Dicas para potencializar vendas no seu e-commerce em 2023
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Quer vender mais? Essa tarefa pode ser desafiadora, mas alcançável.
Vender mais é o objetivo de empresas de inúmeros segmentos. No e-commerce, onde a concorrência é acirrada, não poderia ser diferente.
Porém, mesmo com tantos adversários, a procura também é grande. Segundo o relatório Webshoppers de 2023 da NielsenIQ Ebit, líder mundial em medição, dados e análises de audiência, em 2022 o Brasil registrou recorde de faturamento no e-commerce, chegando a R$ 262 bilhões, o que representa um crescimento de 1.6% em relação a 2021.
O processo de otimização das vendas do e-commerce pode ser desafiador, mas necessário para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, não adianta investir em uma boa plataforma, criar anúncios, gerar bons números de tráfego e depois apenas esperar pelo dinheiro.
É preciso investir em estratégias de marketing digital adequadas para alcançar o público que tem interesse genuíno em adquirir o seu produto ou serviço. São justamente essas pessoas que se transformam em clientes.
Quer você já esteja inserido neste meio ou está recém iniciando a sua aventura no digital, sempre há o que melhorar para aumentar as vendas no e-commerce. Por isso, separamos algumas dicas para que o seu público compre de maneira satisfatória e se fidelize à sua marca.
Vamos lá? Continue lendo e saiba mais!
O SEO é uma das melhores práticas para qualificar as pessoas que chegam até o seu site. Mas, para isso, é preciso escolher as palavras-chave corretas para o seu funil de vendas. Existem diversas ferramentas gratuitas que podem auxiliar nessa tarefa, como por exemplo, o Ubersuggest, o Keyword Planner do Google Ads ou o SEMrush.
Existem dois tipos de palavras-chave: as head tails, que são palavras curtas e genéricas como “casaco”, e as long tails, que são mais especificas e contextualizadas, como “casaco preto inverno”.
Basicamente, as pessoas que buscam utilizando as head tails ainda estão no topo do funil de vendas, pois pesquisam sem saber muito bem o que realmente desejam. Já as que pesquisam usando as long tails estão praticamente preparadas para comprar – e, por esse motivo, tendem a converter mais.
Lembre-se de contemplar os dois tipos de palavras-chave em seu planejamento de e-commerce para que as estratégias da sua loja virtual atinjam todos as etapas do seu funil, certo?
Além disso, crie boas meta descriptions (meta descrição), e estruture as heading tags da sua página, pois elas facilitam a identificação dos assuntos para os robôs do buscador e para o usuário.
Diferente das lojas físicas, no e-commerce, não é possível ver o produto ao vivo, tocá-lo, ver detalhes, experimentá-lo etc. Por isso, é essencial que você forneça informações completas sobre ele e exiba, claro, fotos ou vídeos de boa qualidade.
Poucas fotos, qualidade ruim, edição exagerada e outros fatores podem destruir qualquer experiência de compra. Lembre-se que o objetivo aqui é oferecer conteúdo visual suficiente para que as pessoas consigam ter a noção mais próxima da realidade.
Para tornar a experiência do usuário ainda melhor, considere adicionar recursos como zoom, imagens em 360° e panorâmicas.
A prova social é um dos gatilhos mentais mais famosos que existem. Ela é usada como uma espécie de evidência para mostrar que existem outras pessoas, como você, que estão comprando e aprovando um determinado produto ou serviço. Um exemplo de prova social no e-commerce são as avaliações enviadas por usuários que já compraram o produto.
Sem dúvidas, a experiência do cliente é potencializada quando vendas são humanizadas. Portanto, destacar depoimentos e avaliações de outros compradores mostra a usabilidade daquele produto em diversas realidades, cenários e perfis diferentes.
Recomendamos que você destaque as avaliações mesmo quando existem comentários negativos. A melhor forma de lidar com eles é sempre com muita atenção, buscando entender o que pode ter acontecido naquele cenário específico e apresentando propostas de melhoria quando for o caso.
Após adicionar os produtos no carrinho, existem diferentes motivos que podem levar o consumidor a desistir da compra. Uma boa estratégia para ajudar o e-commerce a aumentar as vendas é buscar reduzir o número de carrinhos abandonados.
Existem diversas estratégias que podem ser seguidas para reverter o abandono de carrinho no seu e-commerce, como o retargeting, que usa anúncios personalizados para atrair consumidores que passaram por um site e não finalizaram uma compra. O método pode ser realizado no Google Ads e no Facebook Ads.
Quando o visitante aceita os cookies no seu e-commerce, esses sistemas conseguem identificar os itens que ele demonstrou interesse, mas deixou para trás. Assim, você pode aproveitar essa informação para exibi-los novamente por meio de anúncios em sites parceiros ou nas redes sociais. Dessa forma, o cliente é lembrado da compra que não foi finalizada, tendo mais chances de voltar à sua loja e fazer o pedido.
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