20/04/2023
Apesar do maior número de vendas on-line e da maior disponibilidade de ferramentas digitais, podemos dizer que o e-commerce se tornou mais desafiador nos últimos anos.
Primeiramente, desde o início da Covid-19, entramos numa nova era, focada na rentabilidade. Porém, um estudo de 2022 da Publicis Sapient mostrou que 37% dos varejistas afirmam que o e-commerce não está atingindo suas metas de lucro.
Por isso, em tempos de crise e aumento da concorrência, identificar formas de aumentar a lucratividade é essencial para manter a competitividade e sobrevivência em qualquer mercado.
Neste artigo, você irá conferir algumas dicas simples, mas frequentemente subestimadas, para superar esse desafio e aumentar a lucratividade do seu e-commerce.
Vamos lá?
É natural que as empresas estejam sempre buscando formas de obterem novos clientes, afinal, é assim que fazemos nossos negócios continuarem crescendo. Porém, a verdade é que a maior parte dos lucros provêm dos relacionamentos com os clientes mais fiéis.
Embora representem a minoria entre todos os clientes, os comerciantes obtêm a maior parte de seus lucros dos fãs mais fiéis da marca, que compram com frequência. Portanto, é preciso manter esses clientes satisfeitos a todo custo. É por isso que, para ter um e-commerce mais lucrativo, as iniciativas devem se concentrar na retenção de clientes, na coleta direta de dados e na comunicação entre canais.
A gestão de estoque e gerenciamento de pedidos são alguns dos maiores desafios do e-commerce. E isso faz muito sentido, afinal, entregar os produtos para os consumidores é muito mais difícil no mundo on-line do que em lojas físicas. Você concorda?
Além de impactar a experiência do cliente, o fulfillment e o estoque podem tanto impulsionar quanto destruir as margens de lucro de uma marca. Problemas como falta de estoque, envio de pedidos errados e ineficiência no processamento de devoluções podem acabar com os negócios do varejista em pouco tempo, diminuindo também a lucratividade da empresa.
Como, então, transformar o estoque e o fulfillment nos seus pontos fortes? Através do omnichannel. Um estudo realizado pela Manhattan Associates e apresentado no Mundo do Marketing afirma que 77% dos consumidores querem que suas operações evoluam para uma experiência omnichannel e unificada. Atualmente, as principais marcas estão investindo no omnichannel (gestão de estoque, gerenciamento de pedidos e cadeia de suprimentos) para melhorar a satisfação do cliente. Nesse sentido, as iniciativas devem se concentrar em encarar o fulfillment como um produto, unificar o estoque e tirar proveito dos modelos de marketplace.
Em um mundo onde é possível oferecer qualquer jornada digital ao cliente, por que a maioria das lojas de e-commerce parece igual? Nesse cenário, diversas marcas estão indo além da experiência de e-commerce tradicional através de novos modelos de engajamento, como live shopping (ou live commerce) e páginas de produtos imersivas, diferenciando-se da concorrência.
E o cenário parece muito positivo. Segundo um relatório da consultoria Deloitte, o mercado de live shopping já vale por volta de 4,4 bilhões de dólares. Por isso, para muitos especialistas, esse é o futuro do e-commerce, já que milhões de usuários preferem tirar dúvidas e interagir com os vendedores on-line do que fazer compras sozinhos, sem “curadoria”, em marketplaces com ofertas tão variadas que, às vezes, é difícil achar o que se precisa.
Além desses pontos, uma medida muito interessante pode ser se preocupar com os carrinhos abandonados. Muitos clientes acabam desistindo de realizar compras e deixam os produtos no carrinho, porém, com uma simples mensagem por e-mail ou notificação, é possível trazê-los de volta e aumentar o número de conversões em seu website.
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