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Inbound Marketing – como acelerar o processo de geração de leads qualificados

01/10/2021

Estratégias de Inbound Marketing podem te ajudar a acelerar seu processo de geração de leads qualificados por meio de conteúdos que se conectam com seu público alvo.

 

Jornada do cliente, persona, conteúdos, Google, SEO, e-mails, redes sociais, blog, site, seguidores, leads e por aí vai. Se formos listar em palavras as oportunidades que uma empresa possui na grande esfera da comunicação e do marketing digital, com certeza essa lista será bem grande. Para facilitar, podemos reunir todas essas oportunidades com as ações estratégicas de Inbound Marketing.

 

O conceito de inbound marketing surgiu em 2009, nos Estados Unidos, com o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

 

Onde você estava em 2009? Como você era impactado pelas empresas que queriam vender seus produtos? Provavelmente você já utilizava as redes sociais, acompanhava alguns blogs, mas a maior parte das empresas ainda costumava ir atrás de você e não você atrás delas.

 

Hoje já é nítida a mudança de hábito. O comportamento das pessoas mudou e é muito comum os consumidores irem atrás das empresas e dos produtos que realmente desejam comprar. Nota-se então o crescimento das necessidades das ações de Inbound Marketing para que as empresas sejam encontradas!

 

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Inbound X Outbound

Na tradução livre, o termo inbound marketing significa marketing de atração. Um caminho diferente do outbound. Isso porque, enquanto o outbound utiliza ações para buscar os clientes, o inbound usa o meio digital para que o público encontre uma empresa ou produto com mais agilidade.

 

É uma metodologia que procura entender a forma como o consumidor pensa, com o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra. Entre outros diferenciais, o Inbound Marketing é, em média, 62% mais barato que o Marketing convencional, segundo especialistas da Demand Metric.

 

Inbound marketing na jornada do cliente

As ações estratégicas de inbound marketing estão relacionadas com a Jornada do Cliente, confrontando com a trajetória e o comportamento do nosso público alvo no percurso do funil de vendas.

 

Dessa forma, as ações de inbound marketing visam entender os momentos do seu público para criar pontos de contato para engajá-los. Ou seja, seu cliente virá até você de maneira natural.

 

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Estratégias de Inbound Marketing para gerar leads

O Inbound Marketing possibilita criar estratégias de marketing baseadas em conteúdo que conquiste um determinado público, denominado lead.

 

O ponto interessante é que por meio dessas estratégias conseguimos transformar os leads em clientes, gerando receita com processos mais rápidos. Sem contar que todas as ações realizadas podem ser acompanhadas com indicadores, que mensuram suas potencialidades, trazendo visibilidade por meio de ferramentas analíticas digitaisweb analytics.

 

Essas estratégias de conexão com o público devem ser relacionadas em etapas com objetivos distintos em cada uma delas, definidas com base na jornada do cliente e no funil de vendas. Confira a seguir:

  • Etapa de Atração: Desenvolver e lançar nas plataformas digitais conteúdos interessantes para atrair o foco para os canais do cliente.

Campanhas de mídia paga segmentada ampliam o horizonte para que sua marca seja encontrada. É necessário marcar presença constante nas redes sociais e investir em técnicas de SEO no seu site e blog para que eles fiquem bem posicionados nos buscadores, como o Google.

  • Etapa de conversão e relacionamento: Momento em que os visitantes precisam acreditar nas informações disponibilizadas por meio dos conteúdos. Conteúdos educativos de interesse prático para manter um relacionamento de credibilidade entre possível cliente e empresa. Textos bem escritos que proporcionam autoridade para a marca fazem toda a diferença.

É muito importante nessa etapa saber nutrir o seu lead. Portanto, é necessário manter a presença e a frequência nas postagens e interações com seus leads.

  • Etapa de ação de compra: Aqui ele já está totalmente convencido e animado para comprar.

Algumas estratégias como ofertas e descontos são positivas e agilizam essa ação.

  • Etapa de Análises: Aqui vamos analisar todo o processo, trazendo melhorias ou mantendo ações que geraram bons resultados.
  • Etapa de retenção e encantamento: Essa etapa não aparece em algumas estratégias, mas identificamos na CRP Mango um passo importante para garantir satisfação e assim ampliar vendas.

O objetivo dessa última etapa é manter os clientes satisfeitos, gerando recompras e upsells. Traduzido do inglês, upselling é uma técnica de vendas para ofertar complementos aos produtos que seu cliente já tenha adquirido da sua empresa para gerar mais receita.

 

Você pode conferir as ações que devem ser criadas em cada uma destas etapas no artigo “Etapas do funil de vendas – Aprenda como agir em cada uma delas”.

 

5 passos para planejar as ações de Inbound Marketing:

Depois de entender as etapas do Inbound Marketing é preciso adaptar as estratégias de acordo com o segmento da sua empresa. Faça um planejamento com os seguintes pontos:

  • 1. Defina o objetivo e metas das estratégias que vai cria
  • 2. Tenha claro quem é o seu público-alvo e defina a persona da sua marca ou produto.
  • 3. Escolha os canais digitais que pretende marcar presença e que faça sentido com o seu negócio (público-alvo e persona)
  • 4. Crie cronograma fixo de tema para a produção de conteúdo para cada canal (mídias sociais, blog, e-mails).
  • 5. Mantenha seus canais digitais sempre atualizados.

Agora é com você! Se precisar de ajuda para criar todas as ações de inbound marketing para que a sua marca seja encontrada com facilidade no mundo digital é só procurar a CRP Mango.

 

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