01/11/2022
Antes de começarmos este artigo, pense conosco: existe algo que o marketing digital pode aprender com o futebol brasileiro e internacional? Existiriam pontos de contato entre os dois temas?
A resposta pode ser mais curta ou mais longa, mas a certeza é que sim, o marketing digital pode aprender muito com o futebol. Aliás, é preciso ressaltar que o marketing (ainda na sua forma offline) esteve presente durante todo o momento pós-amadorismo do futebol, gerando relacionamentos, criando grandes campanhas e tornando os clubes uma marca forte.
E agora, no momento mais digital, o marketing ainda se mantém presente. Porém, existem diversos pontos que podem auxiliar a melhora do marketing e que são derivados diretamente do esporte bretão.
Vamos entender mais essa relação e descobrir como o marketing digital pode aprender com o futebol?
Aprenda mais sobre marketing com o futebol
O futebol começou como uma diversão entre alunos de escolas, depois virou um passatempo entre aristocratas, chegou para ser uma diversão da classe operária e, enfim, se tornou o esporte mais popular do mundo, sendo acompanhado por bilhões de pessoas.
Neste processo, foi preciso muito relacionamento, investimento e estratégias que popularizassem não só o jogo, como os times e os atletas. Foram colocadas em prática campanhas para aumentar a idolatria de certos jogadores, foram trazidas novidades e chegamos até hoje, época em que a marca dos clubes é tão forte quanto do próprio esporte.
Mais do que isso, os clubes mais conhecidos emprestaram o “seu rosto” para outras marcas, criando um lifestyle e uma mensagem associada àquele clube. Vemos por aí com o surgimento de times ligados às classes sociais mais baixas, clubes que se importam mais com determinadas causas sociais e clubes que tem uma mensagem estrita (como o Lanús, da argentina, o maior clube de bairro do mundo).
Para isso, o marketing foi necessário. Os diversos times pelo mundo fidelizaram seus torcedores, comunicaram bem a sua mensagem e se mostraram um espaço para outras marcas anunciarem também. Neste último sentido, é notória a ligação entre times e patrocinadores: Fluminense e Unimed, Flamengo e Lubrax, Milan e Opel, Real Madrid e Bwin, etc.
Ou seja, o futebol é um negócio muito importante, que gera bilhões, e chegou até aqui por estratégias de marketing, ainda offline.
Se o futebol se aproveitou muito do marketing para se tornar o gigante de entretenimento que é, agora é hora de saber o que o marketing digital pode aproveitar do esporte mais popular do mundo. Você, provavelmente, já tem ideia de alguns pontos desse marketing esportivo, mas existem surpresas pelo caminho:
Planejamento antecipado
Um time de sucesso só pode acontecer com um planejamento que aconteça muito tempo antes do resultado final. Ou seja, é preciso gerenciar jogadores, orçamento, equipe técnica e contratos com patrocinadores para poder ter um time que chegue a ser campeão.
Da mesma forma, uma estratégia de marketing digital frutífera precisa de um planejamento com antecedência e que leve em conta as especificidades da empresa. Você tem um orçamento X e precisa realizar o trabalho dentro dele, trazendo mais retorno com menos dinheiro investido, planejando os passos necessários com folga.
Potencialize o seu pessoal
Um time deve ter jogadores bons para cada posição, e eles devem realizar suas funções adequadas em campo, caso contrário a equipe vai sofrer gols e não vai conseguir ganhar jogos. Da mesma forma, o seu time precisa estar bem dividido, cumprindo as tarefas da sua posição para gerar mais rendimento no final dos projetos. Ninguém quer ver um goleiro no ataque, assim como um designer não deveria ser a pessoa responsável, diretamente, pelos textos, né?
A experiência dos seus clientes importa
Você já reparou que as audiências de alguns clubes diminuem muito quando eles estão em má fase, perdendo muitos jogos ou correndo risco de rebaixamento? Isso acontece pois os fãs estão insatisfeitos com a sua experiência. Ninguém gosta de perder, especialmente em um esporte que desperta tanta paixão.
Da mesma forma, o estádio enche na boa fase, criando memórias que são sempre relembradas e que vão manter o estádio lotado por muito tempo (pense no Flamengo de 2019 até agora, sempre lotando o Maracanã).
Por isso, você precisa estar atento para as experiências frustrantes dos seus clientes, lutando para corrigi-las e evitar perder o consumidor. Enquanto isso, valorize as experiências boas. Clientes satisfeitos sempre voltam.
Esteja presente nas redes sociais
Se o seu cliente é um heavy user das redes sociais, você precisa estar presente lá para oferecer o seu serviço e tentar criar um relacionamento. Um exemplo: o TikTok não parecia uma grande ferramenta para os clubes, porém, milhões de torcedores migraram para o app chinês durante a pandemia, causando a necessidade da penetração de times neste meio para ofertar conteúdo, reagir a publicações positivas e estar atento a alguma crítica.
Logo, se seu público usa muito o Twitter, por exemplo, que tal criar uma conta para a sua empresa e incluir no planejamento de conteúdo?
Saiba mais sobre o marketing digital
O marketing digital é uma das melhores ferramentas para aumentar o relacionamento e potencializar os rendimentos da sua empresa. Com uma boa gestão desta área, é possível garantir resultados que podem ser equivalentes a um título!
Para saber mais sobre o marketing digital, acesse o blog da CRP Mango.