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Principais erros na hora de aplicar o Inbound Marketing

04/10/2022

Conheça os principais erros na aplicação do Inbound Marketing 

 

Essa é uma das estratégias utilizadas na atração dos leads qualificados e é preciso atentar-se para não cometer alguns erros 

 

O Inbound Marketing possui estratégias para atrair leads qualificados para o seu negócio, levando em conta alguns pontos importantes do marketing, como uma comunicação efetiva para cada etapa do funil de vendas, análises de SEO (Search Engine Optimization) no site e o uso das redes sociais atrelado aos conceitos do Inbound Marketing. 

 

Parece muita coisa para ser feita, não? Por isso, é comum cometer alguns deslizes durante a implementação das estratégias e ter uma expectativa muito alta com os resultados. Listamos os principais erros no momento da aplicação do Inbound Marketing no seu negócio e como evitá-los.

 

Siga com a gente e boa leitura! 

 

Inbound Marketing

Não erre mais nas estratégias de Inbound Marketing

 

Se você acha que o Inbound Marketing não é para a sua empresa, ou se já tentou, deu tudo errado e não atingiu suas expectativas, leia atentamente os principais erros, como corrigi-los e evitá-los para que não se repitam mais. 

 

  • Achar que é a solução dos problemas. 

Um dos erros mais comuns na aplicação desta estratégia é pensar que ele é a solução para todos os problemas do seu negócio e que, magicamente, irá melhorar seus números e atingir seus objetivos.  Contratar uma agência de Inbound Marketing faz diferença, mas é preciso aliar outras estratégias com essa parte.

 

A principal função do Inbound Marketing é te ajudar nas conquistas dos objetivos do seu negócio, como um complemento às demais estratégias que criar. Ele deve caminhar junto com as estratégias de comunicação e venda e não ser a única estratégia no seu negócio.  

 

  • Não ter objetivos e metas bem definidos 

Ao iniciar qualquer projeto é preciso definir objetivos e metas. Para o Inbound Marketing a regra é a mesma, e a falta de uma clareza nessa etapa é um dos erros mais comuns que pode interferir na produção dos conteúdos durante todo o projeto. Para evitar esse erro, comece pelo básico: 

 

  • Trace bem o seu objetivo com a estratégia do Inbound Marketing. Aumento de vendas? Recorrência? Seu objetivo irá direcionar suas campanhas e definir o que é ou não possível de executar. 
  • Defina suas personas. Quem é o seu público ideal? Como sua empresa pode ajudar seu público? Definir e conhecer suas personas o ajuda na comunicação de suas ações.
  • Entenda seus concorrentes. Identifique e conheça seus concorrentes diretos e indiretos para destacar seus diferenciais.
  • Sinalize os atuais erros. O que está afetando o desempenho do seu negócio? Como está o funil de vendas? Sinalizar os erros já existentes é um passo para corrigir esses erros.  

Começar pelos objetivos, metas e entender as etapas iniciais necessárias ajuda a não errar na construção das estratégias durante o projeto.  

 

  • Produzir conteúdo raso e sem qualidade 

A comunicação é a peça-chave do Inbound Marketing. É com ela que você conversa com o seu público, portanto um dos erros mais comuns nessa etapa é produzir um conteúdo raso e sem qualidade.  

 

Você quer solucionar o problema de seu público, certo? Para isso, deve-se mostrar eficiente e especialista no assunto que domina: o seu negócio. Seu conteúdo deve trazer alguma utilidade para o público, como esclarecer alguma dúvida ou ensinar algo.  

 

O conteúdo produzido no Inbound Marketing deve ter um teor educacional, informativo e não promocional. Apesar de ser um braço do marketing, a proposta dessa estratégia é captar os leads de outra forma, mostrando que seu negócio pode solucionar o problema dele.  

 

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  •  Falta de planejamento com as postagens 

Um calendário editorial com as principais datas de postagens contribui para um bom planejamento nas redes sociais. A frequência de postagens ajuda a manter previsibilidade, colaborando com as etapas do funil de vendas (atração, conversão e qualificação). 

 

Nesse momento, é importante pensar em temas para entregar sempre conteúdos de qualidade durante a semana. 

 

Talvez o principal erro durante a aplicação do Inbound Marketing, e, possivelmente, o principal erro de muitos inícios de projeto, seja a falta de alinhamento realista das expectativas.  

 

Após entender o objetivo desejado e quais as estratégias para atingi-lo, é preciso entender quanto tempo será necessário. O Inbound Marketing precisa de tempo de execução e não é a solução mais rápida no marketing.  

 

Conheça mais sobre o Inbound Marketing e suas aplicações para o seu negócio aqui! 

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