04/05/2023
O final de 2022 trouxe para o cenário da tecnologia uma grande mudança: o aparecimento do ChatGPT. Mas o que é o ChatGPT? Por que ele importa tanto para o futuro das áreas que envolvem tecnologia, marketing e e-commerce?
Antes de mais nada, o ChatGPT é uma IA – inteligência artificial – que “conversa” com o usuário, respondendo perguntas e solicitações. E, com isso, ele consegue gerar conteúdos que podem ser pequenos ou muito extensos. Isto é, o ChatGPT cria informações, também chamados de conteúdo gerado por IA (AI generated content, em inglês).
Diante disso, grandes empresas do mundo tecnológico estão correndo atrás para levarem esta IA para suas plataformas (como a Microsoft) ou para criarem concorrentes diretos (como o Google).
Nos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco mais sobre como acessar o ChatGPT, o que pode ser feito e muito mais.
O ChatGPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela OpenAI, um laboratório de pesquisas baseadas em IA, proveniente de uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA. O laboratório recebe recursos de diversos nomes importantes da tecnologia como Elon Musk, da Tesla, Peter Thiel, fundador do PayPal, Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, entre muitos outros e também muitas empresas.
O nome da ferramenta usa a palavra chat (conversa em inglês) com GPT, que é uma sigla para a expressão Generative Pre-Trained Transformer, ou seja, transformador generativo pré-treinado, em tradução quase literal.
Para simplificar, o ChatGPT simula uma conversa entre o seu usuário e o programa, no qual podem ser inseridas diversas informações que receberão uma resposta. Essas respostas foram treinadas a partir de conteúdo da internet até 2021, mas podem receber atualizações para respostas atualizadas.
O ChatGPT tem o algoritmo baseado em machine learning e redes neurais, buscando ser uma evolução aos atuais assistentes virtuais. E, pelo que o sucesso dele mostra, isso vem sendo extremamente bem-sucedido. Inclusive, existe bastante apreensão sobre buscadores com a popularização de IA em formato de chat.
Um dos grandes diferenciais do ChatGPT (e também das demais ferramentas generativas de conteúdo baseadas em IA, como o Midjourney para imagens) é a possibilidade criativa delas. Isto é, a ferramenta pode trazer uma resposta completa e criativa, ao analisar o seu banco de dados, permitindo escrever matérias jornalísticas, contos, receitas e até códigos de programação.
E mais do que isso, essa ferramenta já começa a poder ser integrada em outras plataformas de forma gradativa, aplicativos e sites por meio de uma API. Isso permite que ela se torne uma assistente virtual avançada sem necessidade de acessar o site original.
Porém, como nem tudo é perfeito, o ChatGPT ainda está desatualizado em relação ao mundo, devido ao seu banco de dados, e também pode errar em respostas, criando dados que não existem. Veja este exemplo sobre informações criadas pela ferramenta.
Recomenda-se muita cautela na geração de conteúdo e uma revisão bastante aprofundada antes da publicação. Ou seja, a ferramenta é apenas uma ferramenta, ela não substitui o olho humano e o conhecimento de uma pessoa até o momento.
Se você tem dúvidas sobre como usar o ChatGPT ou receio por ser uma ferramenta norte-americana, fique tranquilo! A ferramenta da OpenAI já está disponível em diversas linguagens e, entre elas, está o português. Para acessar a ferramenta, basta acessar o site da OpenAI em: https://openai.com/.
Em seguida, você deve clicar em Try ChatGPT ou simplesmente ir direto ao link: https://chat.openai.com/auth/login.
Após esses primeiros passos, o sistema pedirá o login. Caso você não possua, é bem rápido criar a sua conta, podendo ser a mesma ligada ao Google ou à Microsoft. Depois, é só seguir as instruções, fornecer as informações pedidas, inserir o código de verificação e começar a utilizar a ferramenta.
Além do ChatGPT 3.5, que é gratuito, a OpenAI conta com o ChatGPT-4 que é pago. Os planos existentes custam US$ 20 por mês (240 dólares por ano). A plataforma promete que o modelo atualizado é mais rápido, menos instável e fornece maior exatidão nas respostas.
Acompanhar as tendências tecnológicas pode ser um desafio para empresas de porte médio e pequeno, aumentando ainda mais a distância para empresas maiores. Felizmente, contar com especialistas em tecnologia ajuda a mitigar esse problema, já que uma equipe especializada permite a análise sobre a possibilidade de implementação e adequação de tudo que for surgindo.
No caso do ChatGPT e outras IAs que surgirem a partir dele, é possível entender qual o impacto e como trazer benefícios, sem aumentar de forma considerável o investimento.
Para saber mais sobre tecnologia, entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia.