01/10/2021
A experiência do cliente é a forma como ele se relaciona com seu produto e enxerga a sua marca. Atualmente, ao traçar essa jornada você deve considerar uma nova tendência: a Business Experience.
Mais do que nunca, a Experiência do Cliente tornou-se uma preocupação comum das empresas em relação aos negócios e as vendas. Durante a pandemia, os consumidores transformaram a maneira de se relacionar com as marcas e produtos. O novo normal trouxe mudanças e a necessidade de novas ações para encantar os clientes. A partir daí a experiência dele ganhou mais atenção e um novo modelo, chamado de Business Experience.
O foco da Business Experience é melhorar a experiência que uma empresa pode proporcionar para seus consumidores, com o objetivo de se adaptar de acordo com as necessidades temporais, inserindo ações assertivas de valor para aumentar a satisfação, fidelizar e alavancar as vendas.
Essa evolução não substitui a necessidade de mapear a experiência do seu cliente com a sua marca, mas traz novas formas de oferecer atrativos que se conectem com o seu público-alvo de maneira mais ampla e eficaz.
Enquanto a Experiência do Cliente se preocupa apenas na entrega do produto e relacionamento com o cliente, a Business Experience amplia os níveis de preocupação do cliente em relação às práticas institucionais da empresa.
Tornam-se necessárias atitudes relacionadas a inovações, propósitos de valor da empresa, experiência do funcionário, além de modelos de entrega, como estar presente nas redes sociais e disponibilizar contatos mais próximos, falando a língua do cliente.
Ou seja, se o consumidor já estava exigente para ser atendido de maneira excelente, isso ganhou escala e novas observações, com olhares que se voltam às ações internas de como as empresas se comportam diante das adversidades.
É importante ter clareza na Jornada do Cliente para traçar qualquer estratégia de marketing e da própria experiência do cliente, mas não podemos confundir as duas coisas. Tenha em mente que a Experiência do Cliente trata de observações muito mais aprofundadas do cliente com seu produto, depois que ele efetivamente comprou. O foco é fidelizar.
Na ótica holística da Business Experience, a escolha do seu público em se tornar um cliente vai depender das ações e transformações da empresa. Por isso, é cada vez mais importante saber traçar a jornada do cliente antes de mapear a experiência do cliente.
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Nesse sentido, as estratégias de marketing devem contemplar todos os momentos da jornada de compra, alinhando o discurso e tom de voz ideais para se conectar de maneira correta com esse novo cliente.
Lembre-se sempre de que apesar de seu cliente ser a mesma pessoa ele mudou de comportamento e exige que sua marca esteja adaptada a essa mudança.
Começa então a tarefa de entender o seu cliente e a relação dele com o produto e a marca. E para que seu time consiga se relacionar, atender, satisfazer e vender ainda mais é necessário mapear a jornada desse cliente.
O objetivo de todo mapa é enxergar com amplitude. Não seria diferente com o mapa da Jornada da experiência do cliente. Pense que você precisa visualizar todas as etapas do processo que uma pessoa realiza antes, durante e depois que se torna um cliente.
Desta forma será possível entender as mudanças do seu público e os rumos que a sua empresa também precisa seguir.
É por meio do mapa da jornada do cliente que você vai conseguir analisar e pensar em novas estratégias de contato para entender e solucionar os possíveis problemas da sua empresa e produto.
A flexibilidade é primordial. Afinal, não há uma receita de bolo pronta para todas as empresas. É necessário estudar e adaptar para que fique aderente a realidade de sua marca e público. Siga alguns passos:
Depois de mapear a jornada de experiência do seu cliente, foque esforços nos seguintes pontos:
Acima listamos algumas das mais importantes estratégias para entender, se adaptar às mudanças e ter clientes cada vez mais fiéis. Gostou das dicas? Está preparado para encantar seus clientes?
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