Um grande erro quando uma empresa opta pelo Inbound Marketing (e estratégias de conteúdo) é não esperar o tempo necessário para que o trabalho dê resultado. Isso somado à falta de análise de KPIs constitui um dos maiores erros de quem busca ter sucesso nessa área. Por isso, falar sobre a maturação da estratégia de marketing é muito importante.
Essa maturação leva em conta os principais ciclos pelos quais uma estratégia passa, possibilitando a sua estabilização e ampliação com o passar do tempo. Isto é, as etapas de planejamento, implementação, análise e correção!
Mas, infelizmente, muitas companhias desistem antes do período adequado para ter resultados ou acabam abandonando a consistência, especialmente aquelas que fazem todo o trabalho in-house, ou seja, de forma interna.
Assim, nos próximos parágrafos, vamos explicar mais sobre a importância da maturação das estratégias de marketing de conteúdo e a importância da consistência.
De maneira geral, considera-se o período entre seis e nove meses do início do trabalho como o período adequado para os primeiros resultados começarem a aparecer. Porém, essa é uma pergunta sem uma resposta definitiva! Isto é, os resultados podem aparecer antes, como podem aparecer depois ou, se a estratégia for mal planejada ou mal executada, podem sequer aparecer.
Agora, para ter resultados, é preciso também estar atento a quais indicadores vão demonstrá-los. Alguns dos principais KPIs para uma estratégia de marketing são:
Com os dados coletados, a empresa poderá saber como está sendo desenvolvido o trabalho, podendo readequar os objetivos ou parar com a estratégia momentaneamente. Porém, quando falamos de conquistar novos leads e melhorar a comunicação, estratégias de marketing de conteúdo costumam gerar mais resultados do que o Outbound Marketing.
Agora que já sabemos em quanto tempo os resultados costumam aparecer e o que estar de olho, podemos falar sobre a maturação do marketing de conteúdo. Como toda estratégia, essa também vai passar por fases, necessitando se adequar a cada novo momento. Isso significa que, por vezes, o novo ciclo vai ser acompanhado de uma atividade mais baixa inicialmente, mas que não é necessário voltar atrás!
É importante entender que cada fase tem a sua importância e que uma entrega mais baixa inicial pode ser devido a um momento de adaptação, sendo uma regressão à fase anterior. É preciso planejar, produzir, colocar no ar e analisar ao longo dos meses.
Da mesma forma, nesse processo, também é preciso amadurecer o conteúdo, incluindo a identidade visual e o tom de voz, fatores que vão deixar a comunicação mais afinada com o público-alvo e trazer mais resultados. Neste sentido, a manutenção de uma equipe e a construção de guidelines para consulta ajudam a manter a consistência na produção.
É possível medir a maturação da estratégia de conteúdo?
Sim, porém, de uma forma mais subjetiva e menos direta. Isto é, existem diversos indicadores que podem ser observados nessa hora, incluindo os KPIs mencionados acima.
Por exemplo, os clientes estão interagindo e seguindo os call-to-actions? Existem muitas dúvidas? Os colaboradores estão executando as tarefas propostas de maneira rápida e que facilite o consumidor final? A área de estratégia está conseguindo manejar o trabalho para extrair mais resultados no período de seis a nove meses do início do projeto?
Todas essas são questões pertinentes para medir a maturação! Se o trabalho está funcionando de maneira fluida, os clientes estão trazendo retornos positivos e a gestão está conseguindo avançar nos objetivos, então, podemos dizer que a estratégia de conteúdo amadureceu e trouxe resultados! Caso contrário, ainda é preciso dar um passo atrás e remodelar alguma parte.
Uma grande ajuda para empresas em fase inicial e também para empresas estabelecidas é contar com especialistas na área do marketing digital. Eles permitem que a parte interna da empresa se foque na área comercial, sem gastar recursos e tempo com uma área como o marketing.
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