02/03/2022
Levar a tecnologia a qualquer lugar e poder se conectar com outras pessoas é um dos grandes avanços tecnológicos das últimas décadas. Essa tecnologia mobile – ou tecnologia móvel – permitiu o acesso a informações e a tarefas que antes só poderiam ser acessadas em locais estáticos, prejudicando a instantaneidade das mensagens a serem repassadas.
Mais do que isso, a tecnologia mobile permitiu a compactação e a utilização de diversos serviços a partir de um só equipamento, de fácil utilização e inegável capacidade de se espalhar. Por exemplo, somente no Brasil, existem 109 milhões de usuários de smartphone, segundo pesquisa.
Mas o que é mobile? É bem simples: mobile é tudo aquilo que é móvel, porém, este termo inglês, hoje em dia, representa os aparelhos celulares e, em menor escala, equipamentos eletrônicos que sejam portáteis e possam receber tecnologia.
E a tecnologia mobile é mais do que um auxílio: ela é uma necessidade. E abraçá-la é fundamental. Vamos ver nos próximos parágrafos mais características e como a tecnologia pode ajudar uma empresa a crescer e se estabelecer no mercado.
Saiba mais sobre o que é a tecnologia mobile e o porquê de ser fundamental uma empresa investir nela.
Tecnologia mobile nada mais é do que toda tecnologia que permite a mobilidade do seu usuário, sem perder o contato com a tecnologia. Logo, celulares, tablets, notebooks e demais aparelhos eletrônicos portáteis podem ser considerados parte da tecnologia mobile.
Contudo, a tecnologia mobile vai bem além do hardware. Ela também está nos serviços online, programas, aplicativos e meios de contato digitais que podem ser utilizados durante a movimentação e o transporte. Neste sentido, podemos chamar de tecnologia mobile também:
Como podemos perceber, então, a tecnologia mobile está à nossa volta e nós a utilizamos em tudo o que fazemos atualmente. Mas qual seria a importância dela?
Mais do que um meio de trocar mensagens na rua, a tecnologia mobile garante que uma boa parte da comunicação seja feita no Brasil. Atualmente, cerca de 58% da população brasileira acessa a Internet somente pelo celular, ou seja, sem a tecnologia mobile não seria possível se comunicar digitalmente ou consumir produtos e serviços.
Mais do que somente o uso do celular, uma outra pesquisa trouxe dados que mostram a seguinte realidade: 92% dos brasileiros compram pelo celular. E os números mostram um viés de alta, principalmente após a pandemia.
Somando esses dados, podemos perceber que os celulares são uma das principais formas de alcançar consumidores, permitindo a eles compras rápidas e sem precisar ligar uma máquina a mais. Além disso, com o avanço tecnológico, é possível consultar saldos de banco, cartões de crédito e mais em poucos passos, garantindo ao cliente um controle dos seus dados financeiros nesta hora.
A tecnologia mobile permitiu às pessoas mais facilidade, comodidade e segurança na hora de fazer as suas atividades, como compras, gestão financeira, pagamento de impostos. Porém, não podemos nos esquecer que a tecnologia mobile também facilitou o lazer, permitindo maior simplicidade para escutar músicas, ver filmes e jogar jogos.
Parece óbvio, mas estar disponível para o seu público-alvo também no celular é muito importante. E isso não significa, necessariamente, ter um aplicativo voltado para os aparelhos móveis, já que nem sempre o consumidor deseja gastar mais espaço de armazenamento com programas.
O mais importante neste sentido é ter um site responsivo e adaptado aos navegadores de celular, permitindo que não existam travamentos e o carregamento não seja interrompido nem fique excessivamente lento. De outra forma, também é necessário ter um conteúdo adaptado e que transmita segurança, caso o cliente realize algum tipo de transação naquele site.
O aplicativo é uma opção também, principalmente para continuar a relação de fidelização e trabalhar a pós venda com os seus consumidores. Para isso, é preciso focar em aplicativos leves com explicações completas sobre os serviços e produtos, além de um design que guie o cliente para a conversão.
Lembre-se: para o desenvolvimento de aplicativos, conte com profissionais especializados neste tipo de serviço. Aplicativos mal feitos e problemáticos podem afetar a imagem de uma empresa e afastar o consumidor.
Para garantir que a sua empresa abrace o novo momento, onde o portátil é o mais importante para os consumidores, é importante ter uma equipe de especialistas que saiba como posicionar a sua marca. Mais do que apenas gerir um site ou criar um aplicativo, é preciso elaborar estratégias que foquem nos aparelhos móveis, alcançando e impactando o seu público-alvo.
Para ter isso à sua disposição, conheça a CRP Mango, agência especializada em todas as ferramentas de marketing e tecnologia para o crescimento da sua empresa. Conosco, você pode atingir os seus objetivos, usando do marketing de conteúdo, inbound marketing, serviços de automação e muito mais.
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