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4 coisas que você deve fazer para se tornar um gerente de projeto de sucesso

02/09/2022

Ser um gerente de projetos não é tarefa fácil. Você se considera um bom profissional? A verdade é que, quer você esteja no início da carreira, ou já tenha certa experiência em sua bagagem, sempre podemos trabalhar nossas habilidades e evoluir enquanto profissionais.

 

Aliás, muito além de habilidades específicas, para ter sucesso nessa área, é preciso enfrentar os desafios e aprender coisas novas rapidamente. Além disso, uma das características mais importantes é a comunicação interpessoal e a liderança: todo gerente de projetos precisa guiar sua equipe e saber explorar o melhor de cada um.

 

Para saber mais sobre esse assunto, existem alguns pontos importantes que você deve prestar atenção para alcançar sucesso em sua carreira. Continue lendo e confira nossas dicas! 

 

Empresário apresenta novo projeto no escritório.

Empresário apresenta novo projeto no escritório.

 

Qual é a função do gerente de projetos? 

 

Provavelmente, esse profissional é mais importante do que você imagina. Ele é o líder da equipe, e por isso, deve estar preparado para tomar decisões e resolver problemas da melhor forma possível. 

 

As responsabilidades do gerente de projetos estão relacionadas com o objetivo principal de garantir a entrega do trabalho com qualidade. Em outras palavras, ele é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. Entre suas funções, estão: identificar e resolver problemas, gerenciar conflitos, atribuir tarefas, acompanhar o desenvolvimento da equipe, comunicar decisões e garantir que o projeto será produtivo. 

 

Em uma empresa, esse é um dos profissionais que terá visão do todo, e, portanto, será capaz de coordenar a equipe em busca de melhores resultados. Com o apoio de um bom especialista, a produtividade será maior, os prazos de entrega mais assertivos e a equipe estará mais engajada. 

 

Além disso, como principal responsável pela operação, é preciso ser exigente e detalhista. Acompanhe todo o trabalho realizado, do início ao fim, para garantir que ele alcançará os resultados esperados.

 

Que características são esperadas para esse profissional? 

 

Como você já viu, o gerente de projetos é uma figura importante em uma empresa. Veja abaixo algumas características e habilidades importantes em um bom gestor: 

 

  • Disciplina e organização, 
  • Disposição para aprender coisas novas, 
  • Capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas, 
  • Inteligência emocional,
  • Ser um bom líder,
  • Saber negociar, 
  • Ter capacidade para lidar com crises. 

 

4 dicas importantes para você se tornar um gestor de sucesso 

 

Agora que você já sabe quais as características esperadas em um gerente de projetos, vamos falar sobre o que é preciso para ser um bom, ou boa, profissional. Na verdade, cada empresa define o papel desse trabalhador de uma forma diferente, e há diversos ramos de atuação. 

 

Porém, existem algumas atitudes e competências que são inerentes a todos os gerentes, seja qual for sua área. Confira abaixo:  

 

  • 1. Busque a melhor performance dos membros da equipe: 

Como gestor, é seu papel usar sua habilidade interpessoal para guiar a equipe e aproveitar o melhor de cada um. Para isso, é preciso conhecer muito bem cada pessoa que compõe seu time, seus pontos fortes e fracos, a forma como se comunica, trabalha, etc. Em outras palavras, é preciso entender de gestão de pessoas.

 

Além disso, para ser um bom profissional, é preciso reconhecer e valorizar o trabalho da sua equipe. Por isso, ao perceber que alguém se superou ou chamou a atenção de forma positiva, elogie. Um simples elogio pode trazer mais motivação, inspiração e fazer com que seu time produza resultados acima dos esperados. 

 

  • 2. Aprimore suas habilidades: 

Não é tarefa fácil gerir projetos, e isso irá exigir habilidades técnicas de você. Portanto, por que não buscar qualificação e especialização na área? Busque certificações para desenvolver suas habilidades e trabalhar pontos que você ainda pode ter certas dificuldades. 

 

É fundamental também manter-se atualizado sobre ferramentas tecnológicas e metodologias, como sistemas, aplicativos e equipamentos. Muitas ferramentas surgem todos os dias e elas podem ter grande utilidade para facilitar projetos em suas diversas fases. 

 

  • 3. Se comunicar bem: 

Como você já deve saber, essa é uma característica típica de liderança. Para planejar e executar trabalhos da melhor forma, a comunicação é essencial entre cliente e empresa e claro, entre você e sua equipe. 

 

Sem uma boa comunicação, o projeto pode fracassar. Então, certifique-se de que todos tenham as informações necessárias para tomar boas decisões e levar o trabalho adiante. 

 

Comunique-se claramente e incentive o mesmo em sua equipe.  

 

  • 4. Avalie o desempenho do seu projeto: 

Trabalho finalizado, objetivo alcançado. Agora, é a hora de analisar sua performance para implementar melhorias futuras. Essa etapa é, sem dúvidas, a mais importante para torná-lo um gestor ainda melhor.

 

Faça uma avaliação sobre o resultado obtido e uma revisão sobre as entregas realizadas. Há algum ponto a melhorar? O que poderia ter sido mais assertivo? 

 

As avaliações são úteis não apenas para o profissional, mas também para o cliente, especialmente se ele solicitar algo parecido no futuro. 

 

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