Busca

2023 está chegando. Como está a sua estratégia?

30/11/2022

Para começar o próximo ano com o pé direito, é preciso definir suas próximas ações 

 

2022 está quase no fim! Após um ano intenso, com a economia instável, alta inflação e o retorno de eventos presenciais após o isolamento, muitas empresas já estão analisando relatórios para entender se as metas do ano foram atingidas e como está a gestão, o marketing e a parte financeira do negócio. 

 

Com isso, está na hora também de fazer o planejamento de 2023. Conforme o final do ano vai se aproximando, costuma surgir uma pergunta comum: qual é o momento certo para começar a se preparar para o próximo ano e definir as ações que serão colocadas em prática? Bem, a resposta que damos é: o mais rápido possível. 

 

Se antecipar no planejamento do próximo ano pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio. Além disso, ter uma estratégia pronta antes do ano novo pode facilitar o desenvolvimento das ações definidas. 

 

Para ajudá-lo a tomar algumas decisões sobre o futuro da sua empresa, reunimos neste artigo alguns pontos fundamentais que devem ser avaliados para acertar no planejamento estratégico de 2023. 

 

Se interessou sobre esse assunto? Quer saber mais? Continue lendo e veja nossas dicas. 

 

 

Você já definiu suas ações para 2023?

 

 

Qual é a importância do planejamento estratégico? 

Antes de tudo, queremos explicar por que o planejamento estratégico é tão importante para uma empresa. Ele serve para que os gestores da organização criem ações que façam a empresa sair na frente dos seus concorrentes no mercado de atuação. Além disso, o planejamento permite descobrir quais são os caminhos mais indicados para trilhar e alcançar os objetivos empresariais. 

 

O momento de planejar o ano que se inicia é extremamente importante para os negócios, porém, muitas vezes, pode ser bastante desafiador para os gestores.  

 

Desenhar uma estratégia comercial não é tarefa simples. Por isso, confira abaixo nossas dicas. 

 

 

O que não pode faltar nas suas estratégias do próximo ano 

  • Avalie os resultados do último ano: primeiro, é muito importante dedicar um tempo para criar um relatório com os resultados de 2022. Dessa forma, você poderá encontrar pontos de melhoria e descobrir onde errou para não cometer as mesmas falhas. Lembre-se também de analisar quais períodos ou meses do ano foram mais favoráveis, a fim de inserir no planejamento ações que aproveitem os momentos de alta, por exemplo. 
  • Invista nas redes sociais: já faz bastante tempo que a presença digital deixou de ser um diferencial das marcas. Hoje, isso é mais do que obrigatório. Mas não para por aí: o investimento em mídia paga também é fundamental. Como o próprio nome sugere, ela é um investimento on-line, segmentado, geralmente em plataformas como Google Ads, Facebook e Instagram. Essa é a estratégia mais acertada para aumentar a visibilidade da sua marca, gerar tráfego em sua página, alcançar seu público-alvo e vender mais.
    Primeiramente, faça uma pesquisa para compreender onde sua persona está, o que ela consome e como consome. Assim, será possível identificar em quais redes sociais seu investimento renderá mais frutos, ajudando a tomar decisões mais assertivas. 
  • Inove: a inovação é, certamente, uma das características mais importantes em um bom líder. Ser inovador significa estar atento às tendências de negócio, sempre com a antena ligada para encontrar novas formas de incluir inovação no seu planejamento estratégico.
    Para isso, faça networking. Ou seja, marque presença em eventos, converse com empreendedores e troque experiências com quem é do mesmo setor. Dessa forma, você irá se manter informado sobre o que está acontecendo no mercado.
    Para adicionar inovação na sua empresa, considere fazer updates dos produtos e serviços, melhores equipamentos para o escritório e, quem sabe, uma nova identidade visual.
    Lembre-se: se você deseja se manter competitivo no mercado, busque sempre inovar. 

 

Conte com o apoio de especialistas para desenhar suas ações para 2023 

Fazer o planejamento estratégico da sua própria empresa pode ser uma tarefa complicada, já que é um processo complexo. Por isso, contratar uma agência de marketing especialista é a melhor maneira de se preparar para impulsionar seu negócio no próximo ano. 

 

Se quiser conhecer os serviços da CRP Mango, clique aqui e fale conosco. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas. 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos. 

Veja também