11/10/2022
O marketing digital traz um vasto leque de possibilidades para empresas dos mais diversos segmentos alcançarem novos clientes e venderem mais. Se você é um empreendedor ou empreendedora, para ter sucesso em seu negócio, precisa estar por dentro de todas as opções disponíveis.
Uma das estratégias mais utilizadas é o remarketing. Por falta de conhecimento, muitos profissionais acabam não dando tanta importância, mas a verdade é que eles estão perdendo uma grande oportunidade de aumentar as vendas ao se aproximar de pessoas que já mostraram interesse em determinado produto.
Nos próximos parágrafos você irá ver o que é o remarketing, como ele funciona e suas maiores vantagens. Continue lendo!
O que é o remarketing?
Remarketing significa, em tradução literal, “fazer marketing de novo”. Essa estratégia consiste em criar anúncios focados em visitantes que já tiveram contato com sua marca, produtos ou serviços em algum momento. Esses anúncios podem ser feitos pela rede de pesquisa, e-mail marketing, Google Ads ou Facebook Ads.
O remarketing pode ser usado em diferentes situações, desde um aviso de alguma promoção no site, até um e-mail com um lembrete de que o consumidor esqueceu alguns itens no carrinho de compra, por exemplo.
Para ilustrar melhor a campanha de remarketing, pense na seguinte situação. Após pesquisar por determinado produto ou serviço em buscadores como o Google, você percebe anúncios relacionados à pesquisa em outras páginas ou redes sociais. Isso já aconteceu com você? Esse é um ótimo exemplo do efeito do remarketing.
Mas como funciona na prática?
Para fazer uma campanha de remarketing, é preciso segmentar seu público-alvo. Mas, antes de mais nada, você sabia que os dados utilizados para remarketing são obtidos por meio de cookies? Os cookies, que aceitamos quando entramos em um site, são informações dos usuários. Ao recolher essas informações, os sites aprendem sobre nossos interesses e, assim, podem criar anúncios mais personalizados.
Alguns exemplos de comportamentos que podem ser usados para segmentar seu remarketing são: pessoas que visitaram um produto em seu site; pessoas que colocaram itens no carrinho, mas não concluíram a compra; pessoas que já compraram na sua loja, entre outros.
A partir disso, você pode criar listas de remarketing e usá-las para enviar anúncios personalizados para cada grupo.
As vantagens do remarketing
Fazer remarketing traz inúmeras vantagens. Afinal, ele serve para refrescar a memória de alguém que já interagiu com a sua marca anteriormente. Ele tem o poder de manter sua marca na cabeça do consumidor, e ajuda a pessoa a tomar uma decisão.
É por isso que, quando bem feito, o remarketing causa um impacto direto em sua taxa de conversão. Investir nele pode, de fato, aumentar de forma significativa as vendas do seu negócio.
Com o aumento das taxas de conversão, o ROI (Return On Investment ou retorno sobre o investimento, em português) pode chegar mais rápido e seu custo por aquisição de clientes (CAC) diminuir, o que é ótimo para a sua empresa.
Conforme dados do Google Ads, nos casos de e-commerce, 97% dos visitantes de um site não convertem na primeira visita. Por isso, o remarketing vem como uma possibilidade de continuar aparecendo para o cliente que ainda não converteu.
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