07/04/2023
O mundo está em constante transformação por conta das evoluções tecnológicas e, devido a isso, implementar tecnologias é uma forma das empresas melhorarem processos e alcançarem resultados mais facilmente.
Porém, nesse cenário, a velocidade com que as mudanças ocorrem pode assustar. O novo, o desconhecido e a mudança geram desconforto nas pessoas, independentemente do cargo que ocupam. Além disso, as novas ferramentas também trazem mudanças de hábitos e da rotina de toda a equipe. E mais do que o tempo de aprendizado, é preciso que todos se adaptem ao novo cenário.
Dessa forma, implementar novas tecnologias em um time é sempre desafiador. Como essas mudanças são inevitáveis, o segredo é ajustar a empresa para que os impactos sejam os menores possíveis.
Nesse artigo, você irá conferir algumas dicas muito úteis para preparar sua equipe para a implementação de novas tecnologias.
Continue lendo e saiba mais!
A implementação de novas tecnologias traz inúmeros benefícios. No entanto, as ferramentas também geram resistência dos colaboradores, que se sentem inseguros com a chegada de novidades. Como resultado, isso pode diminuir a produtividade, organização e o rendimento dos funcionários. Então, é fundamental preparar sua equipe para receber as inovações como algo positivo e benéfico.
As tecnologias são necessárias para otimizar as atividades de diversos setores, já que elas fornecem dados que auxiliam os gestores na tomada de decisões mais assertivas. Além disso, melhoram a agilidade dos processos e aumentam a qualidade dos serviços ou produtos.
Veja alguns benefícios da implementação de novas tecnologias:
O primeiro passo é definir a tecnologia que será implementada. Em alguns casos, será necessário montar uma equipe interna, que ficará encarregada da definição da solução que será utilizada. A solução pode ser um sistema de gestão empresarial, uma metodologia de desenvolvimento de produtos ou até mesmo a utilização de novas ferramentas de automação de escritórios.
É importante frisar que implantações de ERP (Enterprise Resource Planning) exigem que seja feito um estudo de aderência do produto às características da empresa antes da tomada de decisão de qual sistema deve ser adquirido.
Após a definição da nova tecnologia a ser implementada, é hora de informar todos os colaboradores sobre o que será implementado e seus reflexos no dia a dia. Pra isso, utilize os canais de comunicação disponíveis na empresa. Palestras são uma boa opção, pois permitem que as pessoas façam perguntas a respeito do novo cenário que se aproxima. Seja o mais transparente possível e não deixe perguntas sem resposta.
Fale sobre os benefícios e ganhos que a empresa irá receber com a implementação da tecnologia em questão. Normalmente, são diferenciais produtivos ou de melhoria da qualidade. Eventualmente, a redução de custos também pode ser alcançada, mas é preciso avaliar todas as variáveis antes dessa revelação.
Geralmente, investimentos em tecnologia incluem a oferta de capacitação aos colaboradores. Portanto, incentive treinamentos para que eles se adaptem às alterações dos procedimentos externos e internos da empresa.
Para monitorar o desempenho dos colaboradores e os resultados das atividades, utilize ferramentas de gestão. Elas serão úteis para solucionar problemas e identificar dificuldades que estejam prejudicando a lucratividade.
Já pensou em poder contar com profissionais e potencializar os resultados da sua empresa? Nós estamos no mercado há mais de 20 anos e estamos à disposição para ajudá-lo em projetos de sites, e-commerce, ERP, gestão de redes sociais, mídia paga e muito mais.
Clique aqui e saiba mais sobre o nosso trabalho.