5 Erros na Implementação de CRM e como evitá-los
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Implementar um CRM é um divisor de águas para empresas que buscam otimizar a gestão de clientes, personalizar estratégias de marketing e impulsionar vendas. Ele pode ser a diferença para uma gestão personalizada e com grandes resultados, porém, caso a implementação não seja feita da melhor maneira, é possível que o CRM se torne um gasto que não traga retornos. Ou seja, um investimento vazio.
Neste sentido, muitas empresas falham em extrair o valor máximo de um CRM devido a erros básicos, que poderiam ser corrigidos facilmente, ou a expectativas irreais sobre as ferramentas contratadas. Esses equívocos geram custos extras, baixa adesão da equipe e resultados frustrantes.
Se você é gestor, líder de projetos ou especialista em marketing, confira o nosso artigo para compreender os 5 erros mais comuns na implementação de CRM e encontrar soluções práticas para transformar a ferramenta em um aliado estratégico.
Como o nome mesmo já diz, CRM é Gerenciamento da Relação com Clientes (em tradução livre), uma ferramenta que serve para gerenciar todos os contatos com clientes, com leads e com visitantes. E mais do que apenas um centro de contatos, ela, na realidade, busca gerar dados, analisar e permitir aos gestores encontrar soluções para os clientes.
A partir disso, é possível aumentar a satisfação dos leads e consumidores, buscando garantir resultados por meio de contatos. As ferramentas costumam permitir também a segmentação a partir de dados, ter fluxos de e-mail e reduzir o tempo gasto no contato.
No mercado, existem diversas ferramentas que podem servir para marcas iniciantes ou estabelecidas no mercado. Entre elas, está a ferramenta RD Station CRM, com um uso fácil para direcionar os dados, criar estratégias, classificar dados e muito mais.
Muitas empresas investem em CRM sem entender como e por que a ferramenta será usada. Isso leva a configurações genéricas, falta de engajamento da equipe e métricas desconectadas dos objetivos do negócio.
É possível usar a metodologia SMART para definir metas, encontrar soluções dentro das plataformas e conseguir resultados práticos para o CRM. Por exemplo, rastrear KPIs como tempo de resposta a leads e taxa de retenção.
Um CRM isolado de outros sistemas (como e-mail, redes sociais e atendimento) cria silos de informação, dificultando uma visão 360° do cliente. Para evitar este problema, integre o CRM a todas as plataformas de interação com leads e clientes. Isso inclui o WhatsApp e as redes sociais relevantes para o negócio.
A partir dessa integração é possível ganhar muito até em outros pontos, como em campanhas de e-mail marketing baseadas no comportamento do cliente.
CRMs podem ser aplicações complexas e que necessitem de uma equipe para gerenciar da melhor forma a encontrar resultados. Contudo, é preciso também que a equipe esteja capacitada a realizar as integrações necessárias, a encontrar as funcionalidades e saber como extrair os melhores resultados de cada parte da plataforma.
Para evitar este problema, é fundamental trazer treinamentos e explicações, além do que for fornecido pela empresa. Também é possível ajudar na ligação com o suporte técnico da ferramenta para facilitar a transição.
Usar configurações padrão limita o potencial do CRM. Por exemplo, um varejista precisa rastrear preferências de compra, enquanto uma consultoria foca no ciclo de vendas B2B.
Ou seja, a personalização do CRM para as suas necessidades é um princípio básico. É preciso personalizar campos, coleta de dados e automações, tudo para cumprir os objetivos principais para os quais a ferramenta foi contratada. E é preciso também tornar esta uma prioridade na hora de analisar se a ferramenta está sendo útil ou não.
Este é um erro que pode acontecer no período de implementação de um CRM, mas também durante todo o tempo de utilização da ferramenta. Isto porque apesar de otimizado e automatizado, os CRMs ganham novas funções com o tempo, o mercado muda, os KPIs mais interessantes para a marca mudam e a própria forma de entrar em contato com os clientes muda. Imagine um CRM que ainda tivesse como foco o SMS (ou o FAX) em 2025?
Para solucionar esta questão, durante toda a implementação, revise o CRM e agende revisões mensais ou bimestrais para entender o que faz sentido. Da mesma forma, avalie soluções para a marca que possam tornar o CRM ainda melhor.
Implementar um CRM exige planejamento, personalização e acompanhamento contínuo. Ao evitar os erros acima, você transforma a ferramenta em um motor de crescimento, alinhado à estratégia de marketing e à gestão de projetos da sua empresa.
Não deixe erros básicos sabotarem seu sucesso! Veja como a nossa equipe pode auxiliar a implementação de soluções de CRM, como o RD Station CRM. Agende uma demonstração entrando em contato conosco aqui.
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