31/01/2022
Serviços de marketing digital são indispensáveis para empresas que desejam continuar crescendo, no século XXI. É uma afirmação forte, mas, em um cenário onde mais da metade da população mundial está conectada na web, fica claro que para atingir novos consumidores, o caminho é a internet.
E, para expandir e consolidar a presença de marcas no meio digital, as estratégias de marketing de serviços se consolidam como uma forma de fortalecimento e conexão entre marcas e seus públicos-alvo. Aliás, é preciso ressaltar que a adequação para o celular é ainda mais necessária no Brasil, onde 99% da população possui um aparelho e 58% acessam a internet exclusivamente por ele.
Nos próximos parágrafos, vamos explicar mais sobre o que os serviços do marketing digital podem trazer para uma empresa.
Para entender o que são os serviços do marketing digital, é preciso saber que ele é bem mais do que uma simples adaptação do marketing tradicional, ou seja, aquele marketing que buscava meios offline como jornais, TV, rádios, call centers e mais para atrair consumidores e vender produtos.
O marketing digital é uma forma de divulgar uma marca e fidelizar um futuro consumidor, fazendo-o entender melhor sobre uma área de negócios e, no fim, realizar uma decisão de compras. Mas o que isso é diferente do marketing tradicional além do meio digital?
A diferença é que o marketing digital consegue de forma mais efetiva, atualmente, convencer um público da existência de um problema antes de sequer mencionar um serviço ou um produto. Ele faz o diagnóstico de uma condição, conquistando um visitante, tornando-o um lead e nutrindo-o para se tornar um consumidor.
Essa facilidade de não precisar abordar diretamente um serviço imediatamente se dá pelo espaço infinito do meio digital. Em contrapartida, conquistar a atenção de um visitante, se posicionar bem nas pesquisas e implementar boas práticas de marketing se tornou mais complicado. E é, neste sentido, que entram as agências de marketing digital!
Focadas em trazer soluções que aumentem a visibilidade de um negócio, elas formulam e executam estratégias para que cada empresa atinja o seu público ideal e fortaleça seus laços com ele. Essas estratégias podem envolver:
Entre outras que dependem do nicho de atuação de cada empresa.
Pode parecer que a ordem dos fatores não altera a frase, entretanto os serviços de marketing digital e o marketing de serviços não são sinônimos. Eles são complementares em uma estratégia de marketing para o meio digital. Vamos explicar abaixo melhor sobre eles:
O marketing de serviços é uma parte do marketing que lida com empresas que fornecem um serviço e não um produto, buscando captar e convencer um visitante a se tornar um cliente. Neste sentido, o setor terciário necessita de uma estratégia que aborde os 8Ps:
São as ferramentas e técnicas com as quais uma agência pode conseguir resultados para uma determinada marca. Eles envolvem o uso de redes sociais, sites, e-mail marketing e muito mais.
Como falamos acima, determinados serviços são muito importantes para que uma empresa construa uma carteira de clientes e os mantenha fiéis à marca. E essa fidelidade não pode ser deixada de lado: segundo Philip Kotler, importante teórico do marketing, conquistar um novo cliente é 5 a 7 vezes mais caro que manter um atual.
Veja abaixo alguns dos serviços mais importantes do marketing:
Para começar, o Inbound é um conceito que une diversas estratégias para atrair visitantes e conseguir transformá-los em consumidores. Usando de fluxos de automação de e-mail marketing, redes sociais, anúncios e muito mais, o Inbound é uma estratégia para captar, nutrir e converter leads em clientes, sem esquecer também o pós-venda. O Inbound une um pouco de todos os serviços em uma carteira de marketing digital.
Mais da metade dos brasileiros possuem contas em redes sociais, então possuir um conteúdo de qualidade, cativante e direcionado é a diferença entre ser uma empresa relevante ou não. Além disso, as redes sociais são uma forma de fortalecer o relacionamento com clientes e branding, passando credibilidade para a sociedade.
Escrita persuasiva, design moderno e entendimento sobre o algoritmo garante uma estratégia perfeita para as mídias sociais.
SEO significa otimização para mecanismos de buscas, em tradução livre do inglês. E o que isso significa? Significa utilizar de estratégias para ranquear melhor os sites e artigos escritos em blogs na pesquisa dos buscadores, principalmente o Google.
O SEO é uma série de regras de formatação para um conteúdo, usando de palavras-chaves, tags, imagens, descrições, entre outras, que facilitam o endereço a aparecer como um dos primeiros resultados na pesquisa.
Os sites são o endereço digital para uma empresa. Parece pouco quando pensamos que as redes sociais também cumprem um papel semelhante, porém, com uma criação de sites adequada, personalizada e com um bom CRO (uma série de estratégias para conversão dentro do site), a empresa não fica sujeita a algoritmos e fortalece o relacionamento com seu público.
É claro que não necessariamente um site precisa ser criado por uma agência, mas quando é feito por elas, o site tem mais chances de seguir as boas práticas do Google e ser adaptável para o mobile.
Aumentar o número de pessoas que conhecem uma empresa é o objetivo de boa parte das estratégias iniciais do marketing digital. Afinal, quanto maior o bolo, maior a fatia. Para isso, usar uma estratégia que amplie o alcance de uma marca, atingindo pessoas segmentadas a partir da definição de uma persona do negócio, é uma ótima forma de garantir que uma empresa se torne relevante.
Este tráfego pago pode vir por meio de anúncios em redes sociais, buscadores, sites ou aplicativos.
Como saber se as estratégias adotadas estão dando resultado? Com a análise de estatísticas que podem ser encontradas nas plataformas e nas redes sociais. A este tipo de serviço é dado o nome de Análise de Métricas, fundamental para compreender sobre os gastos com campanhas e se a direção está sendo correta no momento.
Além destes serviços mencionados, existem outras tarefas muito importantes como a determinação de uma persona (a pessoa ideal que é cliente da empresa), a criação de um tom de voz para a marca e a criação de uma identidade visual.
O marketing digital, hoje, não é uma parte supérflua de um negócio ou algo a ser deixado de lado. Com o bom uso das ferramentas, é possível criar estratégias para o crescimento expressivo de marcas e aumento nas receitas geradas.
E para garantir que essa parte esteja sempre em foco, o uso de agências de marketing digital é fundamental. A CRP Mango é especialista nas diversas áreas do marketing e pode ajudar o seu negócio a se preparar para as novas tendências da área para 2022.
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