Busca

Descubra o que é Inteligência Artificial generativa e o que ela pode fazer

14/06/2023

2023 se tornou definitivamente o ano das inteligências artificiais. Mais especificamente, o ano trouxe uma avalanche de ferramentas de inteligência artificial generativa, uma modalidade da IA que permite gerar conteúdo novo e autêntico a partir de dados que foram introduzidos nos bancos de dados aos quais elas têm acesso. 

 

Entre essas IAs, a mais famosa (e uma das pioneiras nesse momento) é o ChatGPT, ferramenta que simula uma conversa entre o usuário e a máquina, onde podem ser dadas instruções, pedidos e orientações para o desenvolvimento textual.  

 

Inclusive, os especialistas aqui da CRP Mango já falaram um pouco sobre ele no artigo sobre o ChatGPT. 

 

Tela de celular com o ChatGPT 

O ChatGPT é o melhor exemplo de IA Generativa

 

Mas é claro que o chatbot não é sinônimo de IA generativa, muito menos é a única. Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre esse novo tipo de tecnologia que promete ser um auxiliar em estratégias de tecnologia e também de marketing. 

 

O que é Inteligência Artificial Generativa? 

Para mostrar o potencial da Inteligência Artificial Generativa, trouxemos um resumo feito por ela mesma (neste caso, o ChatGPT) falando sobre o que ela é. Veja abaixo: 

 

“A inteligência artificial generativa é uma tecnologia avançada que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para criar conteúdo original e criativo. Essa forma de inteligência artificial é capaz de gerar textos, imagens, músicas e até mesmo vídeos de maneira autônoma, sem a intervenção humana direta. Ao combinar grandes conjuntos de dados com algoritmos poderosos, a inteligência artificial generativa é capaz de produzir resultados surpreendentes e cada vez mais realistas. 

 

Essa tecnologia tem sido amplamente aplicada em áreas como publicidade, marketing e entretenimento, permitindo a criação de campanhas publicitárias, histórias fictícias e até mesmo obras de arte de forma mais eficiente e rápida. Com o uso adequado de palavras-chave relevantes e estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO), é possível aumentar a visibilidade do conteúdo gerado pela inteligência artificial generativa nos resultados de pesquisa, atraindo mais tráfego orgânico para sites e plataformas.” 

 

O texto foi escrito pelo ChatGPT e revisado por um de nossos especialistas. 

 

Aprendendo com a própria resposta do ChatGPT, as IAs generativas produzem conteúdo original e autêntico através de dados inseridos anteriormente, podendo aprender com os resultados que elas vão criando ao longo do tempo. Isto é, por meio do machine learning, essas IAs reproduzem conteúdo que pode ser aperfeiçoado com o tempo também. 

 

Como a Inteligência Artificial Generativa surgiu? 

Este tipo de tecnologia surgiu a partir do desenvolvimento da tecnologia e do começo das redes neurais artificiais, modelos tecnológicos que buscam reproduzir as redes neurais humanas, gerando um comportamento diferente do padrão tecnológico tradicional. 

 

O desenvolvimento deste tipo de tecnologia tem um marco com a introdução das Redes Generativas Adversariais (GANs), realizada por Ian J. Goodfellow (ao lado de outros pesquisadores) no ano de 2014 por meio de pesquisas científicas em um paper. As GANs consistem em um gerador de informações (no caso, imagens sintéticas) e um discriminador, que tenta descobrir o que é real e o que foi criado pelo gerador. Isso gera um ciclo de aprendizado (o deep learning) e aprimora a máquina. 

 

 

Redes Generativas Adversariais 

As GANs são fundamentais para o desenvolvimento da IA generativa

 

Com o tempo, isso é colocado em prática para a geração de textos (incluindo códigos de programação), vídeos, imagens e, praticamente, tudo que possa ser consumido. Espera-se que a tecnologia possa criar áudios do zero e inserir até mesmo personagens em videogames. 

 

Como usar a Inteligência Artificial Generativa? 

O modo de utilização das IAs costuma ser bastante simples, com a inserção de um pedido na caixa de perguntas/prompt de comando e a resolução por parte da máquina aparecendo abaixo, como é o caso do ChatGPT. 

 

No caso da IA de texto, basta acessar: https://chat.openai.com/auth/login, criar uma conta (ou fazer o login), fazer a verificação solicitada e começar a utilizar o programa. A recomendação é inserir as informações de forma clara (ele funciona em português) e buscar refinar o método de perguntar para gerar melhores respostas com o tempo. 

 

Além dessa ferramenta, outras opções famosas são: 

Porém, a cada dia, surgem novas opções, como a IA da Adobe, que é nativa dos programas da companhia. Procure ficar atento para saber qual a nova tendência! 

 

Saiba como novas tecnologias podem ser utilizadas pelo seu negócio 

A inteligência artificial tomou conta do mundo da tecnologia nos últimos meses e parece ser a grande solução para todos os problemas. Porém, é preciso saber como utilizar este tipo de ferramenta para extrair o melhor potencial e não ficar preso em problemas, como a autoria de conteúdo e a limitação de cada tecnologia. 

 

Para isso, contar com especialistas garante a melhor utilização de cada ferramenta implementada e a adequação, inclusive jurídica, de tudo que aparecer. 

 

Para saber mais sobre tecnologia, entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia. 

 

Veja também