14/02/2022
De uma hora para a outra, seus posts passaram a atingir menos pessoas e, com isso, acontecem menos interações? Você pode ter recebido um shadowban da sua rede social. Seja no Instagram, Twitter ou qualquer outra plataforma, as contas podem sofrer com o problema e verem seus números caírem de uma forma brusca sem qualquer explicação.
A prática, que pode ser chamada de shadow banning ou ghost banning, ajuda a limitar o aparecimento do conteúdo de uma ou mais contas para uma parte do público, incluindo como sugestão de contas e na busca. As explicações para isso são variadas e vão desde spam até conteúdo considerado ofensivo.
Para saber como é possível sair do shadowban e quais práticas podem ser adotadas para evitar que o alcance de uma conta seja restringido, leia mais a seguir.
Assim como a vida no mundo real, o mundo digital possui regras de convívio para que exista harmonia entre todos os usuários. Por isso, comportamentos que possam afetar a experiência de outras pessoas não são tolerados e podem sofrer punições diversas.
Algumas destas punições podem incluir suspensão, banimento e denúncia às autoridades competentes, porém casos menos graves ou que fiquem numa zona cinzenta das regras de uso podem levar a uma suspensão não-explícita. Isto é, o usuário continua usando a sua conta de forma normal, mas tem seu alcance restringido sem que ele ou ela saiba disso.
Essa prática, chamada de Shadowban, é uma forma antiga de diversas plataformas de conteúdo, principalmente fóruns, controlarem o que é postado, evitando spams e ofensas.
O banimento fantasma pode atrapalhar muito uma marca que deseja crescer e atingir mais pessoas, pois plataformas como o Instagram impedem que a conta seja vista e encontrada na busca, suas publicações não aparecem no feed de outros usuários e nem nas hashtags. Além disso, comentários e curtidas também podem ser restringidos.
Resumindo, o único jeito de ver algo da conta restrita é ir diretamente no perfil da mesma, o que não é prático ou comum no uso diário de redes sociais. Para a gestão de contas comerciais, entrar em um shadowban é ver uma estratégia ir por água abaixo.
O banimento pode acontecer por diversas razões, até mesmo quando não existe a intenção de infringir as regras da plataforma. Na maior parte dos casos, em poucas horas ou dias, a conta volta ao normal, recuperando seu engajamento e alcance, porém é preciso evitar a repetição das infrações.
Práticas que podem motivar o shadowban são:
Ainda existem outras ações que podem levar ao shadowban, em plataformas diferentes. Por exemplo, fóruns podem impedir que contas muito recentes abram tópicos para todos verem.
A primeira coisa a entender sobre o shadowban é: nenhuma empresa confirma oficialmente que utiliza a prática. Os motivos para isso podem ser a acusação de censura (principalmente em casos políticos) ou a dificuldade de enquadrar atos que merecem apenas shadowbanning ou banimento formal.
Por não ser formal, o shadowban aparece sem qualquer aviso. Inclusive, é bem comum que as pessoas não saibam que estão passando por ele, apenas associando a queda nos números a uma mudança de algoritmo ou nova diretriz de conteúdo da rede social.
Para saber se você está passando pelo shadow, faça os seguintes testes:
Uma das principais características do banimento é a impossibilidade de ser achado em buscas, nas hashtags ou nas localizações mesmo quando seguem a sua página.
Principalmente no Twitter, pessoas que não seguem o perfil podem não encontrar a sua página a não ser que digitem exatamente seu username no navegador. Verifique se isso acontece.
Ferramentas como o Shadowban Tester ou Shadowban.io podem dizer se o seu perfil está passando por restrições. Entretanto, nem sempre a informação é confiável.
Para redes sociais mais novas com o TikTok, o shadowban pode ser conferido da mesma forma, mas não existe uma forma de confirmar se a baixa entrega de conteúdo é causada pelo algoritmo ou pelo banimento.
O shadowban não é uma medida explícita das redes sociais, logo não existe uma lista de atitudes a se tomar ou uma pessoa a quem recorrer para reverter o fato. Aliás, muitos banimentos desse tipo são automáticos, não tendo participação de pessoas no processo. Um exemplo disso é o uso de hashtags proibidas no Instagram.
Para sair do shadowban, é preciso calma e paciência, já que o banimento é temporário na maior parte dos casos. Mesmo em situações reincidentes, o alcance pode voltar. Abaixo, listamos algumas atitudes a serem tomadas para sair do banimento ou para evitar o shadowban futuramente:
Deixe de fazer posts por alguns dias e diminua o volume dos mesmos após a volta. A rede social precisa entender que o comportamento é orgânico.
Alguns aplicativos não são mais aceitos pelas redes sociais, por isso é ideal que sejam revogados seus acessos e não sejam mais utilizados.
Apague todo o conteúdo que possa ter infringido as diretrizes da plataforma, incluindo postagens com hashtags proibidas.
Um dos principais motivos para o shadowban é o uso de hashtags em excesso. Evite usar mais do que 30 em uma mesma publicação. O número mais adequado é em torno de seis.
Usar automações para interagir com posts e angariar seguidores são proibidas. Caso descobertas, podem gerar o banimento temporário ou definitivo.
Desseguir algumas contas é comum, mas quando o número é muito grande, a plataforma pode entender como um comportamento spamico.
Existem diversas outras dicas para a melhor gestão de conteúdo, porém podemos resumir tudo em: cumpra as regras da plataforma e seja ativo. As mídias sociais desejam perfis que passem tempo navegando na plataforma e agindo de forma orgânica, então quando alguma conta tenta burlar isso, o shadowban pode ser uma resposta.
O shadowban é temporário, mas pode fazer um estrago para uma marca que precisa crescer. Dessa forma, saber porque ele acontece e como reverter é fundamental, mas, mais do que isso, também é preciso saber como não concentrar todos os esforços em um só lugar, como as redes sociais.
A utilização de ferramentas de marketing, aliadas com estratégias para nutrição de leads fora das redes sociais, consegue trazer ótimos resultados para o crescimento de uma empresa. E essa variedade de ferramentas permite que o shadowban não afete estratégias do marketing de conteúdo.
Para saber mais sobre como uma empresa pode contornar as restrições em mídias sociais, acesse o blog da CRP Mango e veja as nossas publicações.