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Persona – O que é e como definir a sua

01/10/2021

Antes de iniciar suas ações de marketing digital é necessário definir a persona da sua marca. Entenda de uma vez por todas o que é persona para definir o tom de voz ideal dos seus conteúdos

 

Algumas estratégias são imprescindíveis na hora de iniciar suas ações de marketing digital. Uma das primeiras tarefas que uma marca deve realizar é a definição da persona.

 

O que é Persona?

A persona é um personagem fictício criado para direcionar o tom de voz dos conteúdos de uma marca que serão trabalhados para criar conexão com o público-alvo ideal. É utilizada para guiar tom de voz da produção dos textos, além das segmentações das ações de marketing digital.

 

A definição da persona é feita a partir de estudos que mapeiam tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, de acordo com características comuns, atitudes e/ou comportamentos definidos e que direcionam as ações de marketing digital de forma a entender o que faz uma pessoa utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.

 

Com a persona definida e as informações dela coletadas, são traçadas as estratégias digitais, desde a escolha das palavras-chave presentes no discurso de conteúdos digitais, até mesmo para os impulsionamentos em redes sociais e campanhas de mídia.

 

 

Diferença entre Persona e Público-alvo

No momento de definir a persona é muito importante que esteja claro as diferenças entre o público-alvo e a persona. Isso porque devemos ter em mente que a persona acaba sendo uma definição de cliente ideal baseado em características que compõem o seu público-alvo.

 

Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características e comportamentos parecidos e com necessidades especificas para comprar determinados produtos. Por exemplo, o público alvo de um e-commerce de roupas femininas sociais são mulheres de 30 a 50 anos, ativas no mercado de trabalho.

 

Já a persona é a personagem fictícia criada para a empresa se conectar com o público alvo. Ela é criada para guiar o tom de voz e segmentar os conteúdos e campanhas digitais de forma a despertar atenção do público-alvo.

 

Por exemplo, no caso da loja virtual de roupas sociais femininas, a persona poderia ser: Sofia, 34 anos, advogada, sócia de um escritório de advocacia, solteira.

 

Como você pode perceber, o público-alvo norteia a humanização da marca por meio da persona. Nesse sentido, o público-alvo começa e se identificar com aquela empresa e desejar os produtos que ela vende.

 

Quantas personas devemos definir?

A quantidade de personas vai depender do tamanho da sua empresa e segmentos dos seus produtos. Uma empresa pode ter inúmeras personas, isso vai depender das estratégias e objetivo do engajamento que as ações de marketing pretendem atingir.

 

Indicamos a criação de duas a três personas. Lembrando que essa escolha deve ser guiada por meio de uma análise do seu time de marketing e vendas, relacionando o público-alvo que deseja atingir.

 

Como definir a persona?

Para definir uma persona devemos fazer uma pesquisa aprofundada para levantar informações como:
 

  • Características pessoais;
  • Poder aquisitivo;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Interesses;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Informações profissionais;
  • Problemas que enfrenta; entre outros.

Como conseguir as respostas para criação da persona?

Existem algumas maneiras para levantar as informações necessárias para a criação da persona, como pesquisas, análises de histórico dos clientes, entre outros. O importante é definir algumas questões a serem respondidas. Elas podem ser trabalhadas internamente com as equipes de vendas, comercial e marketing.

 

O ideal é que o grupo ou a pessoa destinada a responder tenha intimidade real com o público a fim de oferecer as respostas corretas com base em algum relatório ou base de dados dos clientes. O banco de dados da própria empresa pode ajudar a encontrar as respostas.

 

Também é possível confrontar com a jornada de compra desse cliente, observando quais os passos ele toma até a efetivação da compra do serviço ou produto.

 

7 Perguntas básicas que devem guiar a construção da Persona

  • 1. Qual a idade do seu público alvo?
  • 2. Qual o estado civil?
  • 3. Onde mora?
  • 4. Quais são os fatores que levam a tomar a decisão de compra? Ex.: preço, qualidade, inovação tecnológica, benefícios práticos para agilizar os processos, e/ou outros?
  • 5. Quais canais de informações essa pessoa consome? Redes sociais, jornal, revista, sites de notícias. Quais são eles?
  • 7. Por que ou o que o levou a buscar os serviços/produtos?
  • 8. Como a sua empresa pode ajudar a resolver as dores/problemas desse profissional/empresa?

Além dessas perguntas, uma etapa importante para a criação da persona é o Mapa de Empatia, uma metodologia utilizada para conhecer seus clientes mais profundamente.

 

Por meio do mapa de empatia é possível exercitar seu time para que se coloque no lugar do cliente, identificando possíveis dores. Esse exercício possibilita enxergar seu próprio produto com outras perspectivas, fazer mudanças e alcançar melhores resultados nas tratativas da empresa em relação aos seus clientes de base e entrada de novos.

 

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Agora que você já compreendeu o que é como definir uma persona, vale ressaltar que ela é apenas uma das inúmeras estratégias para iniciar as ações de marketing digital.

 

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