17/10/2023
Estamos na segunda quinzena de outubro. Ou seja, faltam poucas semanas para a sexta-feira mais aguardada do comércio: a Black Friday, que em 2023 acontecerá no dia 24 de novembro.
Como acontece todos os anos, muitos brasileiros esperam a última sexta-feira de novembro para aproveitar as promoções e adquirir um novo celular, computador, roupas, sapatos, eletrodomésticos, entre diversos outros itens.
Mas será que, neste ano, os brasileiros realmente pretendem gastar na Black Friday? Segundo o Google, sim. Recentemente, a plataforma de pesquisas anunciou uma retomada da confiança dos consumidores pós-pandemia, destacando que as buscas pela data já são 24% maiores do que no ano passado.
Seu e-commerce já está preparado para a Black Friday 2023? Se não, ainda dá tempo de se organizar. Nesse artigo, preparado pela nossa equipe da CRP Mango, explicaremos mais sobre a pesquisa de intenção do Google e mostraremos a você algumas dicas para ter uma data de muito sucesso no seu negócio.
Vamos lá? Continue lendo!
A gigante de tecnologia, Google, divulgou recentemente que o brasileiro tem mostrado mais interesse em fazer compras na Black Friday, e por isso, é preciso diversificar as campanhas para aumentar a conversão das vendas.
Diante de um cenário competitivo, os varejistas devem sair da lógica de massa de oferta e de pessoas para chegar nas pessoas certas com as melhores ofertas, conforme orientou Gleidys Salvanha, Diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil. Ainda segundo ela, as jornadas de compra não são mais lineares, mas sim alvos em movimento com vários pontos de contato.
A pesquisa do Google identificou que existem cerca de 180 mil possibilidades de jornadas para cada consumidor, criando oportunidades de se conectar com o seu público durante ela. Conforme a empresa, a dica para o período é se atentar aos sinais dos clientes e suas novas práticas para investir de forma inteligente.
Neste ano, dois em cada três brasileiros pretendem comprar na Black Friday. A informação foi dada pelo estudo do Google que entrevistou cerca de 1.800 brasileiros das classes A, B e C de todo o país em julho de 2023. Entre as categorias mais procuradas, estão: moda, beleza, eletrodomésticos e celulares.
Além de diversificar as campanhas, como sugerido pelo Google, é fundamental criar uma estratégia de pré-campanha, como um “esquenta”, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado. Assim, seu negócio se torna mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.
Mas de nada adianta ter novos clientes e não estar preparado para lidar com a demanda. Por isso, reforce seu estoque para a Black Friday. Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer.
Outra dica essencial para ter sucesso na Black Friday é garantir um site estruturado. Se seu e-commerce não tiver isso, investir em marketing, campanha e promoções é como dar um tiro no pé.
Para evitar reclamações na hora de finalizar a compra, conte com uma empresa especialista em e-commerce e com uma equipe de tecnologia qualificada e experiente. Assim, você evita lentidão e quedas durante a Black Friday, e, consequentemente, evita perder vendas.
Nós da CRP Mango, por exemplo, temos mais de 20 anos de experiência como agência de comunicação, marketing e tecnologia. Além de sermos qualificados, somos parceiros das principais ferramentas e plataformas de e-commerce, como Vtex e Shopify.
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