31/10/2022
Você já deve ter ouvido falar no termo ERP, não é mesmo?
Se você nunca ouviu este termo, deve estar se perguntando: O que é ERP? Nós te explicamos: a sigla vem do inglês, Enterprise Resource Planning, e significa, em tradução livre, Planejamento de Recursos Empresariais, mais conhecido no Brasil como Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Ou seja, ERP é um software de gestão, que permite ao administrador integrar as informações de diversos setores. Mais do que isso, os sistemas ERP’s permite reunir no mesmo espaço toda a gestão financeira, comercial, contábil, etc., da empresa. Alguns são mais conhecidos (é bem comum que exista a dúvida: Tiny ou Bling), mas existem muitos outros novos e com funções adicionais, como o Protheus.
Existem diversas empresas que oferecem ERP, então como escolher o ERP ideal para o seu negócio? Reunimos para onde deve olhar durante a sua decisão, então siga com a gente nas próximas páginas.
Como explicamos, o ERP é um software de gestão para organizar os diferentes setores da sua empresa. Portanto, um ponto importante que deve se atentar é a eficiência desse software.
Separamos seis dicas para você seguir durante a sua pesquisa do ERP ideal para o seu negócio.
Entenda as necessidades atuais da sua empresa, dessa forma você consegue avaliar quais áreas e setores podem ser integrados ao ERP. Nos variados processos da sua empresa, algumas atividades podem ser otimizadas pelo software. Na sua busca, procure aquele que consiga atender essa demanda prioritária.
Se a sua empresa for pequena, um sistema simplificado faz mais sentido para que você atenda a sua necessidade atual. Porém, sua empresa poderá crescer, aumentar as demandas, número de funcionários, ticket médio, enfim, será que o ERP simplificado atenderia as novas demandas com o crescimento?
A possibilidade do software continuar atendendo-lhe com a expansão da empresa é algo a ser levado em consideração. Dessa forma, a parceria só tende a crescer junto e a se fortalecer criando uma relação de ganha-ganha.
Se a ideia de um ERP é facilitar o dia a dia do seu negócio e equipe, nada mais justo que a implementação seja igualmente fácil. Além disso, garanta que seu uso seja intuitivo, simples e que a empresa forneça suporte para dúvidas e resoluções de problemas.
Outra parte importante é verificar se será necessário obter uma qualificação de seus funcionários, se existem treinamentos e se existe a possibilidade de testes gratuitos para ajudar na adaptação de sua equipe que irá atuar diretamente com o software novo.
Além dos pontos acima, é preciso avaliar a integração com o ERP e a sua plataforma de e-commerce. Sabe por que a integração é tão importante? Porque a operação do seu e-commerce se torna mais organizada. Assim, as transações do dia a dia se tornam unificadas e seguras.
Não basta focar somente nas funcionalidades e se atende as necessidades atuais da sua empresa. Avalie o custo-benefício, mas de maneira estratégica. Se sua projeção é de crescimento dentro de um ano, um ERP mais caro, mas com melhor escalabilidade no mercado pode te atender muito bem, por exemplo.
Depois da escolha, é necessário acompanhar de pertinho os primeiros momentos do software para entender se atende suas necessidades. Converse com sua equipe, escute feedbacks e resolva possíveis imbróglios que surgirem logo nos primeiros passos.
Neste artigo você entendeu como e o quê procurar em um ERP para o seu negócio. Além dos mais conhecidos Tiny e Bling, existem grandes opções como o ERP da TOTVS, o Protheus, que entrega tudo o que citamos acima. Vale a pena clicar no link para conhecer melhor o software dos nossos parceiros durante sua pesquisa.
Já adiantamos que o Protheus integra com o Shopify, que é uma das principais empresas de e-commerce do mundo e, também é nosso parceiro. Queremos levar as melhores e mais completas soluções para o seu negócio.
Clique aqui e fale com a CRP Mango para descobrir todas as vantagens dessa parceria de sucesso para sua empresa.
Se quiser conferir outros artigos, basta clicar aqui e acessar o blog.