Busca

Os 3 maiores problemas na construção de um site

23/03/2023

Seu site tem alguns desses problemas comuns? 

 

Atualmente, ter um site dedicado ao seu negócio é algo essencial para qualquer empresa, afinal, esse é o cartão de visitas dela. Quando uma página está sendo criada, porém, algumas coisas podem dar errado. 

 

Infelizmente, é comum ver empresas com potencial na internet perderem espaço no mercado por conta de problemas nos seus sites, como itens desnecessários, páginas confusas e não otimizadas para o acesso em dispositivos móveis. 

 

Aliás, segundo uma pesquisa de 2022 do IBGE, mais de 155 milhões de brasileiros possuem celular para uso pessoal, portanto, ter um site responsivo (adaptado para o mobile) é obrigatório. 

 

Neste artigo, preparado pela nossa equipe da CRP Mango, você irá conferir os 3 maiores problemas na construção de um site e as melhores dicas para evitá-los. Ah, e tem uma dica extra esperando por você no final deste artigo. 

 

Vamos conferir? Continue lendo e saiba mais! 

 

Criação de sites

Será que você está cometendo esses erros em seu site?

 

Os 3 maiores problemas na construção de um site 

 

Não ter objetivos claros:

O primeiro passo para criar um site é fazer um bom planejamento sobre ele, estabelecendo suas metas e objetivos. Ou seja, qual é o objetivo da página? É para ser um e-commerce? Ou um site institucional? Antes de definir qualquer outra coisa, é preciso determinar o propósito principal do site que está criando. Uma dica muito importante é: não invista seu tempo e dinheiro em algo que você não precisa. 

 

Muitas pessoas têm uma ideia e acreditam que aquela fórmula irá trazer grandes resultados. Lembre-se que toda ideia parece empolgante no começo, mas ela deve ser testada no mundo real para ver se tem fundamento. 

 

Estabeleça os objetivos do seu site de forma clara e com dados estruturados. Assim, será possível medir os resultados e saber se você está seguindo o caminho certo. 

 

Adicionar coisas desnecessárias:

Outro problema ao se criar um site é inserir coisas que você acha que precisa, mas que, na verdade, são desnecessárias. Por exemplo, vamos supor que você queira adicionar um blog dentro do seu site. Se você não o usar ou não inserir novos conteúdos com frequência, isso poderá ser malvisto pelo seu visitante, pois criará a sensação de que você “abandonou” a página. 

 

A ideia de um blog dentro de um site é exatamente criar e compartilhar conteúdos de qualidade para seu público-alvo. Então, caso crie um blog, faça publicações constantes e mantenha-o sempre atualizado. 

 

Da mesma forma, há outras coisas que você deve considerar antes de inserir em seu site, como um chat, área de login para membros e várias páginas. É preciso evitar que o usuário precise de vários cliques para chegar em determinado conteúdo, portanto, recomendamos que não sejam inseridas páginas desnecessárias. 

 

Tornar o site muito confuso:

Um site confuso pode destruir a experiência do usuário em sua página. Às vezes, na criação de sites, muitas pessoas tentam direcionar o público para realizar uma ação, por exemplo, o download de um produto gratuito ou a compra de um produto oferecido. 

 

Porém, isso pode tornar o site confuso para o usuário. Lembre-se que é a primeira vez que ele visitará o seu site e ele precisa encontrar o que busca. Então, coloque-se no lugar do cliente e proporcione uma boa experiência.  

 

Dica extra: 

Não contratar uma agência especializada:

Na maior parte das vezes, contratar uma agência para a criação do seu site é uma das melhores decisões que você pode tomar. Afinal, você contará com profissionais capacitados e qualificados que passam boa parte do dia focados na criação de sites de diversos nichos. 

 

Por isso, eles saberão exatamente como ajudar a sua marca e irão desenvolver uma página do jeito que você precisa. Porém, certifique-se de que o projeto terá como foco a usabilidade do site. Lembre-se de repassar à agência todas as informações importantes sobre a empresa, como detalhes sobre os produtos e serviços prestados e outros dados que julgue necessários. 

 

A CRP Mango é uma agência especialista em tecnologia 

Há duas décadas, entregamos soluções efetivas que conquistam resultados e que conectam pessoas. Nossa equipe é formada por profissionais qualificados e preparados para promover soluções que fazem a diferença no seu negócio. 

 

Contamos com um time de tecnologia focado e experiente na criação e desenvolvimento de sites, blogs, portais, landing pages, e-commerce, ERP, e-mail marketing e muito mais. 

 

Clique aqui e fale já com nossa equipe! 

 

Quer conferir outros artigos interessantes sobre tecnologia, e-commerce e projetos? Então, clique aqui e confira outros conteúdos em nosso blog. 

Veja também