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Como otimizar o checkout e aumentar a conversão em sua loja on-line

19/01/2023

Quer vender mais no seu e-commerce? Aprenda a otimizar o checkout. 

 

Segundo a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, realizada pela Opinion Box, empresa brasileira que oferece soluções de pesquisa de mercado on-line, 85% dos consumidores virtuais desistem da compra quando estão no checkout e 15% fazem isso de forma frequente. 

 

É por isso que dizemos que a etapa mais importante da compra on-line é o checkout, quando o usuário finaliza o pedido. Esse é um momento definitivo da decisão de compra, mas muitas pessoas podem deixar de adquirir algum produto ou serviço justamente nessa fase. 

 

A pesquisa da Opinion Box ainda diz que o principal motivo pela qual os usuários abandonam o carrinho é o valor do frete: 66% dizem que deixam de concluir a transação quando o frete é mais alto do que o imaginado. Além disso, outro fator que prejudica a conclusão da compra é um processo de checkout complicado, com muitos passos ou preocupações relacionadas à segurança na etapa de pagamento, por exemplo. 

 

O abandono de carrinho pode ser algo bem frustrante para quem tem um e-commerce, afinal, representa uma oportunidade desperdiçada de compra, mas a boa notícia é que é possível evitar isso através de algumas estratégias simples. 

 

Veja nossas dicas para otimizar o checkout e potencializar suas vendas. Continue lendo! 

 

Otimizar o checkout e aumentar a conversão

Veja dicas para aumentar as vendas em sua loja on-line

 

Estratégias para otimizar o checkout e aumentar as conversões 

 

  • Habilite o login social:

    A etapa de registro do cliente na página pode fazer com que alguns usuários desistam da compra. Por isso, permita que eles se inscrevam utilizando sua conta do Google, ou de redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo. Além disso, use a verificação de identidade de forma que seja possível preencher os campos de informações. Isso pode ajudar a melhorar a experiência do cliente. 

 

  • Ofereça diversos métodos de pagamento:

    É frustrante encontrar um produto por um bom preço, mas, na finalização do pedido, ver que sua forma de pagamento preferida não é aceita na página. Os clientes podem ser bem específicos quanto ao uso do método de sua preferência, então, oferecer o maior número de opções possíveis é uma forma de evitar o abandono de carrinho. Boleto, cartão de crédito e débito, além do PIX, são opções quase indispensáveis hoje em dia. 

 

Se isso for inviável para o seu negócio, por conta do custo, uma boa estratégia é priorizar as formas de pagamento mais populares primeiro e, depois, expandir as opções conforme a empresa cresce. 

 

  • Use um design limpo, sem distrações:

    O foco da página de checkout deve ser única e exclusivamente a ação de finalizar a compra. Então, retire as distrações adicionais, como cabeçalho e rodapé, botões de menu, itens adicionais a serem comprados ou qualquer coisa que impeça o cliente de concluir a compra. Assim, ele terá menos motivos para sair do site. 

 

  • Apresente selos de segurança:

    Os clientes precisam confiar na segurança do site para inserir seus dados e fechar uma compra. Então, faça o que estiver ao alcance do seu negócio para mostrar que o seu e-commerce leva o assunto a sério. Inserir selos e crachás de segurança é uma boa solução. 

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute nos Estados Unidos, 17% dos usuários abandonam os seus carrinhos por não confiarem nas medidas de segurança do site. 

 

  • Não peça informações desnecessárias:

    Pense conosco: se o objetivo é otimizar o checkout, é preciso fazer o que for possível para diminuir as etapas processo de compra e torná-lo mais ágil, certo? Por isso, não peça dados desnecessários e colete apenas as informações que você realmente precisa. 

 

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