30/11/2021
O mobile é prático, fácil, e está na palma da mão da maioria dos brasileiros o tempo todo. Somos o país que passa mais tempo em aplicativos mobile. Gastamos cerca de 5.4 horas por dia, de acordo com os dados do estudo realizado no primeiro trimestre de 2021, pela App Annie, agência focada em análise do mercado mobile.
É por isso que ter um site otimizado para o mobile é essencial. Seja um blog de conteúdo, um site empresarial ou um e-commerce, não dá mais para deixar de pensar no desenvolvimento mobile na hora de criar uma página na internet.
Atualmente, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar à Internet. Cerca de 99% dos brasileiros possuem celular e 58% acessam a Internet exclusivamente através do aparelho móvel. Esses dados são da pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida por Cetic.br|NIC.
Além da facilidade no acesso, sites responsivos para smartphones possuem o benefício de ranquear melhor nas buscas orgânicas dos buscadores online, como o Google. Sem contar que isso atrai mais visitantes para sua página. Ponto positivo no quesito visibilidade.
Se o seu site ainda não está otimizado para o mobile, confira algumas dicas para acelerar esse processo:
A tecnologia PWA, sigla para Progressive Web App, é uma opção de desenvolvimento para sites que oferece uma experiência de usabilidade muito semelhante a um aplicativo, mas sem a necessidade de baixar e instalar no dispositivo móvel.
Você consegue oferecer um site otimizado para uma experiência completa em todas as suas páginas, contando com todos os recursos operacionais disponíveis diretamente no navegador.
7 vantagens da tecnologia PWA:
Textos mais objetivos, frases curtas e diretas, além de fazerem parte das boas práticas de SEO, funcionam bem quando a leitura é realizada pelo celular.
Aqui é importante destacar que você não precisa excluir conteúdo, informações ou dados, mas sim se preocupar com a disposição e formato em que serão exibidos.
Tópicos, vídeos e imagens atraem a atenção. Porém fique de olho na resolução, qualidade das imagens e tempo do vídeo. Elas não devem ser pesadas, precisam ser nítidas e no caso dos vídeos, devem ser mais curtos sempre que possível.
A agilidade e rapidez no carregamento das páginas é um fator predominante para otimizar o seu site para a versão mobile. Isso porque, ninguém tem paciência para esperar muito tempo para uma página carregar e muito menos se ela não se adequar ao espaço, impossibilitando visualizar o conteúdo.
É fator importante que o design do site seja responsivo para o mobile. Isso significa ser adaptável para diferentes tamanhos de tela. Ou seja, se você acessar o site pelo celular, as imagens e textos serão automaticamente ajustados para aquele tamanho de tela.
Atualmente os recursos visuais simples, leve e que se adaptam em diferentes tamanhos telas são mais do que necessários.
O tamanho das imagens influencia no tempo de carregamento do seu site. Por isso, é imprescindível se preocupar com esse detalhe quando o assunto é otimizar um site para o mobile.
É possível utilizar ferramentas para ajustar suas imagens, confira algumas opções:
Já o formato mais indicado é o PNG, pois é possível comprimir sem perder qualidade.
Desde de 2016, a marcação AMP foi integrada aos resultados de buscas mobile da Google. Com isso, sites otimizados para mobile que utilizarem a marcação terão mais esse benefício para serem encontrados.
Com essa marcação também é possível incluir alguns recursos que são apresentados no momento da busca, como visualizar o conteúdo da página em formato de carrossel. Um destaque a mais para seu site quando os usuários fazem pesquisas.
O objetivo da AMP é tirar tudo o que o site para desktop possui e que é supérfluo para a versão mobile. Existem três componentes diferentes para implementar o AMP na estrutura do site, são eles: AMP HTML, AMP Javascript e AMP CDN.
Será que ainda tem site que utiliza o Adobe Flash? Bom, se tem é melhor tirar. O Flash é uma tecnologia utilizada para criar sites animados com o uso de imagens. Porém hoje em dia isso já é considerado um mecanismo do passado e temos outros recursos para deixar um site atraente, bonito e otimizado.
Nem tente, pois o flash não se adapta ao Mobile 😉. Sem contar que o Google baniu o formato do projeto de AMP.
Última dica, mas não menos importante é excluir o uso de pop-ups do site otimizado para o mobile. Essa dica está relacionada a usabilidade. Pop-ups não são bem aceitos, pois poluem as telas.
Você pode substituir os pop-ups por outros formas de destaques. Como por exemplo usar hiperlinks em textos ou botões Call To Action (CTA), facilitando a visualização na página mobile.
Agora que você já tem informações suficientes para incluir em suas estratégias de otimização do seu site para o mobile é melhor ficar atento às tendências do marketing digital para 2022.
Se precisar de ajuda, confira os serviços disponíveis na CRP Mango para contribuir em suas ações de marketing digital.