, surge o comportamento de deixar a comunicação mais humana, a humanização de marcas. Ela envolve colocar em prática respostas mais rápidas e menos mecânicas, entender a dor do consumidor, trazer conteúdos que gerem empatia, trazer soluções e falar de um jeito compreensível. Inclusive quando são os chatbots que respondem!
Podemos dizer que o aspecto humanizado é também um dos grandes artifícios do sucesso do ChatGPT, inteligência artificial mais acessada no momento.
Existem diversas formas de realizar a humanização de uma marca na comunicação, mas o grande segredo é saber como fazer isso de uma maneira natural e bem-sucedida. Isto é, como humanizar uma marca sem parecer uma atitude forçada e que acabe afastando o consumidor final.
Vamos ver algumas formas abaixo:
Uma grande maneira de humanizar a marca é engajar com os seguidores, especialmente com os feedbacks positivos e respostas deixadas em publicações. Sempre de forma natural e utilizando um vocabulário simples, mas entendível pelo seu cliente. Isto é, pode ser que utilizar a língua formal não seja a melhor opção, mas não se deve cometer “erros de português”.
Narrativas são sempre interessantes para as pessoas, por isso, contar uma boa história pode aproximar o seu público! Essa história pode ser um feedback, pode envolver algum personagem da sua marca ou ser algo mais cotidiano, mas, com toda a certeza, ajuda a quebrar a distância entre consumidor e empresa.
Atender bem, rápido e de uma maneira que o seu consumidor se sinta satisfeito: esses são os pontos que vão qualificar bem essa parte da sua empresa e também são aspectos fundamentais para a humanização da marca. O consumidor, muitas vezes, deseja falar com um ser humano e explicar os pontos da sua questão, ao invés de receber uma resposta protocolar.
Porém, isso não significa que a tecnologia não possa ajudar! Os chatbots são uma importante ferramenta no atendimento inicial e, com o desenvolvimento de novas IAs, podem baratear a resolução de demandas sem a necessidade de chegar até um atendente humano.
Se você busca humanizar a sua marca, mas não sabe bem como começar ou tem dificuldade de colocar a mão na massa, uma das melhores formas é contar com uma agência de marketing digital especializada. Isso vai poupar tempo e recursos, além de garantir um planejamento mais direcionado.
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