29/10/2021
Perto de completar 18 anos, a empresa Facebook, nascida em fevereiro de 2004, vai se chamar Meta. O novo nome faz referência ao conceito de universo virtual denominado Metaverso.
De acordo com o anúncio, realizado nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, a rede social pretende seguir com o mesmo nome. A nova marca será usada apenas para nomear a sua controladora, que hoje se chama Facebook Inc., detentora das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp.
A necessidade de mudança, segundo o dono do Facebook Mark Zuckerberg, é fazer uma transição para que a empresa seja percebida não apenas como uma mídia social, mas sim uma empresa no universo virtual.
Segundo Zuckerberg, a marca “Facebook” está muito ligada a um produto que já não representa mais o que companhia é hoje e muito menos que será no futuro.
“Acredito que faremos uma transição e as pessoas deixarão de nos ver como uma empresa principalmente de mídia social para uma empresa do metaverso”.
Foi assim que Mark Zuckerberg, dono do Facebook, se referiu a mudança, durante uma entrevista para o site especializado em tecnologia “The Verge”, feita já em junho deste ano.
Segundo ele, o conceito de Metaverso que a companhia deve seguir está relacionado com o propósito de construir comunidades e espaços de trabalho num ambiente virtual amplo, baseado em realidade virtual (VR, na sigla em inglês), comum dos headsets que é colocado na cabeça.
Já imaginou poder construir um novo mundo? Entrar nele e se relacionar com quem quiser e na hora que quiser? Hoje, por meio da internet você já faz isso. Acessa sites, que são locais virtuais onde encontra entretenimento, informação e se relaciona com as pessoas.
O mundo virtual que conhecemos hoje está se transformando. Logo o local que acessamos na tela será real, em 3D. Você poderá construir uma casa, ter um corpo, ou melhor, ter o seu próprio avatar.
Poderá passear, comprar produtos, você será teletransportado para o local virtual onde poderá realizar atividades comuns do seu dia-a-dia
Se você acredita em vida em outros planetas, acredite, tem um universo virtual sendo criado para você viver nele. Novidade para você? Agora não mais.
O conceito se chama Metaverso. Ele está chegando muito mais rápido do que você imagina e logo fará parte do seu dia-a-dia. Aliás, isso já acontece hoje, com os óculos de realidade virtual utilizados no mundo dos games.
O Vale do Silício acredita que a nova geração está muito parecida com o jogo de vídeo game. Mais de 3 bilhões de pessoas jogam vídeo game no mundo, segundo o relatório Global Video Gamer Segmentation. Ou seja, Metaverso é tendência. Já existe e está evoluindo.
É exatamente para acompanhar essas evoluções que o Facebook passará a se chamar Meta. Nos próximos 10 anos a empresa afirmou que investirá milhões para avançar em inovações baseadas no conceito de Metaverso.
🔔 Você está preparado para essas transformações? Se você ainda está dando os primeiros passos, vale a pena pisar no acelerador. A CRP Mango pode ajudar nessas transformações necessárias. Clique aqui e conheça o nosso trabalho no universo virtual.