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E-commerce – 7 Dicas práticas para vender online

03/11/2021

Está em busca de ideias práticas para impulsionar suas vendas no e-commerce? Algumas ações de marketing digital podem te ajudar no desafio de alcançar novos clientes e conversões.

 

Ultimamente, as lojas virtuais estão fazendo sucesso. Quem não pensava em investir em um e-commerce, depois da pandemia passou a enxergar muitas oportunidades com as vendas online. Porém, com tantas ofertas disponíveis para os clientes virtuais, vender online também pode ser um grande desafio.

 

Para te ajudar a ganhar visibilidade e consequentemente atrair novos clientes e aumentar suas vendas, selecionamos algumas dicas para você colocar em prática no seu e-commerce.

 

 

7 dicas práticas para aumentar as vendas no e-commerce

Antes de partir para a venda, você precisa estruturar muito bem a sua loja virtual, em um ambiente seguro e que facilite a compra.

 

Existem ferramentas que são essenciais para que o seu e-commerce funcione como uma verdadeira loja, garantido vitrines inteligentes, formas de pagamentos seguras, além de oferecer um bom atendimento.

 

Pense no Mobilie First!

Outro ponto importante ao falar em e-commerce é pensar no Mobile First, ou seja, seu site precisa ser criado para que as pessoas consigam comprar usando o celular.

 

O smartphone é o dispositivo mais utilizado nas compras pela internet. Em 2021, 56% das compras online foram realizadas pelo celular. Um crescimento de 8,7% em relação ao ano de 2020, de acordo com o Webshopper, estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento, realizado pela Ebit | Nielsen.

 

Portanto, crie seu site primeiro pensando em vender pelo celular, garantindo facilidade na navegação. Depois faça as adaptações para disponibilizar as compras pelo computador.

 

Com toda a estrutura do e-commerce montada e em pleno funcionamento é que você deve focar em ações para vender.

 

É preciso ter em mente que vendas no e-commerce precisam de planejamento. Seus produtos precisam estar e aparecer no lugar certo, na hora certa, além de falar com o público correto. Com isso em mente, vamos para a prática:

 

  • 1. Entenda quem é o seu público

Trace a jornada do seu cliente, defina seu público e a persona da sua marca.

 

No mundo digital, as vendas também precisam seguir as estratégias do funil de vendas. As estratégias de marketing digital precisam ser bem definidas com interações corretas para cada uma das etapas.

 

O objetivo de trabalhar o funil é garantir a entrada de novos clientes e a fidelização dos antigos. Só assim é possível ampliar vendas com sustentabilidade, sem picos e quedas bruscas.

 

Falando em funil de vendas, confira o artigo sobre como agir em cada etapa do funil de vendas.

 

  • 2. Crie segmentações

Quando você identifica a persona ou as personas da sua marca, produto e/ou serviço você consegue criar segmentações para atingir o seu público da maneira correta, criando conexão para aqueles que já são clientes e para o público que ainda não comprou na sua loja.

 

As segmentações possibilitam falar com a pessoa certa, no lugar certo e na frequência correta. Para segmentar o seu público você precisa:

 

  • Conhecer todas as potencialidades do seu segmento ou nicho de atuação.
  • Estudar o mercado para observar lacunas que o seu negócio pode preencher e focar em ações para solucionar possíveis problemas.
  • Fazer pesquisas e analisar métricas sobre o seu público, como informações demográficas e comportamento no mundo digital.

Pessoas buscam informações e interagem nas diversas plataformas de conteúdo digital o tempo todo. Seja por meio de entretenimento nas redes sociais ou materiais ricos de informação em blogs e sites.

 

A verdade é que um conteúdo bem produzido convence e converte pessoas.

