11/09/2020
Os recursos tecnológicos têm facilitado cada vez mais o nosso dia a dia. E para as empresas, esta é uma realidade em mais áreas de negócios. Como é o caso da Procter & Gamble, que está usando o digital para criar equipes mais produtivas e que entregam melhores resultados.
Em parceria com a CRP Mango, a P&G desenvolveu um algoritmo acessível a todos os parceiros de distribuição da empresa através de uma plataforma rápida, simples e prática. O algoritmo da ferramenta foi bem recebido pelos colaboradores e permite diversos tipos de possibilidades de análise de perfil.
O resultado foi mostrado no painel da CRP Mango no Digitalks Expo 2020. Danúbia Silva, gerente de Operações e Distribuição da P&G, e Aldo Barros, Data Science / Business Intelligence da P&G, apresentaram em conjunto com Diego Puerta, COO da CRP Mango, os desafios e os resultados do projeto.
Aldo Barros explicou como surgiu a necessidade e os insights que deram o start neste projeto. Criar uma plataforma personalizada e que reunisse as exigências de negócios da empresa era uma necessidade antiga dos distribuidores. Para iniciar, foi preciso entender o processo de gestão de pessoas: rotatividade, como era o processo até então e demais insights internos.
Através de um intenso estudo qualitativo, quantitativo e analítico, foi possível desenvolver uma plataforma de identificação de perfil ideal para os distribuidores. Como exemplo deste processo de imersão, Aldo citou uma experiência de pesquisa de campo que realizou, em uma cidade do interior da Bahia. Ele encontrou um vendedor com resultados acima da média para um dia. Aldo nunca tinha visto alguém com aqueles resultados em tão pouco tempo: naquele dia, o vendedor passou em dez lojas; em oito delas, conquistou 8 pedidos e em cinco, vendido quase o mix inteiro de produtos da empresa. Aldo soube depois que este vendedor por pouco não fora contratado, pois não tinha um dos requisitos principais que a equipe de RH exigia para contratação: experiência em vendas. Antes de ser contratado, ele era motorista de trator e, de fato, não tinha experiência anterior.
Com essa informação, Aldo soube que a contratação tem mais a ver com atitude e com o comportamento do que apenas a experiência em venda.
Alimentado por esses insights, a plataforma desenvolvida pela CRP Mango ajuda a responder algumas perguntas importantes, como, por exemplo, se o processo de avaliação no momento da seleção de candidatos é eficiente, se a equipe atual é avaliada periodicamente e como alcançar melhores resultados de vendas melhorando a qualidade de pessoas da equipe.
A Análise de Perfil Vendas permite resultados incríveis entre os parceiros de distribuição. Como, por exemplo, ter insights sobre a equipe atual e oportunidades de crescimento de todo o time.
A plataforma foi a solução encontrada de disponibilizar os insights alcançados pela equipe de Inteligência de Dados de forma online, integrada gratuita, alinhada com as necessidades de negócio da P&G e exclusiva para equipe de parceiros de distribuição.
A equipe de tecnologia da CRP Mango entendeu todo o desafio e desenvolveu esta plataforma acessível para o distribuidor na hora em que ele desejar, de forma simples e rápida. Tudo para conquistar o resultado desejado.