  • Crie um blog com conteúdo de valor que atraia e solucione as “dores” do seu público.
  • Marque presença nas redes sociais com assuntos que vão além dos seus produtos.
  • Evite bombardear o seu público apenas com publicações de fotos de produtos. Ao invés disso, ofereça informação de qualidade, fatos relevantes e curiosidades, seu produto será visto e considerado por meio da interação com a sua audiência.
  • Tenha consistência e mantenha a frequência nas postagens de conteúdo. Não suma e reapareça do nada. Posicione a marca e esteja presente na vida da sua audiência.
  • Crie maneiras de interagir com o seu público e ao mesmo tempo descubra mais sobre o comportamento dele. O famoso story do Instagram e Facebook é uma opção em que você consegue gerar interatividade por meio de perguntas, enquetes e testes. São formas que podem te ajudar para direcionar um lançamento de produto ou promoção, por exemplo.

 

  • 4. Otimize seu site com técnicas de SEO

A sigla para Search Engine Optimization significa Otimização para Mecanismos de Buscas, em português.

 

Atualmente, 92% das buscas na internet são realizadas no Google, segundo dados da Statcounter. A otimização por meio de técnicas de SEO vai te ajudar a ficar bem posicionado nos mecanismos de buscas orgânicas. O objetivo é garantir mais cliques e mais acessos qualificados de pessoas que realmente estão interessadas em comprar o seu produto ou serviço.

 

Usar palavras-chave na descrição do seu produto, criar conteúdo com essas palavras-chaves na medida correta, garantir um carregamento rápido da sua página, entre outras técnicas vão te ajudar a posicionar o seu e-commerce nas primeiras páginas dos buscadores.

 

Se quiser aprofundar seu conhecimento sobre SEO, clique aqui e leia nosso artigo “A importância do SEO para o marketing digital”.

 

  • 5. Crie campanhas personalizadas

Lembra que falamos sobre segmentar o seu público? Pois bem, você vai usar essas segmentações na hora de criar campanhas. Afinal, quem tem pet compra produtos para animais de estimação. Quem pratica corrida e caminhada, gosta de roupas de esporte e tênis. É aí que entram as campanhas personalizadas utilizando as segmentações do seu público.

 

Por meio das suas ferramentas de gestão e vendas do seu site você também pode encontrar grupos com características parecidas, por exemplo: clientes que geram ticket médio de R$ “X”, que compram mensalmente ou, até mesmo, identificar os clientes inativos.

 

Com seu mailing segmentado nas mãos é só partir para ação, criando campanhas que atraiam a atenção desse público. Você pode ofertar um desconto, apostar em datas comemorativas para disponibilizar brindes, frete grátis e muito mais.

 

  • 6. Utilize e-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa opção para manter contato com o seu cliente. Crie uma régua de relacionamento e aprofunde sua relação. Por meio dos e-mails você pode interagir com conteúdos informativos ou com promoções exclusivas e segmentadas.

 

Também é possível criar cupons de descontos com códigos exclusivos por e-mail.

 

Uma das grandes apostas na interação dos e-mails é utilizar a automação de marketing e incluir fluxos de e-mails automáticos.

 

  • 7. Utilize técnicas de cross selling e up selling

As técnicas de cross selling e up selling são muito utilizadas para aumentar o seu ticket médio.

 

No cross selling o seu público é impactado por produtos relacionados aos que ele selecionou para comprar. Eles podem aparecer com opções em combos de produtos que se complementam. Por exemplo, quando você vai comprar um celular e aparece o fone de ouvido com uma oferta de desconto se comprar os dois juntos.

 

Já o up selling é quando o produto que você está interessado em comprar vem com a opção de garantia estendida. Outro exemplo bem comum é você buscar um produto de um determinado tamanho/quantidade e ser impactado por um tamanho/quantidade maior por um pequeno custo adicional.

 

Além dessas dicas, o marketing digital oferece inúmeras possibilidades de ações focadas em vendas. Aproveite para fazer um checklist do que você já faz e daquilo que você ainda precisa implementar no seu e-commerce. Se precisar de ajuda com ações de marketing digital, fale com a CRP Mango. Clique aqui!

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